segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comentadores televisivos de futebol

Espero que todos tenham tido umas boas entradas e que o Novo Ano lhes traga quase tudo o que desejam (se trouxer tudo, o que pedem no ano a seguir?).
Estava eu no domingo à tarde a ler um jornal desportivo, entretive-me como sempre, durante muito tempo nas páginas relativas ao SLB, mas não é que depois disso paro no jogo Oliveirense-FCP, em que os comentários são "exibição muito fraquinha, tipo serviços mínimos", nada que me espante, dou uma olhada na prestação do árbitro (sou sempre curioso em relação a este tema) e não é que denoto que foi assinalado um penalty inexistente a favor do FCP e foi perdoada uma expulsão ao RMeireles. Isto por si só não daria lugar a um post, mas o que me revolta é que no resumo que ouvi e assisti pela televisão nada disto foi mencionado (apenas fiquei com a sensação que o Rolando estava em fora-de-jogo no 2º golo), não existiriam imagens nem do penalty nem do lance do Meireles.
Esta pequena introdução serve para chagar ao seguinte, no Domingo por volta das 18 h jogou o SLB (como o jogo deu na Sporttv tive que me deslocar a um café para ver), e a meados da 1ª parte há um lance duvidoso na área do SLB em que é assinalado fora-de-jogo, o comentador de pronto diz que foi mal anulado o golo ao Nacional. Quer dizer, eu concordava que o golo fosse validado, parece estar em linha, mas noutra repetição já parece estar offside (mas em caso de dúvida o arbitro deve deixar seguir), o que não aguento é os comentários de quem devia estar apenas a relatar o jogo e não o árbitro, porque em situações similares já os ouvi dizer "mas o árbitro auxiliar não teve dúvidas..." . Logo a seguir há um lance na área do nacional sobre o Coentrão, se é penalty ou não, não sei, mas o comentador fez logo questão de dizer que não era, depois, noutro lance, Luisão envolve-se com um rival e agride-o, a jogada prossegue e o Javi é também agredido (o árbitro não expulsou nenhum, como devia ter feito) mas o nosso querido Miguel Prates diz logo que foi perdoada a expulsão ao Luisão e que o SLB se assim fosse não contaria com os seus dois centrais para o jogo de Vila do Conde!!!! Não comentou o lance do jogador do Nacional!!! Não satisfeito, na 2ºparte outro lance de dúvida na área do SLB (para mim o David Luiz corta a bola, mas aceito quem me diga o contrário) o nosso comentador volta à carga "ficou por assinalar um penalty contra o SLB". Hoje à hora do almoço vi o resumo no mesmo canal (RTP1) onde vira o resumo do Oliveirense-FCP e não é que mostraram todos os lances com repetições e tudo e com as mesmas conclusões!!!!
Isto tudo para deixar uma opinião e um conselho aos comentadores desportivos principalmente aos da televisão (parece que eles se esquecem que nós também estamos a ver o jogo), que tal dizerem sempre o seguinte "aqui está o lance em repetição, o espectador poderá tirar as suas conclusões", isto porque eles ainda são piores que os árbitros, não conseguem ser imparciais e mais não fazem do que enervar o espectador com tanta parcialidade (e eu dispenso muito enervar-me). É que nem para lances onde não exista dúvida, como a mão do Rodriguez no último SLB-FCP eles deveriam opinar (nós também estamos a ver, não precisamos que um "entendido" nos diga).
PS1 - Penso que os adeptos dos outros clubes terão a mesma opinião em relação aos comentários feitos à sua equipa, por isso, penso que se deveria mudar estes comentadores que parecem entendidos em tudo menos em futebol.
PS2 - A forma parcial como foi relatada/comentada/"locutada"(como quiserem) o último fim de semana das taças, levam-me a dizer que os tentáculos do polvo liderados pelo clube da fruta ainda estão bem presente no futebol português, e se os árbitros já "parecem" enganarem-se para os dois lados de um jogo, o mesmo não parece acontecer com os jornalistas em geral e com os jogadores/treinadores das equipas adversárias (a maioria prefere ver o FCP campeão). O melhor é começar a ver todos os jogos daqui para a frente, porque se espero pelos resumos fico com a missa mal contada....


http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-luis-filipe-vieira-joaquim-oliveira-sport-tv-sportinvest/1147599-1456.html

6 comentários:

  1. Olá Miguel,

    Antes de mais, desejo-te um feliz ano de 2010.

