quinta-feira, 8 de julho de 2010

Catenaccio de Posse de Bola

Olá a todos

Ontem a selecção espanhola venceu a Alemanha e qualificou-se pela 1ª vez para a final de um campeonato do mundo. Conseguido de forma justa. A Alemanha que tanto me agradou até esse jogo não apareceu com o seu futebol rápido e incisivo, de transições rápidas para o ataque, de jogadas ao 1º toque e de desmarcações constantes. Pode falar-se da ausência de Müller (para mim a grande revelação do mundial) ou das fracas prestações de Podolski e Özil, mas a grande razão para os germânicos não terem conseguido explanar o seu futebol foi o "catenaccio de posse de bola" da Espanha.

Dei uma vista de olhos por jornais de 5 países diferentes (qual poliglota) e todos dizem que a vitória foi justa (eu também) e todos eles acrescentam uma elevada nota artística à Espanha, com isto já não concordo. Eles levam ao extremo o jogo lento de passe e de controlo da bola. Passam vários minutos com a bola sem objectivamente atacar a baliza. Procuram pacientemente um erro da defesa adversária, um espaço que se abra para aí acelerar o jogo, mas enquanto isso não acontece o espectador adormece no sofá (os que são neutros). Digamos que ver a Espanha jogar será uma boa cura para insónias, principalmente a 1ª parte de ontem e todo o jogo contra o Paraguai (já que contra Portugal tinha interesse no jogo e só por isso não adormecia).

O catenaccio de posse de bola, usa como principal arma ter a bola. Não interessa se vão ou não atacar ou rematar à baliza. Tal como o sistema defensivo Italiano, não estão preocupados se o jogo está 0-0. Eles têm a bola e defendem-se com isso, fazendo algumas acelerações no jogo de 15 em 15 minutos. Como diria o Homer Simpson: "boring", eu acrescento "very boring". O catenaccio de posse de bola atinge o extremo quando a equipa está em vantagem. Nessa situação eles esquecem por completo a baliza (a não ser que seja um contra-ataque nítido) e guardam a bola até ao fim do jogo. Não é por acaso que os 3 últimos jogos da Espanha tiveram o mesmo resultado, 1-0, digno da sua táctica análoga, o catenaccio!!!! Até o golo de ontem foi conseguido de bola parada (caracteristica do catenaccio).

Obviamente, se me perguntam de qual sistema gosto mais, prefiro o catenaccio de posse de bola ao catenaccio. Mas o estilo de jogo que realmente gosto é o do SLB do Jorge Jesus, que a meu ver, se assemelha muito ao jogo alemão (exceptuando os jogos com a Sérvia e a Espanha). Claro que, não é fácil aplicar o catenaccio de posse de bola, a Espanha executa-o na perfeição (tem vários jogadores que não falham um passe), tal como a Itália de 2006 aplicou o catenaccio na perfeição (tinha jogadores que não falhavam cortes nem marcações) pra ser campeã do mundo.

PS- Como perceberam não gosto do tiki-taka, mas resulta de maravilha, e o que interessa é ganhar e se tudo correr normalmente a Espanha irá ser campeã do mundo.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Portugal e o Mundial

Bom dia

Portugal perdeu com a Espanha. Derrota normal contra a campeã europeia e número 2 do ranking mundial (para o que quer que isto valha). O que me incomoda mais nisto tudo foi a conformação da derrota. Quando (quase) toda a gente está a criticar o Cristiano pela reacção dele depois do jogo acabar, eu só tenho de o defender. Não gostei da maneira como o jogo terminou, todos resignados, sem protestarem o que quer que seja, sem tentarem tirar satisfações do Capdevila (a não ser o Alves, ainda durante o jogo). Aquele final do jogo resume a participação de Portugal, resignação. Costuma dizer-se que as equipas são o espelho do seu treinador, nada mais certo. Queiroz é um treinador sem ambição. Tudo bem, a Espanha em teoria é superior, mas isso não quer dizer que tenhamos de ser submissos. Poderia e devia ter armado uma "técnica do quadrado", porque até nas grandes guerras da história nem sempre os melhores exércitos ganharam. Uma pena que Coentrão e Eduardo tenham de vir mais cedo. E uma grande pena que Cristiano não tenha um treinador (principalmente isto) e uma equipa à sua altura. Mourinho vai fazer dele ainda melhor e CR vai voltar a calar os seus detractores. Cristiano, estou contigo e não precisas de cantar o Hino

Uma palavra para a Espanha. Tem 1 cartão amarelo em 4 jogos. Por muito poucas faltas que uma equipa faça, pode ver cartões por várias razões: protestos, simulações (fazem várias ao logo dos jogos) perder tempo, etc. Mas não, nada de cartões e estamos a falar de um Mundial onde os cartões estão em saldos!!!! Talvez valha a pena pensar nisto!!!! Jogadores como Iniesta, Torres e Villa atiram-se mais vezes pro chão que o Cristiano, mas como são todos "bons rapazes" os árbitros marcam. Como perdoaram a expulsão e deixaram passar o golo em fora de jogo do Villa, etc. Alguns dirão que é o coeficiente. E eu concordo. Tanto que deixo aqui a final do mundial. Vai ser Brasil-Espanha. Alguns vão dizer: são as duas melhores. Serão? Pessoalmente gostava de ver uma final Holanda-Alemanha. Gosto muito da maneira de jogar do Robben, Sneijder e companhia. E gosto muito desta Alemanha de Müller, Özil, Khedira e Podolski. Por muito que falem do famoso tiki-taka, aprecio muito mais o futebol praticado por Holandeses e Germânicos. Do futebol do Brasil? Bem é o espelho do futebol de Queiroz, só que têm melhores jogadores...Bem, faltara outro grande candidato a Argentina. Tem talvez os melhores jogadores, uma selecção que não convoca Cambiasso, Zanetti, Lucho, Lisandro, Aimar e Saviola, e deixa Milito e Agüero no banco...mas a FIFA não gosta de Maradona (pelo passado negro de El Pibe) e sabe-se como os pormenores decidem quando o equilíbrio é grande...! Portanto acho que a final vai ser Brasil-Espanha (coeficiente), por muito que me agradasse um Alemanha-Holanda.
Fui