sábado, 30 de janeiro de 2010

O Benfica, a Democracia e o Estado Novo (Continuação)

Boa tarde

Como prometido vou continuar a falar da relação do SLB com o Estado Novo. Começando pela utilização do Estádio da Luz pela Selecção Nacional. Como sabem, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica (mais conhecido por Luz) foi inaugurado a 1 de Dezembro de 1954 e só 17 anos depois, em 1971 (3 anos depois da morte de Salazar) é que a selecção nacional realizou um jogo no nosso antigo estádio. Mais, naquela época, décadas de 60 e 70, a maioria de jogadores na selecção pertenciam ao SLB!!! Era esta a "Forte Influência" que o Glorioso tinha durante o Estado Novo. Para mera informação, nesses anos o antigo estádio das Antas teve 8 jogos, o de Alvalade 4 e o do Restelo 1.

As datas das inaugurações dos estádios dos 3 grandes também são muito curiosas. O antigo estádio das Antas foi inaugurado a 28 de Maio de 1952, que é só o dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo!!! O antigo campo do Sporting (que o SLB viria a arrendar depois de ter sido expropriado do campo das Amoreiras) ficava no topo do Campo Grande e era conhecido como campo 28 de Maio...Quando o SLB o arrendou chamou-o apenas de campo do Campo Grande e fez a sua inauguração a 5 de Outubro, dia da implantação da República, data muito pouco do agrado do regime.

Por hoje já chega, mas as Verdades Deturpadas da História do Benfica irão continuar a ser reveladas neste espaço, com o tema "caso Inocêncio Calabote".

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Benfica, a Democracia e o Estado Novo

Bom Dia

Decidi publicar no meu blog excertos de um artigo que li há uns tempos atrás sobre as Verdades Deturpadas da História do Benfica.

Vou começar por falar na relação entre o SLB e o Estado Novo, a que tantas vezes os nossos adversários portistas se referem. O Benfica foi o clube que menos ligações teve com a ditadura e que mais dores de cabeça causou a Salazar. Nos últimos anos do Salazarismo, fruto das vitórias europeias e do GRANDE Eusébio pertencer ao Glorioso, deu muito jeito ao regime, principalmente na política ultramarina. O Benfica nunca se serviu do regime, tendo sido aproveitado e depois por ele prejudicado ao longo dos anos.

Num pais onde vigorava a ditadura e onde as eleições não eram livres, no Benfica as eleições para a escolha dos seus dirigentes eram muito concorridas e Democráticas. Antes de haver democracia no pais já existia liberdade no SLB.

Enquanto o Sporting nasceu rico e nunca teve problemas com os seus campos de jogos, doados pelos seus fundadores aristrocatas e o FCP foi bastante ajudado na construção dos seus estádios o Benfica passou por inúmeras dificuldades, saltando de campo para campo na cidade de Lisboa.Tivemos de deixar o campo de Benfica em 1923 para a construção de uma rua de acesso à antiga escola do magistério primário que só veio a ser uma realidade em........1992!!!!! Fomos expropriados do campo das amoreiras para a construção do viaduto de acesso à auto-estrada para o estádio nacional tendo então que arrendar o antigo campo do.... Sporting!!!! no Campo Grande. E só quase 50 anos depois da sua fundação conseguimos os terrenos da Luz onde foi construído o antigo estádio da Luz...

Há ainda mais exemplos que refutam as ligações do SLB com a ditadura. Nas celebrações do povo Português da vitória aliada sobre os Nazis, foram usadas bandeiras do Benfica em substituição das (proibidas) da União Soviética (comunista), mais, os jornais eram proibidos de se referir ao Benfica como "vermelhos" (por ser o que chamavam à resistência comunista) e passaram a chamar-nos "encarnados", designação que ainda hoje, infelizmente, perdura.

Bem por agora é tudo que o texto já vai longo. Amanhã (ou Domingo), não percam a 2ª parte de "Benfica, Democracia e Estado Novo" se quiserem saber quando o estádio da luz (antigo) foi utilizado pela 1ª vez pela Selecção Nacional, entre outras curiosidades.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Velhas Glórias

Ontem, como sabem, realizou-se o jogo contra a pobreza, evento internacional a que o SLB se candidatou para acolher este ano, e que foi (e muito bem) aproveitado para ajudar as vítimas do sismo no Haiti (se não tivesse acontecido a tragédia o jogo realizava-se à mesma, porque infelizmente a pobreza não precisa de catástrofes).

