sábado, 21 de novembro de 2009

Quantas equipas?

Como prometido aqui vai um Post sobre quantas equipas deveriam fazer parte da chamada liga sagres.
O campeonato deveria ser disputado com 10 equipas (DEZ, leram bem) a 4 (quatro) voltas.
Vantagens:
  1. Para estar nesta liga teria de se possuir no mínimo uma boa equipa, o que aumentaria a competitividade numa proporção directa.
  2. Imaginando que os chamados 3 grandes faziam parte dessa liga, então existiriam o dobro dos derbis, o que aumentaria em muito as receita de bilheteira bem como as televisivas (já falo sobre isto nas desvantagens).
  3. Mas não só de grandes vive o futebol (e com este sistema as diferenças iriam diminuir), as equipas chamadas mais pequenas iriam receber 6 vezes as grandes obtendo o dobro das receitas de bilheteira, e mais, imaginemos que o Vitória e o Braga estão nessa liga, os estádios nesses jogos costumam encher.
  4. A competitividade por um lugar na Europa ia se misturar com a luta pra não descer (desceriam duas equipas), iria ser um campeonato muito interessante porque à Europa vai-se em quinto (depende do Ranking) e para não descer é preciso ficar em oitavo.
  5. A qualidade dos planteis teria de ser muito boa para fazer parte das dez equipas, o que me leva a dizer que não seria necessário acabar com a taça da liga (rodar plantel, oportunidades às camadas jovens).
  6. A segunda liga (vitalis) seria separada em duas Séries, Norte e Sul, subindo uma de cada com 11 equipas cada (para manter o número de equipas profissionais).
  7. A imprensa com tantas jornadas e tanta competição tinha menos tempo pra falar de coisas que não interessam " Di María gosta de frango, e Mantorras tem galinhas no quintal..."

(Possíveis) desvantagens:

  1. O calendário, seriam necessárias 36 jornadas, (quase tantas como em Inglaterra e Espanha, que são 38!!!!!!!) neste momento são 30. Solução- Acabar com as taças ao fim de semana e depressa arranjávamos as 6 que faltam (a mim pessoalmente aborrece-me).
  2. A quem diga que tantos derbis numa temporada era aborrecido, mas a minha pergunta para essas pessoas é: GOSTAS DE FUTEBOL???
  3. A televisão, como sabem os direitos da nossa liga pertencem à SportTv via olivedesportos (ainda os irmãos oliveira) até 2012\2013 o que seria um entrave para começar já a reestruturação, mas duvido que comecem já, até porque ainda não vi nenhum clube propor isto (uma ideia seria mandar um email a todos os clubes profissionais...).

Não me lembro de mais vantagens ou desvantagens, mas se se lembrarem de alguma comentem (pode ser que fique mais perfeito, e a ideia de mandar o email à liga e aos clubes continua de pé).

PS- Tenho a convicção que esta ideia elevaria o futebol português a ombrear com as mais fortes ligas europeias em 2\3 anos e não me venham com a liga escocesa, eles só tem duas equipas boas, o resto são pequenas (Portugal tem muitas equipas médias).

5 comentários:

  1. Bem, és capaz de ter razão... mas lembro-me que só ligas como a da estónia e países do tipo é que têm ligas a 4 voltas... talvez não sejam ligas assim tão fortes...
    Mas nunca se sabe...

    ResponderEliminar
  2. Bem!!!seria um campeonato "louco", com tanta competitividade...haveria "emoção" a alta rotação...Aqui está uma boa ideia.

    Mas penso que em Portugal, ainda não existe uma mentalidade desportiva, que permita introduzir um campeonato neste formato.

    Mas está neste post, o campeonato do futuro...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Espero bem que sim Jorge, mas ainda penso que entre todos deviamos fazer um abaixo assinado (com um texto deste tipo, melhorado) e enviar para todos os clubes profissionais, liga, federação e patrocinadores.
    Acho que ganhavamos todos, principalmente o futebol.
    Oscar, acho que temos mais potencial do que a Estonia...
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Já tinhamos falado sobre este tema e é claro que concordo contigo a 100%. É só ver a competitividade das equipas Austríacas este ano na europa e tirar conclusões e eles têm este modelo há uns cinco anos sensivelmente. A questão das transmissões televisivas é mais melindrosa mas penso que com um campeonato nesse formato não haveria outra solução (mesmo para os oliveirinhas) a não ser as tv´s abrirem os cordões à bolsa.

    ResponderEliminar
  5. Olá Mano, sim já tinhamos falado disso, e até me lembro que foste tu que sugeriste 10 equipas (eu inicialmente tinha falado em 12), tenho que começar a colocar bibliografia :). Seria interessante elaborarmos um carta com este assunto dirigida a todos os clubes profissionais, Liga, FPF e aos patrocinadores (penso que estes concordando com a ideia poderiam pressionar mais...)!
    Abraço

    ResponderEliminar