sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lenda Inocêncio Calabote

Bom Dia

Quem ainda não ouviu falar do Inocêncio Calabote? Foi um árbitro que ficou famoso por arbitrar o jogo Benfica-CUF da última jornada do campeonato da época 58/59 (cerca de 50 anos atrás). O jogo disputou-se a 22 de Março de 1959 e decidia o título nacional desse ano que foi disputado ao golo entre o SLB e o FCP. O Glorioso recebia a CUF, arbitrado por Calabote e o FCP visitava Torres Vedras com uma vantagem de 4 golos sobre o SLB.

A lenda teve origem na hora a que começou o jogo da Luz, em vez de começar às 15h (à mesma hora do Torreense-FCP) e os jogadores do SLB atrasaram o início do jogo em 7 minutos para saberem como estava o jogo do FCP e ainda terem tempo de tentar marcar mais golos. O tempo de compensação na Luz foi de 4 minutos o que levou a que o jogo acabasse 10 minutos mais tarde que o de Torres Vedras dando origem a comentários do tipo "o árbitro deu 10 minutos de desconto à espera de um golo do SLB" sim, esse golo dava o título ao SLB. Vencemos a CUF por 7-1 e tivemos 3 penaltys a favor, o que deu origem ao prolongamento da lenda. Quanto aos penaltys, o que vos posso dizer (na altura ainda nem sequer tinha nascido) é com base nos jornais da época, e dizem que dois deles foram bem marcados e um não. Perto do fim com o resulto já em 7-1 e o jogo de Torres Vedras já finalizado com 3-0 para o FCP há um penalty clraríssimo a favor do SLB que não foi marcado pelo Calabote, segundo as declarações do técnico da CUF "o árbitro exagerou nos penaltys, principalmente no 2º (o tal que não era) e agora no fim não marcou um autêntico penalty (falta sobre cavém), marcar este seria mais razoável. Se o árbitro quisesse dar o título ao SLB não acham que marcaria um penalty claríssimo??? ou só se podiam marcar 3 penaltys na altura???

Já deduziram nas linhas acima que o campeão na época da lenda-Calabote foi o....FCP!!!!! Portanto, o caso que todos os anti-Benfica nos lembram (uns viveram na época e sabem o que se passou, outros acrescentam pontos ao conto) de ter sido o maior beneficio da história do SLB, o campeão foi o FCP, no mínimo é curioso......

Inocêncio Calabote foi irradiado da arbitragem na época seguinte não por ter assinalado os 3 penaltys a favor do SLB, mas por ter mentido no relatório ao dizer que o jogo tinha começado a horas e tinha tido 2 minutos de compensação. Calheiros, Paixões e Duartes todos eles relacionados com o FCP, viagens cosmos, fruta e quinhentinhos, respectivamente, não tiveram tratamento semelhante mesmo existindo provas contra eles e o clube que os corrompeu.
Por último umas notas curiosas da época 58/59:
  1. Chino, influente extremo direito do SLB foi castigado com 5 jogos de castigo, na fase decisiva da competição, que quando estavam 4 cumpridos foram reduzidos para 1!!!!!!!
  2. A 3 jornadas do fim, o FCP que estava com grande atraso na diferença de golos em relação ao SLB, recebeu o Belenenses, uma das melhores equipas da altura e goleou por estranhos 7-0.
  3. Na penúltima jornada o Sporting-Benfica (2-1) foi repleto de incidentes, com o Glorioso a acabar com nove jogadores, um por expulsão e outro por lesão (não existiam substituições), lesão essa que teve origem (ao que consta) numa batalha campal em que o jogador do SLB foi deixado KO!!!!!


Espero que tenham gostado deste esclarecimento histórico, e sempre que vos venham com o Calabote já se podem defender melhor. Podemos dizer, que na altura em que tínhamos um árbitro a nosso favor (é o que os anti-SLB dizem) esse árbitro não marcou um penalty claríssimo que daria o campeonato ao SLB (se não fosse a nosso favor o que teria feito) e o campeão foi o FCP com um golo a 20 segundos do fim e com arbitragem muito contestado pelo Torreense (desceu de divisão) do árbitro Francisco Guiomar. Deveríamos começar uma lenda com este árbitro, mas não precisamos de lendas pois temos as escutas no YouTube.

