terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Jogadores e Jogadores

Afinal o que é mais importante para uma equipa? Ter um jogador que joga e faz jogar, deixa a pele em campo, não para de correr e está sempre nas dobras ao colega, etc ou ter um jogador que só joga para ele, finta tudo e todos e muitas vezes decide jogos que só ele pode decidir. É uma questão que se levanta várias vezes, ter um jogador que nos lembra sempre que o futebol é um jogo colectivo, ou ter uma individualidade capaz de decidir jogos quando mais ninguém pode?

Para mim os expoentes máximos deste tipo de futebol, são o Xavi Hernandez e o Cristiano Ronaldo, respectivamente. Qual preferia ter na equipa? A resposta é obvia, os dois? :) Não podendo, nesse caso escolheria o CR9!!! E porquê? Por muito decisivo que seja o Xavi na manobra de uma equipa ter um jogador como CR9 é uma mais valia, nunca joga mal (às vezes parece porque estamos à espera do impossível).


Continuando nestas comparações chego ao meu Glorioso. E coloco dois jogadores fundamentais até agora, Javi Garcia e Di Maria. Neste caso a minha resposta também é óbvia (sabem que não gosto do Di Maria), mas mudou em relação ao paragrafo anterior, e porquê? Bem a resposta é simples, o Di Maria, que reconheço ter sido em muitos jogos decisivo pelos desequilíbrios que gera, velocidade de execução e de ter a virtude de ir sempre para cima do adversário, tem na actualidade vários defeitos (espera-se que evolua), não sabe soltar a bola no momento certo, não ajuda no processo defensivo (espera-se que no mínimo tape linhas de passe), e tem muitas luas em cada 10 jogos faz 6 bons (o CR9 em 10 faz 9 excelentes e um razoável) e um jogador assim pode muitas vezes quebrar o rotina duma equipa, pois a tendência dos outros jogadores é passar-lhe a bola e se ele não está bem leva a muitas perdas de bola (passes falhados e remates para fora). O Javi Garcia, não sendo um Xavi, é um jogador que guarda muito bem a posição, está sempre nas dobras aos laterais e centrais, joga curto e simples, faz um sem número de recuperações, sabe fazer faltas (é verdade, até para isto é preciso saber) e devido ao seu bom jogo de cabeça ainda marca bastantes golos. Poderia ter usado o Maxi Pereira neste exemplo, mas penso que assim se percebe melhor onde quero chegar.

PS- Quando o SLB contratou o Javi por 7 milhões de €, achei que eram números a mais, e fui visitar um jornal espanhol para ver os comentários sobre essa transferência, em cada 100 só um falava bem dele, diziam que ele nem sequer valia 2 milhões, que tinham feito o negócio do ano, que o SLB devia ter dinheiro a mais, outro Balboa (os comentários sobre o Saviola foram parecidos), em todos os comentários a palavra mais usado foi “paqueton”, que deverá querer dizer “tolheito” em português futebolístico (é isso Óscar?). Isto leva-me a citar Einstein quando publicaram a obra “100 autores (cientistas) contra Einstein”, cuja resposta dele foi: “se eu não tivesse razão um bastava”. Penso que a analogia é directa….

8 comentários:

  1. oh pah eu como adepto do RMCF eu gosto mais do PEPE, mas o CR9 não é mau... lol
    quanto ao paqueton isso quer dizer que é tipo enfiar o barrete... neste caso eu também pensava que o saviola e o javi garcia eram tipo outro balboa... e que sim tinha sido enfiado o barrete pelo real ao benfica...
    Não quer dizer que agora continue a achar o mesmo, mas esses dois não tinham lugar no real, neste momento claro...

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma análise correcta da tua parte, apesar que pelo jogos que já tinha visto do Javi na temporada passada ao serviço do Real pareceu-me logo uma boa contratação, o Saviola esse sim surpreendeu-me, ainda bem pela qualidade que veio trazer à nossa Liga, mau porque assim o Benfica tem mais hipóteses de vencer.


    PS: Para o Tomé- Olha que se calhar o Javi tinha lugar no Real, pelo menos melhor que o Gago é, e sempre permitia ao Xabi Alonso descansar alguns jogos, sem que a qualidade do vosso meio-campo se ressentisse como tem acontecido.