Quanto ao joga em si (do qual só vi a 2ªparte), foi muito rir e uma grande festa, como era de esperar. Deu para rever algumas velhas glorias do SLB e do futebol mundial. O Zidane continua com uma classe tremenda (mas é como ele diz, só a andar) e se calhar (ou de certeza) ainda teria lugar em bastantes clubes profissionais de primeira divisão. Gostei de rever o Stefan Schwart, e acho (serei o único??) que actualmente ainda é melhor que o Peixoto.

De resto, saudar a iniciativa, gostei do espectáculo e isto devia repetir-se ao longo do ano, dá para ajudar quem precisa, os adeptos podem conviver com supercraques (ex e actuais) e dá para desanuviar da competição a sério.

PS-Preferia que o campeonato tivesse parado por causa deste jogo, em vez de o ter feito para a taça da liga.

PS1- Magnusson, como te puseste...E Valdo, as duas assistências que fizeste nas antas em 90/91 estarão para sempre na minha memória, és GRANDE.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Ponto da situação

Bom dia

No ano passado escrevi um post sobre os potenciais vencedores das principais ligas europeias http://notallisfootball.blogspot.com/2009/11/ligas-europeias.html, vou agora, passadas as primeiras voltas fazer um ponto da situação.

Em França a minha aposta vai muito bem encaminhada, com o Girondins de Bordeux confortavelmente instalados no 1º lugar com 8 pontos de vantagem do segundo que é o surpreendente Montpellier. Para além dos superclasse Gourcuff e Chamakh, tem no seu lateral esquerdo Benoît Trémoulinas uma das revelações da prova, apesar de "já" ter 24 anos.

Na Alemanha, continua tudo muito junto, mas já são menos os candidatos. A minha aposta no Schalke 04 continua muito válida, com a equipa do fantástico Félix Magath a apenas um ponto do (surpreendente) líder Bayer Leverkusen. O Schalke 04 destaca mais (tal como o Bordeaux) pelo seu colectivo, mas destaco o centro campista Ivan Rakitic e o lateral direito Rafinha, como revelação o jovem central Benedikt Höwedes. Não esquecer o sempre contestado Louis van Gaal que já consegui por os jogadores a fazer o que ele pede e isso torna o Bayern München num rival muito a sério à conquista da Bundesliga. Penso que os jogadores do Bayern são bem conhecidos, mas queria destacar dois jogadores jovens lançados por van Gaal, Holger Badstuber e Thomas Müller, o primeiro é um defesa central de origem, mas pode-se adptar facilmente à esquerda ou a trinco, bate muito bem cantos e livres, e tem um excelente passe longo, o segundo é um médio ofensivo/avançado que pode jogar à esquerda, no meio, ou ao centro, é muito tecnicista e virtuoso (nem parece alemão) e não me estranharia que fosse titular da Alemanha no mundial!!!!!

Em Itália, a minha aposta (e de quase todo o mundo) no Inter de Mourinho continua no bom caminho, apesar de agora ter um concorrente de peso, o AC Milan. Depois de um começo muito mau, Leonardo pôs finalmente o Milan a jogar a bola (e que futebol), a bola sempre junto ao chão, ao estilo do Barcelona de Guardiola. Tem um Ronaldinho renascido e está a apenas 6 pontos (com um jogo a menos) do Inter. Mas, mesmo assim, continuo a achar que o Inter irá acabar por vencer.

Na Inglaterra, a Premier está muito interessante, o Arsenal, sem um dos seus melhores jogadores (Robin van Persie) chegou-se à frente e está na luta com o Chelsea (desfalcado pela CAN) e o Man Utd. De referir que o meu candidato continua forte, apesar de ter perdido o CR9 e Tevez, e se o campeonato continuar igualado a sabedoria do GRANDE Alex Ferguson irá prevalecer no final.

Em Espanha, não se confirmou a demissão do Pellegrini e a contratação do Scolari, o que torna a minha aposta mais difícil de prosperar. No entanto continuo a dizer que irá ser disputado até ao fim, e se o CR9 e o Káká chegarem a conectar o título ainda pode ser possível.

Foi tudo por hoje planets, um bom fim de semana. Entretenham-se com a taça da liga, se gostarem, pois eu cada vez mais não gosto desse troféu.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Blogs, comentadores e afins...

