segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Liga portuguesa

Há uns tempos atrás deixei aqui a minha opinião sobre quem iriam ser os vencedores das principais ligas europeias, mas como devem ter reparado não emiti qualquer previsão sobre o vencedor da nossa liga sagres, não porque não considere a nossa liga uma das principais, mas por nessa altura achar que me iria precipitar na análise. Hoje sinto-me muito mais capaz de fazer essa projecção, passadas 13 jornadas com os três primeiros separados por um ponto e nas vésperas de um SLB-FCP.


Posto isto, vou começar por dizer que penso que o FC Porto irá sagrar-se penta-campeão nacional (o segundo da sua história), e passo a justificar esta opinião. Nesta altura, existem 3 candidatos ao título, FCP, SLB e SCB, porque o SCP parece-me definitivamente afastado da corrida. Quanto ao SCB não me parece que aguente a pedalada, portanto restam dois candidatos reais ao 1º lugar.


O meu glorioso começou bem a época (apesar de ter empatado o primeiro jogo) e foi andando de goleada em goleada, seria fácil nessa altura apontar o SLB como campeão mas não o fiz, e não o fiz porque sei que os campeões não se fazem de goleadas, mas sim de consistência, sorte e espírito de campeão. Contra o Olhanense só tivemos a "sorte" de empatar no último minuto, porque o resto do jogo foi de azar atrás de azar. Há quem diga que a sorte procura-se, e se tivemos o mérito de levar um ponto no último minuto, tivemos no entanto vários deméritos: entramos a medo (tal como em Braga) e uma equipa que ambiciona ser campeã nunca o pode fazer, os jogadores deixaram-se levar nas provocações (mas será que eles não esperavam essas provocações??????) dos adversários e perderam a cabeça (Di Maria, Cardozo, David Luiz, etc), uma equipa com estofo de campeã não se deixa afectar por isso, dá a volta e vira essa agressividade contra o seu oponente, e por último estiveram desconcentrados (os dois golos sofridos disso são testemunha), talvez a pensar no jogo de Domingo, outro erro que uma equipa que sabe onde quer chegar nunca pode cometer.


Como adversário na luta pelo campeonato, o SLB tem uma equipa que é tretacampeã, que goza da estima da maior parte dos clubes presentes na liga (se se fizesse uma sondagem aos treinadores, jogadores e adeptos das outras 14 equipas, 90% responderiam que preferem o FCP campeão em detrimento do SLB), e mesmo tendo um treinador limitado (estou a ser simpático) têm uma estrutura exemplar, uma grande equipa (toda a gente sabe de que forma foi construída, à base de dinheiro proveniente das constantes presenças na Champions League, graças a campeonatos ganhos com quinhentinhos, cosmos, fruta, chocolatinhos, café com leite, Acácio, guarda Abel, enfim estava aqui até de manhã...) e a calma que o meu Glorioso não tem e que, para mim, vai ser decisiva na conquista do ceptro.


Quanto ao jogo do próximo domingo, penso que vai dar empate (1-1), não é nestes jogos que se ganham ou perdem títulos, mas sim em campos como o José Arcanjo, e como esses vão existir muitos, vamos ver se a "estaleca" de campeão aparece nesses jogos, mas tenho sérias dúvidas.


Ainda relativamente ao jogo de Olhão, a massa adepta do SLB (eu incluído) estava mais preocupada com o jogo de Domingo do que com o que se estava a jogar (nós podemos, os jogadores não) e perdemos jogadores para o próprio jogo do Algarve (Aimar, Ramires, Di Maria), que muita falta fizeram, se vão fazer falta no dia 20 de Dezembro de 2009? não faço ideia, sei que vamos começar com 11 (acabar já é outra história)....


Sei que este post não vai ser do agrado dos meus consócios e dos restantes simpatizantes do SLB, mas escrevi o que me vai na alma e sempre podem ver isto pelo lado positivo, geralmente nunca acerto....


PS- Se quiserem digam o seu palpite para o jogo (mais uma "porra"), a ver se desta vez alguém acerta, eu desde logo, espero não acertar, para mim os empates são como derrotas, mesmo que o adversário seja o tretacampeão, ou o campeão europeu, ou mundial, ou de Marte e afins...


