quarta-feira, 16 de junho de 2010

As declarações de Deco

Bom dia

Deco no final do jogo de ontem disse que Portugal não pode jogar o pontapé pra frente, o chamado jogo directo, e tem toda a razão. Portugal sempre foi uma equipa de toque, com jogadores que gostam de fazer tabelas e penetrações com bola, com boa técnica tanto no domínio como no passe. Ontem Queiroz abusou do pontapé pra frente e do mais fácil, bola no Cristiano e este que resolva. Cristiano assim, não vai poder ajudar, Portugal tem de criar perigo através de outros jogadores. Um desses jogadores devia ser Deco, mas também Danny, Mendes, Coentrão, Liedson e Meireles. Concordo com o JJ quando este diz que "está a gasóleo", mas mesmo que não estivesse a bola nunca passou por ele como era devido e quando passava não tinha jogadores perto dele para fazer o tal jogo de associação que sempre caracterizou Portugal. Mais, se Queiroz queria o pontapé para a frente, porque razão não meteu o Hugo Almeida? Percebo pouco de futebol, mas o futebol directo pede um jogador alto e forte pra lutar por essas bolas (cultura geral) e o de Bremen nem saiu do banco....

Portugal pode vir a ser eliminado, é provável. Mas prefiro ser eliminado a jogar à bola como sempre jogámos, nem que no fim tenhamos de dizer "dominamos o jogo, mas não marcámos, como sempre falhamos na finalização". Como em tudo na vida, a maneira como se perde tem influência nas reacções que gera. Eu prefiro perder (a ter de perder) a jogar muito à bola, como quase sempre tem acontecido. Futebol directo? NÃO!!!

PS- Deco quando diz que nunca foi extremo, concordo com ele, mas nunca devia ter referido isso, um jogador tem de jogar onde o treinador achar melhor e dar o melhor de si mesmo e por isso é que foi substituído...

PS1-Di Stefano diz que Messi é brilhante, mas que sozinho não pode ganhar. Por analogia digo: CR é uma máquina, mas sozinho não pode ganhar TODOS os jogos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Mundial 2010 vai começar

Olá a todos.

O mundial 2010 vai começar daqui a umas horas. 32 selecções buscam a glória, embora nem todas tenham as mesma pretensões. Vou começar por dizer quais são as minhas favoritas à vitória final, que para surpresa de todos são Alemanha, Itália e Inglaterra!!! Quase todos os especialistas e entendidos em futebol falam de Brasil, Espanha e Argentina, podem ganhar, mas um mundial é especial, nem sempre os favoritos ganham. Muitas eliminatórias vão ser decididas nos penaltys, em detalhes técnico-tácticos e na inspiração do momento. Portugal também tem as sua opções, principalmente se o melhor CR estiver presente, e ele não precisa de muita companhia, com boas ajudas de Pepe, Deco, Coentrão e Liedson o sonho pode ser possível. Com Nani teríamos mais opções, mas é em CR que a nação deposita as suas esperanças.

Há várias selecções candidatas a ser a grande surpresa, EUA, Gana, Eslovénia, Eslováquia, Sérvia, México, Coreia do Sul e Austrália. A sérvia vem de fazer uma grande qualificação (liderou o grupo da França) mas parece-me que não vai passar a fase de grupos. Coreia do Sul e Austrália podem vir a ser as grandes surpresas, já o foram o passado e o seu futebol continua em grande desenvolvimento. Em suma, o espectáculo vai começar e tudo é possível, até mesmo a mítica frase de Lineker "são 11 contra 11 e ganha a Alemanha".

PS-Alguns de vocês esperariam algum post sobre as saídas e entradas de jogadores do SLB, mas o mercado está tão confuso que vou esperar que se defina mais um pouco, apesar de achar que o Amelia seria um grande GR, e o Simão um excelente regresso para o glorioso, aguardemos.