Bom dia

Nos últimos dias andei pela blogoesfera à procura de blogs sobre futebol. Encontrei muitos de carácter benfiquista, alguns sportinguistas e muito poucos de portistas, também encontrei muitos de equipas brasileiras e das divisões inferiores de Portugal.

Num dos poucos blogs portistas que descobri (que é mais anti-benfiquista), encontro uma frase do tipo, "um país de benfiquistas onde quase todos os comentadores, blogs e afins são protectores do SLB, estou eu a lutar contra esse centralismo", muito bem, era aqui que eu queria chegar. Se em proporção sempre existiriam mais blogs de benfiquistas do que de portistas, é realmente estranho haver tão poucos protectores do clube da fruta, mas para mim isso tem uma explicação. Eles não precisam de defender o seu clube, pois concordam com TUDO o que o presidente dele diz e faz, ao contrário de nós benfiquistas que discordamos em muitas matérias, até na mão do Falcao vejam só (para mim não é mão, mas para muitos consócios meus é...).

Mesmo este blog que visitei recentemente, quando fala de futebol é para falar mal do SLB dizendo que é o clube do governo, centralista, Salazarista, que tem na imprensa (ABola ou Pravda...) o seu protector oficial, essas coisas todas que o presidente deles diz (daqui a pouco também escreve que só quer ver Lisboa a arder).

Portanto, para quê existir um blog que quando fala de futebol diz as mesmas coisas que o seu presidente, apenas com umas palavras mais caras (parece o Rui Santos)?? Se calhar é por isso que outros portistas não escrevem na blogoesfera, iriam transcrever o que diz o seu idolatrado presidente.

Por falar em transcrições lembrei-me das escutas telefónicas, isto para lembrar a esse e mais portistas que o presidente e o clube deles só não foi condenado nos tribunais civis porque a escutas foram consideradas inválidas (nunca o presidente portista as veio desmentir, apenas disse que eram ilegais), e não me estranha que essas mesmas pessoas (portistas) estejam indignadas porque as escutas ao Sócrates não são admitidas a tribunal e foram (ou vão ser) destruídas.

É preciso ter muita lata, para ficar indignado (sendo portista) com as escutas destruídas, e mais lata ainda por achar sempre que o SLB é ajudado (ainda não vi onde nem como), do mesmo modo que acham que nos anos 90 o seu clube mereceu todos os títulos que ganhou, porque dizem eles "jogamos muito à bola e não precisamos dos árbitros". Na época do Mourinho, concordo, não precisavam dos árbitros, mas já era tão habitual o esquema de ajudas que, não fosse o diabo tece-las, eles garantiam ao árbitro as tão afamadas frutas, chocolatinhos, aconselhamentos matrimoniais, envelopes de quinhentinhos, viagens cosmos, promoções a árbitro internacional, etc, em troca de umas ajudas em campo para o perpétuo campeão nacional se preparar melhor para a meia final da Champions League.

PS- Gostaria de encontrar um blog portista que não escrevesse aquilo que o presidente deles diz, mas vai ser tarefa impossível, o Ditador manda e o Povo obedece, ou como se viu nas escutas transcritas "manda quem pode e obedece quem tem juízo".

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jornada 16

Olá Bom Dia

Ficou ontem à noite concluída a jornada 16, a primeira da 2ª volta, um Marítimo-Benfica no estádio dos Barreiros no Funchal. Jogo à priori muito difícil para o Glorioso, mas que se tornou fácil ao longo do tempo, por várias razões, uma delas e a principal, é Javier Saviola, está em excelente forma, tudo o que toca transforma em golos, leva 7 jogos consecutivos a marcar!!! e aqui tenho de fazer um parêntesis, ao inicio não gostei do Saviola, cheguei a publicar um post em que dizia que não entendia o porque de não jogar o Nuno Gomes no seu lugar, reconheço agora que estava enganado, Saviola é realmente um reforço e está a decidir muitos jogos a nosso favor. Desejo vir aqui escrever o mesmo sobre o Di Maria (continuo a não gostar dele) seria muito bom sinal.

