quinta-feira, 25 de março de 2010

Conselho de Justiça vs Conselho de Disciplina

Boa tarde

Está mais uma vez instalada a confusão no futebol português. Depois de tanta fruta, viagens cosmos, quinhentinhos, chocolatinhos, viciação das classificações dos árbitros, caso da ida à Champions League, agora temos um caso insólito, o CD puniu dois jogadores com 4 e 6 meses de suspensão, o CJ mantém a condenação mas reduz as penas para 3 e 4 jogos!!!! Bem, só concordam que são culpados. Mas, em analogia, parece-me que uns acham (CD) que foi homicídio qualificado, e outros acham (CJ) que foi homicídio por negligência...

De qualquer forma já falei em posts anteriores que nunca concordei com esta punição, penso que a decisão do conselho de justiça é a mais adequada, tudo não passou de uma reacção a quente de dois jogadores, 3 e 4 jogos parece-me bem.

Não concordo, no entanto, com quem diz que esta decisão está a valer um campeonato, por muito bom jogador que seja o Hulk, ainda está muito verde e não tem um carácter decisivo de um Messi, Cristiano ou Rooney. Uma pergunta, o lance da simulação do Lisandro valeu o campeonato do ano passado??? O FCP tem todo o direito de se sentir injustiçado, mas deixo outra pergunta: qual é a noção dos adeptos e dirigentes do FCP de justiça??? Defendem um clube que foi condenado por corrupção activa, crime mais grave do que os que cometeram Juventus e Marselha, que lhes valeu a descida de divisão, e a eles apenas 6 pontos, numa época em que tinha 20 de vantagem....

Apesar de não concordar com os castigos iniciais e de terem ficado impedidos de jogar antes de conhecer a sentença, por respeito apenas aos jogadores, o clube mereceu de longe este castigo. Digamos que teriam de acontecer mais "injustiças" destas para o equilíbrio do universo futebolistico ficar reestabelecido, tipo uns 20 anos de injustiças a contar a partir de agora....

O que eu desejo, e no fundo o que desejam todos os adeptos de futebol é que nos deixem viver as nossa rivalidades em paz, sem fruta, sem viagens cosmos, sem incompetências de CJ ou CD. Queremos jogo bonito, bons espectáculos, que os dirigentes falem o menos possível, que os treinadores se limitem a falar de futebol, e que os árbitros continuem a fazer o melhor que podem, desde que repartam os erros (é impossível não os cometer) e não tenham sido corrompidos. Será um desejo assim tão difícil de atingir?? Espero bem que não...

sexta-feira, 19 de março de 2010

Treinadores e Estrutura

Bom dia

Muitas vezes me ouviram dizer que no FCP até o meu cão era campeão, e eu não tenho cão!!!Num post que escrevi recentemente já falei que o FCP esteve 3 anos sem ganhar o campeonato no início deste século, e a chamada estrutura é a mesma. Poderia ter sido o fim da era pinto da costa, mas chegou um tal Mourinho e levantou o clube de novo para a ribalta, até ao topo do futebol europeu, com milhões de euros e troféus para o clube da fruta. Depois de Mourinho a estrutura manteve-se mas o FCP não venceu e vários treinadores passaram pelo clube. Veio Co Adriaanse e começou a era do tetra, mais por demérito de SCP e de SLB do que por mérito de treinadores (Jesualdo). Veja-se que este ano o FCP leva os mesmos pontos que no ano do tetra e no entanto está em 3º. Isto tudo para dizer que se dá demasiada importância à estrutura, ao presidente e ao director desportivo, estes "apenas" têm dar todas as condições de trabalho à equipa técnica e a partir daqui o treinador tem de ser o responsável máximo do futebol, tem de decidir que jogadores adquirir, que sistema de jogo se vai adoptar, o que dizer nas conferências de imprensa, em resumo, sobre o treinador (aqui incluo os jogadores, pois estes têm à responsabilidade de colocar em campo aquilo que o treinador pede) deve recair 90% das responsabilidades, para o bem e para o mal e os restantes 10 % devem ser atribuídos à tal estrutura.