    Quanto ao teu comentário, eu não vi nenhum dos jogos que mencionastes, nem vi sequer os resumos mas acredito cegamente no que dizes pois consiste em procedimentos recorrentes dos comentadores desportivos. Já vem de há muito tempo... são um autêntico "mete nojo"! Aliás, esses pseudo comentadores fazem esse tipo de análise e recorrem a essas edições de vídeo pois neste momento sofrem de uma azia desmesurada. A esses recomendo a ingestão de pastilhas "Rennie" ou, para casos mais sérios, de umas cápsulas concentradas de cianeto (que exagero).

    Como sugestão, desliga o som quando vires os jogos (quando em casa) e liga o relato ou põe música, evita a desnecessária cólera e a vontade de cometer homicídio aos "jornalistas em causa :)

    Espero que contra o nosso SLB, sejam só os comentários desportivos, a arbitragem que seja imparcial pois não precisamos desse apoio... temos equipa para ganhar sem ela.

    Abraço,
    Marco Nicolau

    ResponderEliminar
  2. Olá Marco. Bom Ano. Quanto ao colocar o som baixo, eu bem não os quero ouvir, mas no café toda a gente parece fazer questão (e além disso ainda tenho de ouvir outras pessoas, mas aí acho que os outros estão pior, pois também têm de me ouvir :)). Em casa vejo quase sempre sem som. Quanto ao resto, bem sei que é prática recorrente, tanto que é um dos principais tentáculos do clube da fruta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Oh pah isto é caso para o nosso amigo treze dizer: - e o faccioso sou eu?

    ResponderEliminar
  4. Não posso concordar mais contigo mano, sobre esses fracos e parciais comentadores que nós provocam alterações no sistema nervoso que vos garanto não são nadas bons de tratar, geralmente acabamos por beber uma garrafa de whisky!! LoL, LOL.
    Quem não se lembra de frases do tipo"- Quaresma a fazer um centro magnifico, e esse mesmo a acabar na bancada ou na linha de fundo??, ou do tipo defesa impossível de Baia ou Helton e era um remate dos fraquinhos??, mas há mais Defesa normal de Moreira e essa era mesmo uma defesa MONUMENTAL!!!!
    Mas claro depois obrigam-me a ser faccioso!!

    ResponderEliminar
  5. Do meu ponto de vista este tema é muito semelhante à questão da arbitragem (em escalas diferentes como é óbvio porque os comentadores não manipulam ou "cozinham" resultados) na medida em que no nosso país entram na onda daquele que ganha, não tenhas dúvida que se o teu SLB entrar numa dinâmica de vitória que perdure alguns anos isso vai acontecer.
    Ou seja a maior parte dos árbitros são maus e 2 ou 3 razoáveis, tal e qual como os comentadores televisivos.

    ResponderEliminar
  6. OLá a todos.

    David, não cozinham resultados mas cozinham a opinião pública (a minha não, porque nem que sejam 100 a dizer que é penalty, se eu continuar a achar que não é...não vale pena) e sabes bem que ter a opinião pública dominada também tem influência em muita coisa (principalmente em dar valor a vitórias conseguidas com envelopes...).

    Óscar, mais uma vez, sempre fui faccioso e sempre serei, tenho que defender o meu clube dos radicais adeptos do chocolatinho (que considero serem muito facciosos).

    Cláudio, vamos manter na força da escrita a defesa do nosso SLB (para já a um nível reduzido de leitores, são poucos mas bons) e não deixar que a os Doutores, Prates, ou presidentes corruptos fiquem sem resposta...

    ResponderEliminar