PS- Na execução deste artigo e de outros anteriores foram usados como referência os jornais desportivos da época , ABola, Mundo Desportivo e o Record.

19 comentários:

  1. Boas,

    Gostei! E eu que odeio história. :)

    Bom trabalho de investigação.
    Espero que continues a desvendar os mistérios, intrigas e boatos relativos ao nosso passado de "colinho", segundo os "antis".

    Cumprs,

    ResponderEliminar
  2. Não preciso investigar muito, estou muito bem documentado :).
    Cumps

    ResponderEliminar
  3. lol

    Tens de me facultar as tuas referências...
    Também quero ler :)

    ResponderEliminar
  4. Se calhar tenho de começar a colocar bibliografia em cada post...:)

    ResponderEliminar
  5. Viva mano.
    Mais uma acha para a fogueira, um belo trabalho de investigação sobre factos verídicos e comprovados.
    Pena é viver num país onde a mediocridade intelectual de alguns não é punida, e em vez disso é enaltecida!!!
    Enfim vivemos na era onde uma verdade constrangedora é considerada mentira ou invalida e uma mentira repetida muitas vezes é considerada verdadeira pelos seguidores da (im)parcialidade !!!!

    ResponderEliminar
  6. Para ser um excelente reportagem histórica teria que citar fontes e que sejam fidedignas "facto verídicos e comprovados!?" Vejam as reportagens de agora sobre os jogos e vão-me dizer que na época do lápis azul imperava a isenção - santa inocência...
    Assim, tem todo o ar de uma história romanceada que lhe provêm contar.
    Por outros acontecimentos históricos, esses sim de relevo, há quem diga que nunca existiram como, por exemplo, o holocausto, que na versão do presidente do Irão, diz ser uma invenção do Ocidente. à mulher de César...
    Bom proveito!

    ResponderEliminar
  7. Caro Carlos Manuel. Obviamente não inventei nada. Estes relatos vêm descritos nos jornais desportivos da época (ABola, OJogo e Record) em que mais me poderia basear?? Podiamos acreditar nos jornais da época? Sinceramente não sei. Agora factos são factos, e a verdade é que, no que para alguns foi o maior beneficio da história do SLB, o campeão foi o FCP e quem marca 3 penaltys se quisesse, também marcava quatro e o Calabote não marcou...
    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Carlos Manuel.
    Como viu já coloquei no artigo as referências, e um dos jornais não é o Jogo mas sim o Mundo Desportivo.
    Cumps

    ResponderEliminar
  9. Bem, estava a escrever e perdi o texto... Grande chatice. Agora vai ser difícil voltar à ideia original.
    Apenas para lhe agradecer a atenção que deu ao meu comentário.
    Dizer também que não há "uma verdade", pois está sempre relacionada com os interesses dos homens que a veiculam, seja por palavra falada, escrita e agora até visionada (veja-se como se castiga o Vandinho na subjectividade de imagens que servem para uns e não servem para outros).
    Para responder à letra ao seu texto, coisa que não vou fazer, teria que fazer a minha investigação. Mas isso não me tira a legitimidade de lhe dizer que isso continua a ser uma interpretação de documentos, esses próprios já de si também filtrados na época.
    Agora que a história tem barbas, lá isso tem.
    Um exemplo recente: porque carga de água, eu que sou de Braga, vejo sempre o meu clube "colado" a uma cidade e a uma equipa que os Bracarenses, na sua maioria, detestam - o Porto. Quais são os factos? Na sua visão diria um role deles; na minha, certamente, contestaria todos. Isto para dizer que é preciso, antes de opinar sobre, conhecer também as posições dos outros.
    A sua (sobre o Calabote) ficou aqui bem explícita; quem for do Porto que contradiga, se souber mais daquilo que o senhor fez.
    A minha - e vai dizer que é injusta porque segue uma ideia feita - a história do Calabote é um exemplo acabado das relações promiscuas entre regime e um clube que interessava proteger para entreter o povo. Lembra-se da trilogia: deus, família e futebol.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  10. Pois, continua por sair... Claro, a atitude discricionária é sua e tem legitimidade para isso; basta ser o moderador do blog.
    Sossegue, não volto.
    Nota: deve ser um cidadão do mundo; para quem escreve de Bragança sobre o Benfica, deve ser sede de vitórias que não existem sei lá há quantos anos (descontando as contas do "trapalhoni"). Bragantino que se preze devia honrar os da sua terra e não os de um bairro lisboeta a cair de decadência.