Há poucos treinadores a nível mundial que conseguem que o clube se adapte a eles e não o contrário, vejamos o caso de Jorge Jesus e Quique Flores. A estrutura do SLB é a mesma, manteve o presidente e o director desportivo e olhando para o onze base desta época temos 4 novos jogadores, Ramires, Coentrão, Javi e Saviola os outros 7 já faziam parte do plantel e o Coentrao só não fez parte porque o Quique decidiu dispensá-lo...!!Não tirando importância aos 4 novos , são definitivamente grandes jogadores, a grande diferença do SLB 2010 para o 2009 é o treinador. Quem viu Di Maria e o Cardozo com Quique e os vê agora, na realidade com o espanhol poucas vezes jogaram, o próprio David Luiz era muitas vezes encostado à esquerda, o Aimar jogava como segundo ponta de lança e assim nenhum deles estava a render o que podia e por consequencia a equipa também não carburava. Mas, Jesus percebe muito mais de futebol e aí é que está a grande diferença. O ano passado Quique tinha um conjunto de bons jogadores, este ano Jesus tem uma excelente equipa, que joga em bloco como um "todo". Ainda ontem Costinha no caso Izmailov se refere a isto, o "nós" é mais importante do que o "eu", totalmente de acordo, o que não me parece adequado é que seja o director desportivo a tratar de um problema que devia ter sido resolvido pelo treinador (os tais 90%).

O Real Madrid não passou dos oitavos na Champions League, muito devido a possuir um conjunto de excelentes jogadores e não uma equipa, e também porque Pellegrini não decide sequer em 50 % daquilo que são as competências de um treinador. Já Guardiola tem os tais 90 %, e com isso consegue o respeito dos jogadores e isso nota-se no campo. Estas percentagens não são para quem quer, um treinador tem de ser mais que tudo um líder e nem todos têm essa capacidade.

Correndo risco de me enganar (é o que pode acontecer a quem dá uma opinião), coloco o Jorge Jesus num clube restrito de grandes treinadores e lideres, e elaboro uma lista com os que para mim são os melhores do mundo nestas duas vertentes, táctica e liderança: Alex Ferguson, José Mourinho, Félix Magath, Josep Guardiola, Jorge Jesus, Fábio Capello, Guus Hiddink, Laurent Blanc, Louis van Gaal e Luiz Felipe Scolari. A ordem não interessa muito. Uma equipa que contrate qualquer um destes treinadores arrisca-se a ganhar mais que um mero técnico, obtendo também grande parte da chamada "estrutura".

PS- O Jorge Jesus este ano teria sido campeão no FCP ou no SCP, tal como no ano em que o Jardel voltou para Portugal e assinou pelo SCP e se o tem feito pelo SLB ou pelo FCP aí estaria o campeão (David, finalmente concordo contigo, mas neste caso não existia nenhum treinador a destacar-se apenas um jogador que fazia a diferença), tal como se o SLB não tem despedido o Mourinho também teria sido campeão (não digo nesse ano, mas seria no seguinte), nessa altura faltou que a nossa "estrutura" não o tivesse despedido...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Marselha-Benfica

Bom Dia

Amanhã o SLB encontra-se com um dos desafios mais importantes da sua história recente, uma vitória (ou passagem aos quartos de final) irá confirmar a progressão que o clube tem evidenciado nos últimos dez anos. Não quero dizer com isto que uma eliminação deite todo o trabalho feito até agora para o lixo, não mudará quase nada, mas uma eventual qualificação devolverá algum do prestigio europeu perdido nos últimos 20 anos.

Neste momento a Ligue 1 é uma das potencias emergentes do futebol europeu, juntamente com a bundesliga alemã e não seria de admirar que o ranking europeu daqui a 5 anos fosse: 1ºInglaterra 2º Alemanha e 3º França, a ver vamos, mas neste momento Itália e Espanha agarram-se a Barcelona e Inter, tendo o nível médio das suas equipas descido abruptamente.

Pela frente tem um outro histórico do futebol europeu, que também procura a chama de outrora, que a perdeu devido a um escândalo de corrupção, por sinal bem inferior ao observado aos nossos "amigos" fcportistas. O orçamento deste OM (Olympique de Marseille) já lhe permite aquisições de 18 milhões de Euros por um só jogador, muito devido à renegociação dos direitos televisivos (nunca mais chega 2013!!!).

