quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Casos dos túneis e afins

Boa tarde

Interrompo os meus posts sobre as "Verdades deturpadas da história do Benfica" para tecer algumas considerações sobre o caso dos túneis. Ainda hoje falei com um grande amigo meu, adepto do SCP, que me disse que o que o incomoda não são as arbitragens (diz que continuam más como sempre, frase que subscrevo), mas o tratamento que o Conselho Disciplinar da Liga tem tido com os clubes ao longo da temporada.

Caso Hulk e Sapunaru.
Obviamente não concordo com a demora na apreciação deste caso, e também não concordo com a "prisão preventiva" a que foram sujeitos. Agora, temos todos de concordar que eles têm de ser castigados (a não ser que queiramos pactuar com agressões). O regulamento disciplinar da Liga propõe para este caso uma pena de 6 meses a 3 anos, e a imediata suspensão dos prevaricadores sair a sentença, a Lei está a partir do principio que eles foram apanhados em flagrante delito, e foram pelo 4º árbitro. Numa analogia um pouco fora do normal, seria o mesmo que um policia apanhasse alguém a dar umas facadas, todos concordamos que ele deveria ficar preso até ao julgamento, ou não??????????????????? O que podemos questionar no caso Hulk é se a lei deveria estar feita assim de modo a não deixar um atleta competir, na minha opinião a lei está mal feita. Para terminar, um facto não menos importante, esta lei foi proposta pelo FCP no inicio desta época desportiva e foi aprovada por todos os clubes a excepção do...SLB. Ouvindo o que o presidente do FCP tramou no caso Deco (YouTube), não me admirava que a lei estivesse a ser preparada para que um (ou vários) jogadores do SLB caíssem nela, basta ver o que os jogadores do Nacional e do Braga provocaram nos jogos contra o glorioso. Poderá dizer-se que o tiro saiu pela culatra, tanto ao FCP como ao SCB.

Caso túnel de Braga (ou à entrada do túnel).
Dentro do túnel o árbitro viu duas infracções que foram as agressões mutuas de Leone e Cardozo. Foram expulsos ao intervalo e cumpriram 2 jogos de castigo. Dentro do túnel pode ter havido de tudo e pode estar tudo gravado que não serve de prova (é o país que temos) para castigar quem quer que seja, a não ser que seja visto por um dos 4 árbitros. À entrada do túnel, a lei é diferente e já permite o uso de imagens (porque são editas por alguém competente) para castigar jogadores, seja por processos sumarissimos ou por denuncia de outros. Com base nas imagens da Sporttv já todos vimos que o Móssoro e o Ney agridem o Cardozo várias vezes e à traição e diz o senso comum que os castigos de 3 e 2 jogos, respectivamente, foram bem aplicados. Sobre o Vandinho, não sei o que se passou, mas penso que terá sido castigado por ter prestado falsas declarações (disse que não conhecia Raul José quando este o treinou na época anterior) e nas imagens da sporttv vê-se uma tentativa de agressão por parte do brasileiro. Pode-se questionar se 3 meses sem jogar não será um pouco exagerado? Concordo, mas é a pena mínima que a lei permite aplicar, se calhar a lei é que está exagerada....

Não estou com isto a dizer que os jogadores do SLB são uns santinhos e que não bateram a ninguém no túnel de Braga, o que sei é que à entrada não bateram (as imagens comprovam isso), certamente também deram os seus socos e pontapés, agora dizer que o SLB é beneficiado pelo CDL parece-me muito exagerado na medida em que eles limitam-se aplicar a Lei. O que podemos questionar é se a lei está bem feita, eu desde logo acho que não está, deveria ser permitido o uso das imagens nos túneis e já agora com maior nitidez.

Só queria deixar um último comentário, o FCP é prejudicado (acho impossível de acontecer) o beneficiado é o SLB, o SCP é prejudicado o beneficiado é... o SLB. O SCB é prejudicado o beneficiado é o....adivinharam é SLB. O Grupo Desportivo de Bragança é beneficiado, o prejudicado é o .................SLB que nem joga na mesma divisão. Tenham lá paciência, ao quererem que os jogadores do SCB e do FCP não sejam castigados só porque isso beneficia o SLB (na teoria) não acham que estão a defender, em analogia com a justiça civil, criminosos. Eu pessoalmente, não pactuo com agressões, corruptos (activos e passivos) e não concordei com o recurso que o SLB fez para o castigo do Javi Garcia, tanto que, gostava que fosse castigado em mais um jogo de 2 para 3, porque esse tipo de agressões não ficam bem a um clube com a história do SLB, estão mais de acordo com outro clube, o das escutas, fruta e afins.

1 comentário:

  1. Mano sabes bem que só há um clube grande em Portugal, é o ANTI.
    E claro só há um clube ENORME, o nosso glorioso!!!
    Até porque sempre ouvi dizer que há um verde azulado e um azul esverdeado, correcto??!!!
    Contra tudo e contra todos, só iremos parar com o título!!!
    Já agora tens reparado o quanto enerva da anda esta gente Anti???. não entendo porquê; 51 golos para 11 sofridos, é a única resposta que tenho para eles, ou até tenho.
    Para parafrasear o nosso amigo!!!
    Joguem A bola más é !!!!!!!!!!

    ResponderEliminar