    ResponderEliminar
  11. Caro Carlos Manuel. Só hoje tive acesso à internet...Quanto à moderação só a faço para poder ler todos os comentários e responder aos que necessitam resposta. Não gosto de censura e nunca rejeitei um único comentário...
    Ainda não percebei qual é o seu clube, se é do Braga ou do FCP (presumo que seja dos dois). Eu efectivamente sou de Bragança e sócio do Glorioso, não apoio o clube da terra (de vez em quando lá vejo um jogo) e digo-lhe que podia ter nascido ou estar a viver na Austrália que seria do Benfica, não lhe consigo explicar porque, é assim, está no sangue...

    Quanto ao Calabote, imagino que assinalar 3 penaltys a um clube quando se luta ao golo pelo título seja no mínimo suspeito, apenas pensei cá para mim "terá sido mesmo assim"? E foi por isso que com um pouco de investigação escrevi um post que defende o outro lado (o meu lado) porque já estava farto de ouvir a versão "oficial" do calabote...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Bem, disse que não voltava, mas tenho que defender a minha honra!
    A sua presunção é falsa, pois não lhe dei argumentos para sequer suspeitar que podia ser do Porto. O meu clube é o Braga, como já devia ter percebido (só entendo como um pequena provocação as suas palavras).
    Para lhe dizer que quem discordo das suas opiniões (que parece ser igual a não gostar do seu Benfica - atenção eu não afirmei isso,apenas interpretei em função da sua reacção) não tem que ser dos outros ditos "grandes". Há mais pessoas para além desses clubes.
    Saudações e até uma próxima, improvável, oportunidade. Cordialmente, Carlos Silva.

    ResponderEliminar
  13. Concordo, se me dissessem que era do FCP sem eu o ser também me sentiria na obrigação de defender a minha honra.
    Não vejo qualquer problema em ser do SCB até acho uma virtude, e nos últimos anos o SLB não teve muitos mais títulos que o Braga, a diferença é que tem mais adeptos, o que não quer dizer que sejam melhores, pois considero que muitos são do SLB só por ser e às vezes é melhor ter poucos mas bons do que muitos e maus...
    Desejo que o seu SCB lute com o meu SLB pelo título até à última jornada e que ganhe o melhor.
    PS-Não precisa estar sempre a dizer que não volta, se quiser comentar esteja à vontade, aceito todos os comentários, se não quiser voltar, não me afecta muito, não escrevo para ter audiências...mas confesso que gosto que adeptos de outros clubes deixem a sua versão.
    Cumps

    ResponderEliminar
  14. Um aviso sr Carlos...
    É muito dificil que o Miguel dê o braço a torcer e mais quando tem razão...
    Quanto ao ser adepto do club da terra, bem realmente o Miguel é aqui do Gdb, mas eu diria que ele tem 2 clubes assim como o sr...
    Ele é o benfica e do bragança e você é do braga e do anti- benfica alias como a grande maioria dos portugueses não Benfiquistas.
    Por isso acho que os dois estão em igualdade...
    Abraços
    P.S. Detesto estas disputas do futebol

    ResponderEliminar
  15. Oscar, estas discussões fazem parte do futebol. O Carlos tem o direito de ser do clube que quiser seja ele o SCB ou qualquer outro e tem o direito de ser anti-benfica (não sei se é) tal como eu sou anti-portista (isto de certeza).
    Cumps

    ResponderEliminar
  16. Bem, já estou como o Sr. Miguel diz, não posso prometer que não volto, até porque depois da intervenção do Sr, Óscar, lá tenho eu que defender a honra (é exagero...) porque me voltaram a chamar um nome que não gosto.

