Espero que todos tenham tido umas boas entradas e que o Novo Ano lhes traga quase tudo o que desejam (se trouxer tudo, o que pedem no ano a seguir?).
Estava eu no domingo à tarde a ler um jornal desportivo, entretive-me como sempre, durante muito tempo nas páginas relativas ao SLB, mas não é que depois disso paro no jogo Oliveirense-FCP, em que os comentários são "exibição muito fraquinha, tipo serviços mínimos", nada que me espante, dou uma olhada na prestação do árbitro (sou sempre curioso em relação a este tema) e não é que denoto que foi assinalado um penalty inexistente a favor do FCP e foi perdoada uma expulsão ao RMeireles. Isto por si só não daria lugar a um post, mas o que me revolta é que no resumo que ouvi e assisti pela televisão nada disto foi mencionado (apenas fiquei com a sensação que o Rolando estava em fora-de-jogo no 2º golo), não existiriam imagens nem do penalty nem do lance do Meireles.
Esta pequena introdução serve para chagar ao seguinte, no Domingo por volta das 18 h jogou o SLB (como o jogo deu na Sporttv tive que me deslocar a um café para ver), e a meados da 1ª parte há um lance duvidoso na área do SLB em que é assinalado fora-de-jogo, o comentador de pronto diz que foi mal anulado o golo ao Nacional. Quer dizer, eu concordava que o golo fosse validado, parece estar em linha, mas noutra repetição já parece estar offside (mas em caso de dúvida o arbitro deve deixar seguir), o que não aguento é os comentários de quem devia estar apenas a relatar o jogo e não o árbitro, porque em situações similares já os ouvi dizer "mas o árbitro auxiliar não teve dúvidas..." . Logo a seguir há um lance na área do nacional sobre o Coentrão, se é penalty ou não, não sei, mas o comentador fez logo questão de dizer que não era, depois, noutro lance, Luisão envolve-se com um rival e agride-o, a jogada prossegue e o Javi é também agredido (o árbitro não expulsou nenhum, como devia ter feito) mas o nosso querido Miguel Prates diz logo que foi perdoada a expulsão ao Luisão e que o SLB se assim fosse não contaria com os seus dois centrais para o jogo de Vila do Conde!!!! Não comentou o lance do jogador do Nacional!!! Não satisfeito, na 2ºparte outro lance de dúvida na área do SLB (para mim o David Luiz corta a bola, mas aceito quem me diga o contrário) o nosso comentador volta à carga "ficou por assinalar um penalty contra o SLB". Hoje à hora do almoço vi o resumo no mesmo canal (RTP1) onde vira o resumo do Oliveirense-FCP e não é que mostraram todos os lances com repetições e tudo e com as mesmas conclusões!!!!
Isto tudo para deixar uma opinião e um conselho aos comentadores desportivos principalmente aos da televisão (parece que eles se esquecem que nós também estamos a ver o jogo), que tal dizerem sempre o seguinte "aqui está o lance em repetição, o espectador poderá tirar as suas conclusões", isto porque eles ainda são piores que os árbitros, não conseguem ser imparciais e mais não fazem do que enervar o espectador com tanta parcialidade (e eu dispenso muito enervar-me). É que nem para lances onde não exista dúvida, como a mão do Rodriguez no último SLB-FCP eles deveriam opinar (nós também estamos a ver, não precisamos que um "entendido" nos diga).
PS1 - Penso que os adeptos dos outros clubes terão a mesma opinião em relação aos comentários feitos à sua equipa, por isso, penso que se deveria mudar estes comentadores que parecem entendidos em tudo menos em futebol.
PS2 - A forma parcial como foi relatada/comentada/"locutada"(como quiserem) o último fim de semana das taças, levam-me a dizer que os tentáculos do polvo liderados pelo clube da fruta ainda estão bem presente no futebol português, e se os árbitros já "parecem" enganarem-se para os dois lados de um jogo, o mesmo não parece acontecer com os jornalistas em geral e com os jogadores/treinadores das equipas adversárias (a maioria prefere ver o FCP campeão). O melhor é começar a ver todos os jogos daqui para a frente, porque se espero pelos resumos fico com a missa mal contada....
http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-luis-filipe-vieira-joaquim-oliveira-sport-tv-sportinvest/1147599-1456.html