sábado, 30 de janeiro de 2010

O Benfica, a Democracia e o Estado Novo (Continuação)

Boa tarde

Como prometido vou continuar a falar da relação do SLB com o Estado Novo. Começando pela utilização do Estádio da Luz pela Selecção Nacional. Como sabem, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica (mais conhecido por Luz) foi inaugurado a 1 de Dezembro de 1954 e só 17 anos depois, em 1971 (3 anos depois da morte de Salazar) é que a selecção nacional realizou um jogo no nosso antigo estádio. Mais, naquela época, décadas de 60 e 70, a maioria de jogadores na selecção pertenciam ao SLB!!! Era esta a "Forte Influência" que o Glorioso tinha durante o Estado Novo. Para mera informação, nesses anos o antigo estádio das Antas teve 8 jogos, o de Alvalade 4 e o do Restelo 1.

As datas das inaugurações dos estádios dos 3 grandes também são muito curiosas. O antigo estádio das Antas foi inaugurado a 28 de Maio de 1952, que é só o dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo!!! O antigo campo do Sporting (que o SLB viria a arrendar depois de ter sido expropriado do campo das Amoreiras) ficava no topo do Campo Grande e era conhecido como campo 28 de Maio...Quando o SLB o arrendou chamou-o apenas de campo do Campo Grande e fez a sua inauguração a 5 de Outubro, dia da implantação da República, data muito pouco do agrado do regime.

Por hoje já chega, mas as Verdades Deturpadas da História do Benfica irão continuar a ser reveladas neste espaço, com o tema "caso Inocêncio Calabote".

1 comentário:

  1. Olá Miguel...

    Espero que esteja tudo bem contigo!Não tenho tido muito tempo disponível, para fazer comentários...

    Mas vejo que continuas com posts muito interessantes e enriquecedores, este é um deles, pois à factos que desconhecia. Uma boa lição de História.

    Abraço

    ResponderEliminar