    Nota intermédia: mantenho o Sr. por uma questão de cordialidade; eu preferia que me tratassem por Carlos.

    Está na moda chamar "antis" a quem não é dos nossos; pior ainda, são e dizem-se, muitas vezes, só "antis" porque é bonito ser do contra. Ora, não sou nem uma coisa nem outra. No futebol sou do Braga e ponto final. Claro que me orienta a ideia que se as pessoas fossem só do clube da sua terra teríamos um país mais competitivo, e não só no futebol (mas isso já sou eu a conjecturar, sem que isso seja impedimento para juízos diferentes).

    A minha tese sustenta-se que devemos "puxar" pelo clube da nossa terra, que tem raízes nos nossos antepassados directos e não num clube que está a 400 ou 500 km e nada nos diz quanto às suas origens.
    Acrescentaria até que com um passado polémico, mas esta parte, posso até admitir, envolta em muita discussão, como o post tenta argumentar (atenção que não lhe estou a dar razão; só apenas a admitir que há muitas verdades para o mesmo acontecimento).

    Por isso, anti, não; concorrente directo, este ano sim! Daí rivais, mas sem ilusões, porque a tradição, neste caso, acho eu, ainda é o que era... Por isso, o que vier, é bónus. Já no caso do Benfica será uma completa desilusão e sabe se lá o que mais...

    Só mais uma coisa. Como bom bracarense (braguista!), é óbvio que tenho um ponto de honra: não gosto do Guimarães. Ora, isto nada tem a ver com "antis", mas antes rivalidades antigas, muito antigas. Estas, desde que moderadas, fazem bem ao futebol. A história do "anti", um dia destes vai trazer desgraça ao nosso futebol.
    É que ser "anti" pressupõe que desejamos a extinção do outro; rivalidade vivemos para ver o outro mal e isso é que nos dá gozo (e mal estar quando ficamos por baixo, como foi o caso da derrota em Guimarães - a única até agora do Braga, este ano, e espero que assim continue).

    Por isso, Viva o Braga e o Gdb, clubes das nossas terras!

    ResponderEliminar
  17. Nota:
    Esqueci-me de dizer. Sr. Óscar, pelas contas que faz e pelo que vejo então, o Miguel - reparei que me tratou, e ainda bem, por Carlos - teria três clubes: o Gdb, o Benfica e o anti-portista (já nem ligo à ordem, foi a que saiu). Ora não me parece que o Miguel aceite colocar estas "paixões" ao mesmo nível, próprias daquelas coisas inexplicáveis.

    Já agora, outra coisa; estas dissertações são mais que futebol, caso contrário estaríamos a falar do jogo jogado dentro das quatro linhas... Ou quase, como no jogo do Braga com o Marítimo... Estive lá e só vi a bola dentro da baliza (estou a ser honesto). É claro que quando vi na televisão, lá disse: ficou cego!
    Estou a arranjar lenha para me queimar, mas também lhe digo que para se "roubar" não é com lances de linha lateral. As probabilidades de dar golo seria mínimas... mas deu, é um facto.

    Em síntese mais do que futebol, tudo isto é poder, é dinheiro, é protagonismo, é influência, é um escape, uma libertação (por isso ninguém gosto de perder). é o ópio do povo e é isso que eu acho interessante. E mais fica para a próxima...

    ResponderEliminar
  18. Bom Dia. Ponto de Ordem. Só tenho um clube que é o Sport Lisboa e Benfica, do qual sou sócio vai fazer 4 anos. Não sou do GDB, muitas vezes nem sei que resultado obteve no fim de semana, nem sei em que lugar está. E sim, gosto que o FCP perca, mas gosto muito mais que o meu Glorioso ganhe.
    Cumps a todos

    ResponderEliminar