quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Equipas do SLB

Plantel 2000/2001

Guarda Redes: Bossio, Moreira e 24 Robert Enke;
Defesas: Ivan Dudic, Escalona, Marchena, Paulo Madeira, Ricardo Rojas, Miguel, Sérgio Nunes, Diogo Luís, Geraldo, Ricardo Esteves, Ronaldo e Fernando Meira;
Médios: Karel Poborský, Roger, Ednilson, Chano, Calado, Uribe, Rui Baião, Maniche e Kandaurov
Avançados: Pierre van Hooijdonk, Sabry, Carlitos, Toy, Dani, André e João Tomás.

Tenho um poster colado na parede do meu quarto com esta equipa do meu Glorioso, porquê? Bem, porque no inicio da época comprei um jornal e no meio vinha o poster e lembrei-me de o pendurar. Porque é que ainda continua lá? Vontade não me faltou de o arrancar e desfazer-lo em pedaços (a meio da época), mas depois pensei que não se pode gostar de um clube só quando este ganha e que aqueles jogadores eram do SLB, logo mereciam respeito, quer dizer, alguns, mas mais do que tudo, o cartaz ainda continua no mesmo sítio porque me faz lembrar todos os dias que aquele foi o pior plantel da história do Benfica, ficou em sexto lugar no campeonato e fora das competições europeias, teve como treinadores Jupp Heinckes, José Mourinho, ainda deu alguma esperança mas Manuel Vilarinho demitiu-o (terá sido depois de almoço?) e Toni. Espero que o Benfica nunca mais tenha um plantel como este, e principalmente que nunca fique em sexto lugar (quer dizer nem sequer em 2º, o que desejo é que fique para sempre em 1º).

Por curiosidade nesta equipa aproveitavam-se muito poucos (Enke, van Hooijdonk, Poborsky, Meira e Marchena) e se calhar na equipa actual do SLB ( e eles como jogavam na altura, claro), só se aproveitaria o Poborsky, Marchena e talvez o Meira. Pelo lado negativo, existiam jogadores que acho que teriam dificuldades em ser titulares do GDB!!!! Casos de Dudic, Escalona, Rojas (este era brutal), Uribe e André.

Feliz Ano Novo para todos os visitantes do Planet.

PS- Tenho vários posters do SLB guardados de muitas temporadas, mas este só irá ser substituído se algum dia o meu Glorioso vencer a Champions League, não sei se uma Europa League chegará, mas era bom vencer :), logo poderá manter-se na parede durante algum tempo, espero que seja pouco...


6 comentários:

  1. Hum... eu não queria ser negativo, e talvez algum dia me vas relembrar o que eu vou dizer aqui, mas acho que se só sair quando for camp~eao da liga dos campeões então me parece que não sai mais dai...
    ( era bom que me relembrasses destas palavras)

    ResponderEliminar
  2. Para além de te relembrar, espero que venhas festejar esse título comigo, e já agora pegamos nesse poster e deitamos-lhe fogo (é melhor não, serve para lembrar que o SLB nem sempre teve garndes equipas, como agora acontece). O que se está a construir no meu Glorioso é algo grandioso, que mesmo que não sejamos campeões nacionais este ano, iremos ser brevemente, e a CL irá estar ao nosso alcance nos próximos 5 a 10 anos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Miguel!
    Decidi conhecer o teu blog e tornar-me tua seguidora.
    Partilho do teu desejo de ver o nosso Benfica ganhar a liga dos campeões. Isso é que ia ser uma noite de shots:)lol
    Até te digo mais...eu acredito e acho que vai ser num futuro próximo...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Dessas equipas já todos os grandes clubes tiveram e continuarão a ter. Pois bastam 3 ou 4 más decisões numa fase de renovação de um plantel e rapidamente se transforma em qualquer coisa semelhante a esse Benfica que tu descreveste. Isto aliado a dirigentes imcopetentes e balneários sem qualquer tipo de blindagem tornam a vida muito facilitada aos adversários (2 dos motivos pelos quais o FCP dominou o futebol Português nos últimos 30 anos, além da fruta e chocolatinhos).

    Quanto ao SLB vencer a Champions parece-me extremamente dificil (há muitos interesses extra-futebol no mundo da UEFA e também da FIFA) no entanto também eu festejaria contigo pois também já o fiz quando foi o Porto do Mourinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana. Bem vinda ao Planet, espero que seja para continuar (e isso também depende do que se escrever lol).

    É óbvio que ser campeão Nacional é qualquer coisa de mágico (principalmente contra a fruta) mas vencer uma champions league deverá ser algo de indescritível. Espero estar cá para festejar, se não terei que passar o legado do poster de geração em geração.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Olá David, o problema desse plantel é que foram feitas várias más decisões durante épocas consecutivas. Lembro-me, por exemplo, que o João Vieira Pinto foi dispensado nesse ano, quando estava no alto da sua carreira (não quer dizer que ficassemos mais bem calssificados, mas sempre teriamos mais alguns pontinhos... e a velha história de sairem 20 jogadores e entrarem outros 20 de qualidade dúvidosa (fora o tempo de adaptação) também ajudaram ao descalabro.

    Quanto à champions league, a verdade é que com boas equipas as hipoteses aumentam, e o meu Glorioso está a construir uma grande equipa, e num ano bom para nós e não tão bom para os grandes da Europa tudo pode acontecer...

    ResponderEliminar