Há uns tempos atrás deixei aqui a minha opinião sobre quem iriam ser os vencedores das principais ligas europeias, mas como devem ter reparado não emiti qualquer previsão sobre o vencedor da nossa liga sagres, não porque não considere a nossa liga uma das principais, mas por nessa altura achar que me iria precipitar na análise. Hoje sinto-me muito mais capaz de fazer essa projecção, passadas 13 jornadas com os três primeiros separados por um ponto e nas vésperas de um SLB-FCP.
Posto isto, vou começar por dizer que penso que o FC Porto irá sagrar-se penta-campeão nacional (o segundo da sua história), e passo a justificar esta opinião. Nesta altura, existem 3 candidatos ao título, FCP, SLB e SCB, porque o SCP parece-me definitivamente afastado da corrida. Quanto ao SCB não me parece que aguente a pedalada, portanto restam dois candidatos reais ao 1º lugar.
O meu glorioso começou bem a época (apesar de ter empatado o primeiro jogo) e foi andando de goleada em goleada, seria fácil nessa altura apontar o SLB como campeão mas não o fiz, e não o fiz porque sei que os campeões não se fazem de goleadas, mas sim de consistência, sorte e espírito de campeão. Contra o Olhanense só tivemos a "sorte" de empatar no último minuto, porque o resto do jogo foi de azar atrás de azar. Há quem diga que a sorte procura-se, e se tivemos o mérito de levar um ponto no último minuto, tivemos no entanto vários deméritos: entramos a medo (tal como em Braga) e uma equipa que ambiciona ser campeã nunca o pode fazer, os jogadores deixaram-se levar nas provocações (mas será que eles não esperavam essas provocações??????) dos adversários e perderam a cabeça (Di Maria, Cardozo, David Luiz, etc), uma equipa com estofo de campeã não se deixa afectar por isso, dá a volta e vira essa agressividade contra o seu oponente, e por último estiveram desconcentrados (os dois golos sofridos disso são testemunha), talvez a pensar no jogo de Domingo, outro erro que uma equipa que sabe onde quer chegar nunca pode cometer.
Como adversário na luta pelo campeonato, o SLB tem uma equipa que é tretacampeã, que goza da estima da maior parte dos clubes presentes na liga (se se fizesse uma sondagem aos treinadores, jogadores e adeptos das outras 14 equipas, 90% responderiam que preferem o FCP campeão em detrimento do SLB), e mesmo tendo um treinador limitado (estou a ser simpático) têm uma estrutura exemplar, uma grande equipa (toda a gente sabe de que forma foi construída, à base de dinheiro proveniente das constantes presenças na Champions League, graças a campeonatos ganhos com quinhentinhos, cosmos, fruta, chocolatinhos, café com leite, Acácio, guarda Abel, enfim estava aqui até de manhã...) e a calma que o meu Glorioso não tem e que, para mim, vai ser decisiva na conquista do ceptro.
Quanto ao jogo do próximo domingo, penso que vai dar empate (1-1), não é nestes jogos que se ganham ou perdem títulos, mas sim em campos como o José Arcanjo, e como esses vão existir muitos, vamos ver se a "estaleca" de campeão aparece nesses jogos, mas tenho sérias dúvidas.
Ainda relativamente ao jogo de Olhão, a massa adepta do SLB (eu incluído) estava mais preocupada com o jogo de Domingo do que com o que se estava a jogar (nós podemos, os jogadores não) e perdemos jogadores para o próprio jogo do Algarve (Aimar, Ramires, Di Maria), que muita falta fizeram, se vão fazer falta no dia 20 de Dezembro de 2009? não faço ideia, sei que vamos começar com 11 (acabar já é outra história)....
Sei que este post não vai ser do agrado dos meus consócios e dos restantes simpatizantes do SLB, mas escrevi o que me vai na alma e sempre podem ver isto pelo lado positivo, geralmente nunca acerto....
PS- Se quiserem digam o seu palpite para o jogo (mais uma "porra"), a ver se desta vez alguém acerta, eu desde logo, espero não acertar, para mim os empates são como derrotas, mesmo que o adversário seja o tretacampeão, ou o campeão europeu, ou mundial, ou de Marte e afins...