12 comentários:

  1. Apesar de ter permanecido em silêncio até agora, tenho seguido com alguma regularidade o teu blogue.
    Em primeiro lugar, deixa-me congratular-te por arranjares sempre um tempinho, se calhar entre experiências (e porventura com o aroma do THF no ar a inspirar-te), para escrever sobre este desporto que nos dá conta dos nervos mas sobretudo por seres tão imparcial quando falas do nosso clube da alma, coisa rara entre os amantes do futebol.
    Posto isto, passo a comentar a tua análise sobre o possível vencedor da prova do escalão máximo do futebol Português. Digo-te que corroboro totalmente a tua opinião acerca do vencedor, não tenho dúvidas (infelizmente) que o F.C.Corrupção vai acabar por ganhar o campeonato. Aliado à maior força fora das quatro linhas (tu entendes), parece-me que o FCC continua a possuir uma maior organização institucional, maior estrutura psicológica dos jogadores e maior regularidade de jogo (embora eu ache que algumas equipas entram no dragão sem muita vontade de vencer).
    Quanto aos rivais da segunda circular, de certo não chegarão ao primeiro lugar mas de qualquer forma, tenho receio que consigam alcançar o SLB durante a época (espero estar enganado e que o SLB aprenda com este último jogo), tal como o têm feito nas últimas temporadas.
    Realmente tens razão quando dizes que o Benfica começou bem a época, mesmo o jogo contra o Marítimo (que acabou empatado) foi um bom jogo por parte do Benfica e até poderia ter goleado tantas foram as ocasiões de golo, mas exibições como as realizadas contra os colossos AEK, SCP e Olhanense, não podem ser repetidas. Eles (jogadores) têm de perceber que jogar contra o Olhanense tem o mesmo valor de jogar contra o Barcelona (eu sei que é exagero) e que os jogos se ganham com determinação e convicção desde o primeiro minuto de jogo e que o resultado não aparece só porque envergam a camisola do Glorioso, têm de atingir que a camisola por si só não ganha desafios.
    Em relação ao Jesus (ainda não estou muito convencido e não subscrevo a tua frase “in Jesus we trust”, nem com este, nem com o outro Jesus), gostaria de perceber o porquê da insistência da marcação à zona nas bolas paradas defensivas, eu sei que há equipas que praticam com sucesso este método defensivo, mas eu também já reparei que os jogadores do Benfica se desorientam e que são inúmeras as bolas que são ganhas pelos contrários (e os adversários já perceberam isto). Outra coisa que me deixa perturbado é o facto do Benfica não conseguir vencer jogos nos quais sofre primeiro o golo. Uma equipa que queira ser campeã tem de ter capacidade psicológica para dar a volta a situações complicadas.
    Em relação ao último jogo (só vi o resumo), além das falhas defensivas nas bolas paradas, das quais resultaram os dois golos do adversário, fiquei muito aborrecido, ou melhor, irritado, pelo facto do Di Maria (jogador que todos idolatram e que eu quase detesto) ter feito a estupidez que fez quando o SLB estava empatado e com mais uma unidade em campo. Só demonstra uma tremenda burrice e imaturidade de um jogador que poderia realmente fazer a diferença.
    Ao contrário do que pensas, este post vai de encontro ao que a maioria dos Benfiquistas pensam, só que nalguns, o fanatismo extremo cega-os impedindo-os de ver o evidente, ou seja, o Benfica ainda não está preparado para ser campeão, com muita tristeza minha. (espero no final do campeonato engolir esta frase)!!

    Sabes uma coisa? Este blogue funciona como terapia, um gajo descarrega tudo o que lhe vai na alma e fica-se mais leve e pronto para mais desilusões… para a semana quer se ganhe ou perca aqui estarei a responder ao teu sempre (até agora) iluminado post.

    Abraço,
    Marco Nicolau

    ResponderEliminar
  2. Bem, este é o melhor post que publicaste... sem duvida... e ficou excelente porque começas a ver o espírito do blog. o P.S. foi bestial... principalmente na parte de Marte...