Posto isto, e visto o jogo da 1ª mão o adversário sabe ao que joga tendo um treinador muito capaz, mas mesmo assim arrisco a dizer que o "meu" SLB irá vencer no Velodrome por 0-2!!! Sim, estou optimista o que é muito raro!!!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Império do Mal

Bom dia

Será o fim do império do mal? Os 11 pontos de desvantagem e a derrota por 5-0 em Londres assim o indicam. Mas vamos com calma no início do século o FCP esteve 3 anos sem ganhar o campeonato e só a chegada dum super Mourinho qual, Nikita Khruchtchev, impediu a queda do império "Estalinista".

Bem sei que ainda faltam 24 pontos, mas recuperar 8 e 11 pontos a SCB e a SLB, parece-me de todo improvável. O FCP precisa de uma Perestroika (reconstrução) e de um Glasnost (transparência). Precisa de progredir ou reconstruir-se e de deixar de ser um clube regionalista, (penso que já deixou de o ser há muito tempo), só os seus adeptos e dirigentes é que continuam a apregoar uma guerra Norte-Sul que só existe na cabeça deles e não vêm que isso não os beneficia. Precisa de transparência nas contas e que tudo o que foi feito na era pinto da costa venha a público, tal como vieram os crimes de Estaline na presidência Khruchtchev. O FCP e o futebol português precisam de um Mikhail Gorbachev, que para mim poderá e deverá ser o Victor Baía.

Victor Baía pela sua carreira tem o respeito internacional e sabe o que FCP vale no estrangeiro, pode de vez acabar com esta constante guerrilha iniciada por Pedroto e colocar um FCP a um nível superior, num patamar similar ao do SLB. Por muitos títulos que tenham ganho, nacional e internacionalmente, nunca obtiveram grande respeito nesses dois níveis, e Victor Baía parece-me muito indicado para pôr o FCP noutro degrau. Mais, gostaria muito daqui a 2/3 anos ver como presidentes de SLB e FCP, Rui Costa e Victor Baía, respectivamente, certamente que iriam impor um outro clima ao futebol em Portugal , mantendo a defesa dos seus clubes como grande prioridade, como é óbvio. Do lado do SCP, temos agora o Costinha como director desportivo, vamos ver que tipo de discurso nos oferece, mas à priori tem tudo para ser um grande dirigente e quem sabe futuro presidente. Como presidente da liga de clubes, poderá ser qualquer um, pois com os 3 grandes de acordo será muito mais fácil de gerir.

PS - Espero que realmente estejamos no final de uma era, e que a paz no futebol seja finalmente possível.

sábado, 6 de março de 2010

Onze tipo


Boa tarde

No último post não coloquei o meu onze tipo para o mundial. Como sabem o Bosingwa vai perder o campeonato do mundo devido a lesão, vai ser substituído na minha convocatória por Miguel, lateral do Valência que irá entrar directamente para a titularidade.

Sendo assim o meu "onze" será em 4-3-3:
Eduardo
Miguel Carvalho Pepe e Coentrão
Mendes Moutinho e Deco
Nani Ronaldo e Liedson

Até à próxima

quinta-feira, 4 de março de 2010

Selecção Nacional

Ontem jogou a Selecção Nacional, ou de todos nós como costuma ser chamada. Mas nos 18 jogadores convocados nem um era do meu Glorioso, o que me levou a ter ainda menos interesse em ver o jogo, mas pronto lá olhava para a televisão enquanto tratava de outros assuntos.

Não querendo ser faccioso mas já sendo, custa-me ver na selecção nacional jogadores como Rolando e Duda, e não ver nos seus lugares o Carriço e o Fábio Coentrão. Não percebo a razão do Rolando ir à selecção até os própios adeptos do FCP não gostam muito dele e tem como único ponto forte o jogo aéreo, mas no resto é fraquinho em quase tudo, para mim Rolando e Duda são jogadores muito maus, que nem para a selecção da Letónia serviriam (para dar um exemplo).

