segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jornada 16

Olá Bom Dia

Ficou ontem à noite concluída a jornada 16, a primeira da 2ª volta, um Marítimo-Benfica no estádio dos Barreiros no Funchal. Jogo à priori muito difícil para o Glorioso, mas que se tornou fácil ao longo do tempo, por várias razões, uma delas e a principal, é Javier Saviola, está em excelente forma, tudo o que toca transforma em golos, leva 7 jogos consecutivos a marcar!!! e aqui tenho de fazer um parêntesis, ao inicio não gostei do Saviola, cheguei a publicar um post em que dizia que não entendia o porque de não jogar o Nuno Gomes no seu lugar, reconheço agora que estava enganado, Saviola é realmente um reforço e está a decidir muitos jogos a nosso favor. Desejo vir aqui escrever o mesmo sobre o Di Maria (continuo a não gostar dele) seria muito bom sinal.

Outro factor para o excelente resultado do SLB num campo difícil foi o árbitro, não é que se tenha enganado na 1ª expulsão, apenas não concordo com este tipo de expulsões, e passo a explicar. A lei diz que o árbitro pode actuar disciplinarmente se um jogador lhe faltar ao respeito, em forma de palavras, gestos, etc, em comparação é o mesmo que chegarmos ao pé de um Polícia e o insultarmos, ele pode levar-nos preso por desrespeito à autoridade, no caso do árbitro ele pode mostrar o cartão amarelo (o Di Maria viu o dele assim) ou o vermelho (caso do Olberdam), portanto a lei está do lado do árbitro, mas eu não concordo, porque os insultos por muito graves que sejam não aleijam ninguém, só quem for fraco do psicológico (que deve ser o caso do árbitro) e nesse mesmo jogo houve vários lances de entradas duras para cartão vermelho de jogadores do Marítimo a jogadores do SLB (Di Maria e Éder Luís), essas sim, põem em risco a integridade física dos jogadores, em que o árbitro num dos casos não mostra nenhum cartão e no outro dá apenas amarelo...Quanto ao facto de o Di Maria entrar com o jogo a decorrer, não faço ideia se a lei está do lado do árbitro, o que sei é que o resultado já estava 2-0 e que um jogador do Marítimo tem tudo para cortar o lance mas não o faz, e depois defende como se fosse o guarda-redes (num jogador amador isso não se admite, quanto mais num profissional), e portanto não teve influência nos 3 pontos, apenas na goleada, mas concordo que a entrada do jogador não deveria ser permitida, principalmente se a bola estiver no sítio onde ele vai entrar.

Resumindo, não gostei do jogo, gostei da vitória que penso que iríamos consegui-la na mesma contra 11 (lembro que sempre que o Glorioso esteve em vantagem nunca deixou escapar os 3 pontos), e não gostei mesmo nada da actuação do árbitro (gostava que um dia um portista conseguisse fazer a mesma análise num jogo com estas características).

No resto da jornada, o Braga continua imparável na frente, teve a seu favor um penalti inexistente, mas pelo que vi ganhou bem. O Sporting está em crescendo, voltou Liedson e resolveu e conta com um Miguel Veloso esplendoroso. Já o clube das viagens cosmos, empatou em casa com o Paços de Ferreira, queixando-se uma vez mais da actuação do árbitro (concordo que são fraquinhos), mas mais uma vez só vê para o lado que mais lhe interessa (e nós é que somos facciosos), pois se o fora de jogo ao Falcao é muito mal tirado, também não existe mão do Oseias no lance da expulsão, e relembro que na 1ª volta em Paços de Ferreira (o jogo terminou 1-1) foi anulado um golo limpo ao Paços muito perto do fim, este sim 2 ou 3 metros atrás da linha de fora de jogo, que daria, certamente a vitória ao Paços!!!

PS- Mais uma vez fica-lhe muito mal ao clube que se deu como culpado num processo de corrupção desportiva (perda de 6 pontos, da qual não recorreu!!!), andar a queixar-se dos árbitros, principalmente em jogos nos quais o árbitro comete erros para os dois lados.

2 comentários:

  1. O lance em que Di Maria entra no relvado, foi explicado pelo comentador depois de reverem o lance.
    O arbitro dá autorização a Di Maria para entrar e a bola nesse instante estava do lado oposto, mas por coincidência, em segundos, a bola é colocada perto de Di Maria.
    Portanto, tudo legal.

    ResponderEliminar
  2. Olá Lumadian
    Ainda bem que está tudo legal, não gosto de ganhar como ganha o clube dos quinhentinhos.

    ResponderEliminar