sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Benfica, a Democracia e o Estado Novo

Bom Dia

Decidi publicar no meu blog excertos de um artigo que li há uns tempos atrás sobre as Verdades Deturpadas da História do Benfica.

Vou começar por falar na relação entre o SLB e o Estado Novo, a que tantas vezes os nossos adversários portistas se referem. O Benfica foi o clube que menos ligações teve com a ditadura e que mais dores de cabeça causou a Salazar. Nos últimos anos do Salazarismo, fruto das vitórias europeias e do GRANDE Eusébio pertencer ao Glorioso, deu muito jeito ao regime, principalmente na política ultramarina. O Benfica nunca se serviu do regime, tendo sido aproveitado e depois por ele prejudicado ao longo dos anos.

Num pais onde vigorava a ditadura e onde as eleições não eram livres, no Benfica as eleições para a escolha dos seus dirigentes eram muito concorridas e Democráticas. Antes de haver democracia no pais já existia liberdade no SLB.

Enquanto o Sporting nasceu rico e nunca teve problemas com os seus campos de jogos, doados pelos seus fundadores aristrocatas e o FCP foi bastante ajudado na construção dos seus estádios o Benfica passou por inúmeras dificuldades, saltando de campo para campo na cidade de Lisboa.Tivemos de deixar o campo de Benfica em 1923 para a construção de uma rua de acesso à antiga escola do magistério primário que só veio a ser uma realidade em........1992!!!!! Fomos expropriados do campo das amoreiras para a construção do viaduto de acesso à auto-estrada para o estádio nacional tendo então que arrendar o antigo campo do.... Sporting!!!! no Campo Grande. E só quase 50 anos depois da sua fundação conseguimos os terrenos da Luz onde foi construído o antigo estádio da Luz...

Há ainda mais exemplos que refutam as ligações do SLB com a ditadura. Nas celebrações do povo Português da vitória aliada sobre os Nazis, foram usadas bandeiras do Benfica em substituição das (proibidas) da União Soviética (comunista), mais, os jornais eram proibidos de se referir ao Benfica como "vermelhos" (por ser o que chamavam à resistência comunista) e passaram a chamar-nos "encarnados", designação que ainda hoje, infelizmente, perdura.

Bem por agora é tudo que o texto já vai longo. Amanhã (ou Domingo), não percam a 2ª parte de "Benfica, Democracia e Estado Novo" se quiserem saber quando o estádio da luz (antigo) foi utilizado pela 1ª vez pela Selecção Nacional, entre outras curiosidades.

2 comentários:

  1. Muito Bem!! Vejo que realmente tinhas razão quando dizias que este espaço não serviria exclusivamente para comentar futebol....Acabei de conhecer a tua veia de Historiador....lá está outra carreira que poderias ter seguido...:) Fico a aguardar a continuação desta "lição" de história.!! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Ifernandes.
    História relacionada com futebol, mas história...:). Acho que ainda estou sob a influêcia do reltório que terminei esta manhã, no qual (como sabes) existe um apanhado histórico sobre a Cromatografia e a Dispersão de Luz...
    Cumps

    ResponderEliminar