Reparei também que jogou o Raul Meireles a trinco, por favor, o Meireles não é trinco, pode fazer a posição mas nunca será muito de fiar (aliás, ele no FCP raramente, ou nunca , joga nesse lugar), e deixou o Pedro Mendes no banco, não entendo. E ainda entendo menos a razão de não convocar o Miguel Veloso, quando este está na sua melhor forma, enfim desabafos.

Tenho pena de o Nuno Gomes não jogar mais no SLB para poder ser chamado a este mundial, sem dúvida a seu percurso mereceria esse desfecho.

Pra finalizar deixo aqui os 23 jogadores que chamaria para o mundial da África do Sul, sem contar com lesões:

Eduardo, Quim, Hilário
Alves, Carvalho, Pepe, Carriço, Coentrão, Paulo Ferreira, Bosingwa, Meira
Mendes, Meireles, Veloso, Moutinho, Micael, Deco
Ronaldo, Nani, Simão, Varela, Gomes, Liedson

Sei que parecem muitos avançados e poucos defesas, mas não se esqueçam que muitos deles são polivalentes. De prevenção ficariam: Patricio, Miguel, Amorim, Martins, Almeida, Tonel, Quaresma.

PS-Caros leitores, se quiserem façam a lista dos seus 23 , se o pessoal aderir, depois farei uma lista global dos 23 mais escolhidos (escolha 3 GR, e um mínimo de 6 defesas, 5 médios e 5 avançados).

Até à próxima

terça-feira, 2 de março de 2010

Rescaldo do clássico

Boa tarde

Ninguém diria antes do encontro começar que o SCP iria vencer o FCP por esclarecedores 3-0, nem o mais ferrenho dos adeptos leoninos acreditaria nisso se alguém lho dissesse. O clássico mostrou um SCP como há muito não se via, e para mim a principal mudança foi a atitude com que disputaram todos os lances ,é claro que sem qualidade não se consegue nada, mas ter qualidade sem espírito de sacrifício de disputar todos os lances como se fossem o último não serve de nada. Este SCP já me parece capaz de muita coisa e tem o mérito óbvio do Carvalhal (que a mim me continua a deixar dúvidas da sua capacidade) e não me estranharia que fossem à luz buscar os 3 pontos, mas para o derbi ainda falta algum tempo.

Como já tive oportunidade de criticar num blog de um adepto fcportista, em que o autor dava a entender que o SCP preferia perder com o FCP para não ajudar o SLB e que o jogo da jornada seria o Leixões-Benfica porque via o seu FCP muito superior ao SCP.... Deixei-lhe um comentário a dizer que os jogadores do SCP iriam ser muito profissionais e iriam deixar a pele em campo (e deixaram). Depois do jogo apenas lhe disse que os jogadores do FCP entraram em campo como ele entrou no blog, de nariz empinado porque se sabiam superiores, e isso valeu-lhes uma (quase) goleada. Neste aspecto sou muito diferente dos meus consócios, quase nunca estou optimista nas horas prévias a um jogo, nem que seja contra o Monsanto!!! e espero que o meu treinador saiba dizer sempre aos seus jogadores que todas as equipas jogam com 11 e as que estão feridas no orgulho ainda jogam com mais alma.

Uma outra questão é se o FCP continua com opções para lutar pelo título? na minha opinião, continua, pelo menos para já, se faltassem 5 jogos diria que não mas 27 pontos ainda dão alguma margem (não muita). Neste momento a cabeça de muitos adeptos fcportistas deve estar uma enorme confusão, não sabem o que desejar ao seu "amado" Sporting Clube de Braga. Se por um lado lhes apetece torcer para que vençam o titulo ao SLB, por outro e se calhar sou eu que lhes estou a lembrar :) o Braga pode impedir que o FCP falhe a presença na milionária liga dos campeões...Que grande paradigma!!!

PS- Não acho que o SCP tenha ajudado o SLB com o resultado obtido contra o FCP. Primeiro, ajudou-se a si próprio, em segundo lugar apenas prejudicou o FCP na luta pelo título e por fim, em terceiro, deixou uma luta (quase) a dois pelo campeonato, portanto a existirem beneficios para terceiros teriam de ser repartidos pelo SCB e SLB.

Até à proxima.