sexta-feira, 2 de julho de 2010

Portugal e o Mundial

Bom dia

Portugal perdeu com a Espanha. Derrota normal contra a campeã europeia e número 2 do ranking mundial (para o que quer que isto valha). O que me incomoda mais nisto tudo foi a conformação da derrota. Quando (quase) toda a gente está a criticar o Cristiano pela reacção dele depois do jogo acabar, eu só tenho de o defender. Não gostei da maneira como o jogo terminou, todos resignados, sem protestarem o que quer que seja, sem tentarem tirar satisfações do Capdevila (a não ser o Alves, ainda durante o jogo). Aquele final do jogo resume a participação de Portugal, resignação. Costuma dizer-se que as equipas são o espelho do seu treinador, nada mais certo. Queiroz é um treinador sem ambição. Tudo bem, a Espanha em teoria é superior, mas isso não quer dizer que tenhamos de ser submissos. Poderia e devia ter armado uma "técnica do quadrado", porque até nas grandes guerras da história nem sempre os melhores exércitos ganharam. Uma pena que Coentrão e Eduardo tenham de vir mais cedo. E uma grande pena que Cristiano não tenha um treinador (principalmente isto) e uma equipa à sua altura. Mourinho vai fazer dele ainda melhor e CR vai voltar a calar os seus detractores. Cristiano, estou contigo e não precisas de cantar o Hino

Uma palavra para a Espanha. Tem 1 cartão amarelo em 4 jogos. Por muito poucas faltas que uma equipa faça, pode ver cartões por várias razões: protestos, simulações (fazem várias ao logo dos jogos) perder tempo, etc. Mas não, nada de cartões e estamos a falar de um Mundial onde os cartões estão em saldos!!!! Talvez valha a pena pensar nisto!!!! Jogadores como Iniesta, Torres e Villa atiram-se mais vezes pro chão que o Cristiano, mas como são todos "bons rapazes" os árbitros marcam. Como perdoaram a expulsão e deixaram passar o golo em fora de jogo do Villa, etc. Alguns dirão que é o coeficiente. E eu concordo. Tanto que deixo aqui a final do mundial. Vai ser Brasil-Espanha. Alguns vão dizer: são as duas melhores. Serão? Pessoalmente gostava de ver uma final Holanda-Alemanha. Gosto muito da maneira de jogar do Robben, Sneijder e companhia. E gosto muito desta Alemanha de Müller, Özil, Khedira e Podolski. Por muito que falem do famoso tiki-taka, aprecio muito mais o futebol praticado por Holandeses e Germânicos. Do futebol do Brasil? Bem é o espelho do futebol de Queiroz, só que têm melhores jogadores...Bem, faltara outro grande candidato a Argentina. Tem talvez os melhores jogadores, uma selecção que não convoca Cambiasso, Zanetti, Lucho, Lisandro, Aimar e Saviola, e deixa Milito e Agüero no banco...mas a FIFA não gosta de Maradona (pelo passado negro de El Pibe) e sabe-se como os pormenores decidem quando o equilíbrio é grande...! Portanto acho que a final vai ser Brasil-Espanha (coeficiente), por muito que me agradasse um Alemanha-Holanda.
Fui

2 comentários:

  1. Já não vamos ter o Brasil na final LOL
    Se te recordas, no teu post inicial sobre o mundial prognostiquei Brasil-Espanha ou Brasil-Alemanha na final.
    Agora aposto por uma final Holanda-Alemanha (não me parece que a Argentina tenha capacidade táctica para levar de vencida a equipa do come macacos, leia-se Joachim Löw, apesar da grande capacidade técnica).
    A Espanha é candidata mas só se for mais objectiva no ataque, o tiki-taka é bonito mas em jogos a eliminar é necessário ser-se pragmático. Veremos...
    É verdade, concordo com o teu primeiro parágrafo. O CR não pode arcar com toda a culpa... creio que o mesmo vai suceder com o Filipe Melo do Brasil... para mim, o principal culpado da eliminação do Brasil (tirando a qualidade da equipa Holandesa) é o Dunga... não vou perder tempo a explicar porquês pois percebes bem os motivos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Marco. Bem parece que uma final Holanda-Alemanha é bem possível...tenho de acreditar mais no que quero que aconteça do que no que acho que vai acontecer...Espero bem que a espanha seja eliminada...
    Fui

    ResponderEliminar