Outro factor para o excelente resultado do SLB num campo difícil foi o árbitro, não é que se tenha enganado na 1ª expulsão, apenas não concordo com este tipo de expulsões, e passo a explicar. A lei diz que o árbitro pode actuar disciplinarmente se um jogador lhe faltar ao respeito, em forma de palavras, gestos, etc, em comparação é o mesmo que chegarmos ao pé de um Polícia e o insultarmos, ele pode levar-nos preso por desrespeito à autoridade, no caso do árbitro ele pode mostrar o cartão amarelo (o Di Maria viu o dele assim) ou o vermelho (caso do Olberdam), portanto a lei está do lado do árbitro, mas eu não concordo, porque os insultos por muito graves que sejam não aleijam ninguém, só quem for fraco do psicológico (que deve ser o caso do árbitro) e nesse mesmo jogo houve vários lances de entradas duras para cartão vermelho de jogadores do Marítimo a jogadores do SLB (Di Maria e Éder Luís), essas sim, põem em risco a integridade física dos jogadores, em que o árbitro num dos casos não mostra nenhum cartão e no outro dá apenas amarelo...Quanto ao facto de o Di Maria entrar com o jogo a decorrer, não faço ideia se a lei está do lado do árbitro, o que sei é que o resultado já estava 2-0 e que um jogador do Marítimo tem tudo para cortar o lance mas não o faz, e depois defende como se fosse o guarda-redes (num jogador amador isso não se admite, quanto mais num profissional), e portanto não teve influência nos 3 pontos, apenas na goleada, mas concordo que a entrada do jogador não deveria ser permitida, principalmente se a bola estiver no sítio onde ele vai entrar.

Resumindo, não gostei do jogo, gostei da vitória que penso que iríamos consegui-la na mesma contra 11 (lembro que sempre que o Glorioso esteve em vantagem nunca deixou escapar os 3 pontos), e não gostei mesmo nada da actuação do árbitro (gostava que um dia um portista conseguisse fazer a mesma análise num jogo com estas características).

No resto da jornada, o Braga continua imparável na frente, teve a seu favor um penalti inexistente, mas pelo que vi ganhou bem. O Sporting está em crescendo, voltou Liedson e resolveu e conta com um Miguel Veloso esplendoroso. Já o clube das viagens cosmos, empatou em casa com o Paços de Ferreira, queixando-se uma vez mais da actuação do árbitro (concordo que são fraquinhos), mas mais uma vez só vê para o lado que mais lhe interessa (e nós é que somos facciosos), pois se o fora de jogo ao Falcao é muito mal tirado, também não existe mão do Oseias no lance da expulsão, e relembro que na 1ª volta em Paços de Ferreira (o jogo terminou 1-1) foi anulado um golo limpo ao Paços muito perto do fim, este sim 2 ou 3 metros atrás da linha de fora de jogo, que daria, certamente a vitória ao Paços!!!

PS- Mais uma vez fica-lhe muito mal ao clube que se deu como culpado num processo de corrupção desportiva (perda de 6 pontos, da qual não recorreu!!!), andar a queixar-se dos árbitros, principalmente em jogos nos quais o árbitro comete erros para os dois lados.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rotações

Olá vivam

Pessoalmente não entendo o porque de os treinadores das equipas que lutam por títulos de campeonatos não rodarem a equipa nos jogos da taça. Vejamos o caso que mais me interessa, o do meu Glorioso claro. Ontem tivemos um jogo de uma taça qualquer (só gosto da taça de Portugal e é mais pela festa do que por o que vale) e o JJ parece ter aversão a rotações. Para mim o interesse do jogo seria ver os jogadores menos usados em acção, falo de Miguel Victor Shaffer, Felipe Menezes e o próprio Keirrison (se é que ainda faz parte do plantel) e algum júnior no lugar do Ramires.

Ainda ontem o Liverpool perdeu em cada com o Reading para a taça de Inglaterra com a melhor equipa que tinha e... perdeu. Até se entende o porquê de colocar a melhor equipa pois os de Anfield já não têm opções na Premier e estão fora da Champions (resta-lhes a liga Europa), quer dizer se tem rodado a equipa talvez tivesse ganho, e se não, bem pior não fariam, só se fossem goleados. Mas o caso do SLB é recorrente, já este ano jogámos com a melhor equipa para a taça de Portugal (só trocamos o GR) e..perdemos!!!