    ResponderEliminar
  3. Olá Óscar, se calhar o Javi tem lugar no plantel do Real Madrid, mas pelo que li dos adeptos quando ele saiu, devia ser assobiado por tudo e por nada, portanto por esse ponto de vista é melhor que tenha saído, mas é muito melhor que o Diarra (não o Lass claro)....
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá David, nunca tinha visto jogar o Javi (apenas o conhecia do FM, e não era mau), digamos que foi uma surpresa muito agradável.

    Quanto ao ter lugar no RMadrid, concordo plenamente, mas era preciso que o público do Bernabéu apreciasse o espirito guerreiro deste jogador, o que não me parece que tenha acontecido (ou venha a acontecer), e ainda bem para o SLB :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Do meu ponto de vista parece-me correcta a tua abordagem sobre o valor real desses jogadores.
    Não conhecia o Javi, mas o Saviola dispensa comentários sempre foi considerado um super dotado mas no meu ponto de vista foi sempre tapado por questões extra futebol ou seja MARKETING e nesse mundo perde sempre quem rende menos!!!.
    Mas é também verdade que quando não se conhece desconfiamos sempre do seu valor futebolístico ( Quantas vezes já fomos queimados??!!), mas desta vez há o Rui Costa e neste há que confiar , pois ele é un dos nossos, só que teve a felicidade de jogar no clube da vida dele .
    Voltando ao assunto paqueton gostaria de dizer que quando uma estrutura está montada e dinamizada é muito mais fácil para os jogadores renderem o que realmente valem!!, o que queria dizer era que imaginem se o Balboa chega só este ano ao Benfica, será que teria rendido mais?? nunca o saberemos mas eu acredito que sim!!
    Só uma nota final, no Real não gostam do jogadores da cantera, gostam bem mais daquele s que custam milhões e que valem tanto do ponto de vista futebolístico como os que são formados nas escolas! Vejam só o caso do Barça, quantos são formados nas escolas??!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Cláudio. Todos sabemos a importância do marketing no RMadrid, mas venderá mais camisolas o Diarra (o pior), do que venderia o Javi? Só se for pelo facto de ser da cantera e não as vender por causa disso. Mas, mais uma vez, ainda bem que não o quiseram :).

    Quanto ao Balboa, quando o JJ chegou fazia parte do plantel, portanto se não está a jogar por alguma coisa será, e o nosso lado direito do meio campo não tem muitos jogadores com as caracteristicas dele (até acabamos de contratar um tal de Éder Luis para essa posição). A análise dos reforços de inverno ficará para outro post, até porque o mercado nem sequer abriu, mas já garantimos 3 reforços!!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá Miguel,

    Sem dúvida, o Xavi Hernandez é um jogador fantástico, tem uma visão de jogo e uma qualidade de passe impressionante, para mim é um dos melhores “cérebros” do futebol. Mas há outras individualidades que dispensam apresentações, o Cristiano Ronaldo [é uma “máquina”] e o Messi [gosto do futebol deste miúdo].

    No Benfica, também há jogadores com a mesma “craveira”, Dí Maria já é comparado ao CR9 e ainda hoje Simeone o comparou ao Messi, é sempre uma grande ameaça para qualquer equipa adversária. Mas falta saber se chega lá!!!

    O Javi Garcia apesar de ser um puto como Dí Maria tem uma cultura táctica excelente. Concordo contigo ao colocares estes dois jogadores como fundamentais até ao momento, mas apetece-me colocar aqui ao barulho o Aimar, o “gajo” tem uma visão de jogo, imagina naquela cabeça cada linha de passe!!! Citando o Maradona "o único jogador por quem valia a pena pagar bilhete era Pablo Aimar".

    Mais um excelente post que publicaste, o comentário não tem a mesma qualidade, mas é impossível perante tal análise. ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Jorge, não concordo com as comparações do Di Maria com jogadores como CR9 ou Messi, penso que nunca irá chegar perto (e não gosto do Di Maria).

    Quanto ao Aimar, excelente jogador, sem dúvida, mas tem aquele defeito de quando está bem fisicamente só jogar uma vez por semana, e em muitos casos está lesionado (assim de repente já está lesionado há um mês).

    O teu comment foi muito bom, devias pensar em escrever um Blog:). Obrigado pelo elogio.

    Abraço

    ResponderEliminar