    ResponderEliminar
  3. Olá Marco, sim o cheiro a THF está no ar (acho que já não sei viver sem este odor). Estiveste em silêncio e nota-se, pois escrevestes mais num comment do que qualquer outro em todos!!!:)
    Em relação ao Di Maria, não é quase, detesto-o mesmo, mas reconheço que se estiver bem, pode ser decisivo (o problema dele é mesmo esse, nunca se sabe o que contar), e para mim os fora de série são como os clubes campeões, têm de ter regularidade, não podem encher o campo num jogo e não fazer nada no jogo seguinte.
    Escreve mais vezes aqui no Planet, podemos fazer deste canto a nossa conversa de café (apesar de preferir o café).
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Oscar, se foi o melhor não sei, mas desconfio que disseste isso por eu ter escrito o que me vai na alma...mas não quero nenhum selinho, isso é para cursis:)
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Bem de facto e por muito que me custe tenho de te dar razão padrinho, uma vez que tb tenho a certeza que o fc choco-tutifruti vai ser campeão.
    Tem uma estrutura imensamente bem montada, as custas das sucessivas presenças na champions mas o meio como la chegaram até nem interessa, como diz o PLATINI " Agora sei que o fcp não faz batota LOL!! só mesmo um antigo jogador da Juve para dizer isso!! só ele para compreender o que se passa na mafia do futebol ou como se fazem campeões a moda do porto !!LOL"
    Há que admitir que o polvo continua a dominar o nosso futebol, e mais, afecta o psicológico dos nossos jogadores,porque nem sequer quero falar sobre a arbitragem!! Mas que falta de inteligência, como diz o meu amigo são muito desintelectuais!!!!!será que não estavam a espera daquele comportamento por parte dos onze cães algarvios ??!! até eu estava!!!
    Mas pronto, os meses de dezembro tem sido duros para mim, derrotas com os últimos perdas de liderança, etc, etc.
    Para domingo, e com a equipe desfalcada de todo, nem sei bem quem vai jogar, mas como dizes vão entrar 11 mas apoiados como nunca pela torcida, disso não tenhas duvidas,e depois vamos ver o resultado, algo me diz que vou ficar triste( Isto implica empate ou derrota).
    Mas o meu palpite é 1-0 ( Sou um tipo optimista).
    espero que te enganes mais uma vez no resultado, mas vai ser difícil, essa tua veia germânica, tem-te iluminado !!LoL
    Eu como mero latino, os meus sentimentos falam mais alto por isso só quero ver o Porto a arder e de preferencia no inferno da luz!!!

    CARREGA BENFICA!!

    ResponderEliminar
  6. Olá afilhado. Fiquei surpreendido em também achares que não vamos ser campeões (és sempre muito mais optimista do que eu), e isso deixa-me preocupado pois se um optimista acha que não vamos ser campeões é porque a probabilidade é mesmo baixa:(!!! Espero que acertes no resultado e que nos enganemos todos a respeito do campeão...
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais parabéns por este post, e também aos teus seguidores pelos comentários que vão deixando, estão brilhantes!!!

    Com uma análise destas, pouco posso acrescentar, pois de facto espelha o sentimento geral dos Benfiquistas...

    Mas num ponto tenho que discordar, apesar de aos poucos estarmos a perder alguma chama, acredito ainda que vamos ser campeões...Espero que no Domingo a equipa nos dê uma vitória, acredito que é possível --[3-1]--.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Jorge. Quando escrevi este artigo, pensei que a tua opinião(SLB campeão) ia ser a da maioria dos benfiquistas, pois geralmente,eu sou dos mais cautelosos...
    Espero que tenhas razão em tudo o que dizes:)!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Miguel!!
    Concordo plenamente com o FCP campeao, bem sabes porque:) lol..
    Nao me vou alargar muito nos comments, mas sim vou fazer a "porra": 2-2, é a minha aposta!
    Vamos ver quem bebe uma super com a porra, deixo-te aqui um desafio: se acertares eu pago, se acertar eu pagas tu! ok?
    Abraço e bota lá com força no blog..
    Ricardo Alendouro

    ResponderEliminar
  10. Olá Ricardo. Sim, sei porque concordas, mas não te esqueças que ultimamente não acerto uma...:)!! Claro, e se ninguém acertar bebemos à mesma...
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Bem sabes que gosto sempre de ler estas coisas, concordo com quase tudo que dizes, porque continuo com a fé que este ano o compeão será mesmo vermelho (e não é o Braga)...
    Já agora a minha aposta para domingo é com convicção 2-1 para a equipa da casa.
    Benfica sempre!!!

    ResponderEliminar
  12. Olá Alexandra. Ainda bem que não concordas em relação ao vencedor do campeonato, para pessimista já chego eu. Em relação ao resultado espero bem que acertes.

    PS- É sempre bom ler comentários femininos sobre futebol, significa que este é mesmo o desporto nacional. Bem vinda aos comments no Planet.

    ResponderEliminar