Em jeito de conclusão, a rotação de plantel traz várias vantagens, dá descanso aos jogadores mais usados, permite a observação em jogos oficiais de outros jogadores e melhorar os seus índices físicos e tem como principal desvantagem o pouco entrosamento da equipa, e quê? o que poderia acontecer? Sermos eliminados à mesma da Taça de Portugal? Não ganhar ao vitória como ontem???

PS- Nisto tenho que dar mérito ao Jesualdo, roda a equipa menos utilizada e ainda lança uns juniores, apesar de continuar a achar que é muito fraco como treinador (só é campeão porque está no porto) e aí até o Yeti seria...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Jornada 15

Bom dia caros leitores

A jornada 15 do campeonato não gerou surpresas entre os 4 (actuais) primeiros classificados, muito por culpa do Ronny que deu dois pontos a um dos candidatos. De qualquer forma a única equipa que ganhou com desafogo no resultado foi o Braga, que está a jogar muito bom futebol e a aguentar-se mais do que se esperava. Os chamados 3 grandes ganharam pela mínima, tendo o meu Glorioso ido vencer fora, num terreno muito difícil com golo do inevitável Saviola. O Sporting ganhou como um golo de Tonel (é um perigo nas bolas paradas), o clube das queixas diárias (tendo ou não razão deviam ser os últimos a falar), até parece que não viram a forma como o gruda-redes do Leiria foi expulso????? Isto faz-me lembrar uma música cantada por adeptos do porto (o best of é o SLB, SLB), em que choram todos, aqui vai uma adaptação: "É só choradeira, chora o pintinho, chora o alheiras, chora o Reinaldo, é só choradeira..." ou ainda outro, "chamem a polícia, chamem a polícia". Espero sinceramente que assim continuem até ao final da época pois seria muito bom sinal.

De resto, espero que o País não se deixe influenciar pelas declarações do presidente dos quinhentinhos e não leve o FCP ao colo como foi costume na década de 90 (principalmente mas não só).

PS- A paz no futebol português só será possível quando o Pinto da Costa estiver debaixo de terra, até lá resta-nos tentar ignorar o que o caduco diz e esperar que a paz chegue o mais rápido possível aos nossos campos. Existem várias formas de defender o nosso clube, penso que ele não usa as mais adequadas, com climas constantes de guerrilha alimentados pela imprensa corrupta.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A luta contínua

Boa tarde

Hoje não era suposto escrever um Post, só tinha em mente publicar um na Segunda-Feira para fazer o rescaldo da jornada 15.

Sendo assim, o que me leva a estar agora a escrever são os contínuos ataques do presidente da colectividade do aconselhamento matrimonial ao meu clube. Não sei se algum elemento da direcção do SLB vai responder ou não, eu como sócio do Glorioso sinto-me na obrigação de vir responder, e aproveito a Internet para o fazer.

Começando pelas declarações "Hoje começa uma nova etapa. Vamos ter em conta os ensinamentos que nos deixou e não nos vamos deixar intimidar. Hoje não são roubos de igreja, são roubos de catedral", espero que a nova etapa seja um SLB campeão ano sim ano sim , já que até agora tem sido o FCP campeão e se vai começar uma nova etapa o campeão terá de ser diferente, nisto concordo com ele...Quanto a intimidações ele deve saber bem do que está a falar, tal é o reportório de abusos do guarda Abel, o famoso túnel das antas, o caso Bexiga, etc. Quanto aos roubos de igreja ou de catedral, já respondi a isto no meu último post. De seguida o alterneiro diz "Façam as guerras que quiserem, mas vamos lutar pela verdade desportiva. Depois de um fim-de-semana vergonhoso, pedir vídeos na Assembleia da República é uma palhaçada", quanto a guerras, é bom não esquecer que é ele o principal instigador de violência no futebol com as famosas declarações "queremos ver Lisboa a arder" ou "aqueles vermes de Lisboa" e muitas mais, quanto ao fim de semana vergonhoso, refere-se certamente ao Oliveirense-FCP, em que o clube dele foi ajudado vergonhosamente contra um clube da 2ª divisão, e quanto ao jogo do SLB-Nacional já falei nele no meu penúltimo post (já estou calejado e antecipo-me ao que ele vai dizer)...Quanto aos vídeos, eu percebo que ele tenha medo, teria de subornar os tipos que fazem as imagens e isso levaria a um aumento de orçamento (árbitros, jornalistas e jogadores/treinadores de equipas adversárias já deixam os cofres bem vazios) e também devem estar com medo que se revele o vídeo do túnel da Luz, e aí tenho de concordar com um comentador do Record afecto ao FCP que diz para alguém publicar no YouTube, eu estou preparado para ver, ele estará?? Já agora, que incluam o do intervalo do Braga-Benfica... Quanto ao comentário "Há clubes que preferem ganhar campeonatos colocando pessoas na liga em vez de comprar jogadores", ele sabe bem do que fala, pois foi presidente da liga de clubes durante ano e meio (Julho de 1995 a Dezembro de 1996) e um dos melhores jogadores que tinha era Paulinho Santos e consegui ser várias vezes campeão. Quando ele saiu foi para lá o seu cúmplice Valentim Loureiro, ele sabe mesmo do que está a falar. Reconheço que foram declarações infelizes do Luís Filipe Vieira, que já datam de 2004 e quero dizer que desde aí o nosso Presidente melhorou e nos últimos anos está farto de comprar jogadores de elevada qualidade.

Tenho a certeza que o presidente corrupto não vai parar por aqui e vai continuar a atacar o meu clube, mas uma coisa vos garanto defenderei sempre o meu Glorioso usando este blog. Ele odeia o SLB, mas não odeia mais do que eu o clube dele enquanto ele for o presidente.

PS- A única coisa positiva que teve o processo apito dourado foi que este senhor esteve calado durante a maior parte do tempo, já que a nível de castigos ficaram apenas com uma punição de perda de 6 pontos, da qual não recorreram dando-se como culpados de corrupção activa.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Janeiro Decisivo

Olá Planets.

Vêm aí 3 jogos absolutamente decisivos para as aspirações do meu Glorioso no campeonato. Começa com a deslocação a Vila do Conde onde o Rio-Ave está a fazer um excelente campeonato e onde pontifica João Tomás (ainda um grande finalizador) e um jovem centro campista chamado Vítor Gomes (irá ter um grande futuro) para além do jovem central Fábio Faria (parece que já está contratado pelo SLB). Na jornada seguinte visitamos a Madeira para defrontar o Marítimo, onde actuam os perigosos Baba e Djalma e mantém em Bruno um grande organizador de jogo. Por fim recebemos em Lisboa o Vitória, que foi até agora a única equipa a vencer na luz em competições oficiais (para a taça de Portugal), onde Targino está finalmente a impor-se e o "nosso" Nuno Assis está em grande forma, que excelente jogador, se permanecesse no plantel do SLB seria de grande utilidade, pois pode jogar em 3 posições no losango do JJ. Posto isto, se o meu Benfica conseguir obter 9 pontos nestes 3 jogos, o titulo ficará muito mais perto, mas é tarefa que não se afigura fácil.

Era para tecer considerações a respeito da campanha de jornalistas (não todos), comentadores (afectos a FCP e SCP) e responsáveis do FCP (neste caso o próprio presidente!!!) que está a ser orquestrada de forma a pressionar árbitros, e demais opinião pública (no caso do presidente portista, basta ele falar para os adeptos decorarem). Mas para isso vejam o blog http://claudiosopinions.blogspot.com/ onde o que quero dizer está muito bem explicado, onde só quero acrescentar as palavras "quando o FCP visita a Luz ainda acontecem roubos de Igreja", vindas do presidente ultra-corrupto dos treta-campeões nacionais. Não indo muito atrás (estaria aqui até de manhã) acho que o alterneiro se está a referir ao último jogo do FCP na Luz e à escandalosa mão do Rodriguez, que foi o maior roubo de igreja que existiu neste campeonato.

Já que falei nos fieis seguidores do mafioso (o que vou escrever dava para outro post), não vos parece que os adeptos do FCP, são quase (este quase ficará em 99% do total) todos iguais na forma de ver o futebol ao seu presidente alterneiro? (foi aí que ele conheceu um das suas mulheres).Enfim, as empresas que elaboram estudos podiam dedicar-se a isto, seria um bom caso de estudo.

PS-Não sei se eles pensam o mesmo dos adeptos do SLB, mas eu pessoalmente considero-me muito diferente do meu Presidente, eu seria muito mais faccioso (esta palavra está na moda), e comprando-me com, por exemplo, o meu consócio (Cláudio) com o qual quase nunca estou de acordo em matéria de futebol, parece-me que isso não acontecerá.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comentadores televisivos de futebol

Espero que todos tenham tido umas boas entradas e que o Novo Ano lhes traga quase tudo o que desejam (se trouxer tudo, o que pedem no ano a seguir?).
Estava eu no domingo à tarde a ler um jornal desportivo, entretive-me como sempre, durante muito tempo nas páginas relativas ao SLB, mas não é que depois disso paro no jogo Oliveirense-FCP, em que os comentários são "exibição muito fraquinha, tipo serviços mínimos", nada que me espante, dou uma olhada na prestação do árbitro (sou sempre curioso em relação a este tema) e não é que denoto que foi assinalado um penalty inexistente a favor do FCP e foi perdoada uma expulsão ao RMeireles. Isto por si só não daria lugar a um post, mas o que me revolta é que no resumo que ouvi e assisti pela televisão nada disto foi mencionado (apenas fiquei com a sensação que o Rolando estava em fora-de-jogo no 2º golo), não existiriam imagens nem do penalty nem do lance do Meireles.
Esta pequena introdução serve para chagar ao seguinte, no Domingo por volta das 18 h jogou o SLB (como o jogo deu na Sporttv tive que me deslocar a um café para ver), e a meados da 1ª parte há um lance duvidoso na área do SLB em que é assinalado fora-de-jogo, o comentador de pronto diz que foi mal anulado o golo ao Nacional. Quer dizer, eu concordava que o golo fosse validado, parece estar em linha, mas noutra repetição já parece estar offside (mas em caso de dúvida o arbitro deve deixar seguir), o que não aguento é os comentários de quem devia estar apenas a relatar o jogo e não o árbitro, porque em situações similares já os ouvi dizer "mas o árbitro auxiliar não teve dúvidas..." . Logo a seguir há um lance na área do nacional sobre o Coentrão, se é penalty ou não, não sei, mas o comentador fez logo questão de dizer que não era, depois, noutro lance, Luisão envolve-se com um rival e agride-o, a jogada prossegue e o Javi é também agredido (o árbitro não expulsou nenhum, como devia ter feito) mas o nosso querido Miguel Prates diz logo que foi perdoada a expulsão ao Luisão e que o SLB se assim fosse não contaria com os seus dois centrais para o jogo de Vila do Conde!!!! Não comentou o lance do jogador do Nacional!!! Não satisfeito, na 2ºparte outro lance de dúvida na área do SLB (para mim o David Luiz corta a bola, mas aceito quem me diga o contrário) o nosso comentador volta à carga "ficou por assinalar um penalty contra o SLB". Hoje à hora do almoço vi o resumo no mesmo canal (RTP1) onde vira o resumo do Oliveirense-FCP e não é que mostraram todos os lances com repetições e tudo e com as mesmas conclusões!!!!
Isto tudo para deixar uma opinião e um conselho aos comentadores desportivos principalmente aos da televisão (parece que eles se esquecem que nós também estamos a ver o jogo), que tal dizerem sempre o seguinte "aqui está o lance em repetição, o espectador poderá tirar as suas conclusões", isto porque eles ainda são piores que os árbitros, não conseguem ser imparciais e mais não fazem do que enervar o espectador com tanta parcialidade (e eu dispenso muito enervar-me). É que nem para lances onde não exista dúvida, como a mão do Rodriguez no último SLB-FCP eles deveriam opinar (nós também estamos a ver, não precisamos que um "entendido" nos diga).
PS1 - Penso que os adeptos dos outros clubes terão a mesma opinião em relação aos comentários feitos à sua equipa, por isso, penso que se deveria mudar estes comentadores que parecem entendidos em tudo menos em futebol.
PS2 - A forma parcial como foi relatada/comentada/"locutada"(como quiserem) o último fim de semana das taças, levam-me a dizer que os tentáculos do polvo liderados pelo clube da fruta ainda estão bem presente no futebol português, e se os árbitros já "parecem" enganarem-se para os dois lados de um jogo, o mesmo não parece acontecer com os jornalistas em geral e com os jogadores/treinadores das equipas adversárias (a maioria prefere ver o FCP campeão). O melhor é começar a ver todos os jogos daqui para a frente, porque se espero pelos resumos fico com a missa mal contada....


http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-luis-filipe-vieira-joaquim-oliveira-sport-tv-sportinvest/1147599-1456.html