terça-feira, 17 de agosto de 2010

É preciso ter calma...

E pronto. Afinal a derrota na supertaça teve efeitos na moral da equipa. Mais um fim de semana, mais uma derrota. Estava a ficar mala habituado. Assim de cor, não me lembro de o SLB ter perdido dois jogos seguidos (falo sempre me jogos oficiais). Vamos dissecar esta derrota:

Sinais positivos:
O Roberto não teve culpa nos golos. Das poucas vezes que foi chamado a intervir esteve muito bem. Claro que no 2º golo estava adiantado, mas naquela situação de jogo, que guarda-redes não estaria??

Fábio Coentrão continua numa forma impressionante. De longe o melhor do SLB.

Continuamos a criar muitas oportunidades de golo (principalmente na 2ª parte), é uma questão de o Tacuara começar a acertar e um pouco mais de sorte (bem sei que esta se procura). Penso que os dirigentes do SLB estão calmos, e que nada vai mudar na estratégia apesar destas duas derrotas. Acho muito bem. Os que eram os melhores há 3 meses não desaprenderam. Não quero voltar a ver o SLB de há uns tempos (não muito distantes) em que se despediam treinadores na 1ªjornada, acho que isso está longe de acontecer.

Sinais negativos
Peixoto, sai do SLB por favor, inventa uma desculpa qualquer, diz que te dói uma unha, por exemplo.

Sidnei, que um dia será um dos melhores centrais do mundo mostrou que ainda não está preparado para ser titular, muito verde, ficou ligado aos dois golos sofridos.

Aimar, não sei se continua com problemas físicos, mas isso não é desculpa (o Mantorras deu-nos um titulo com problemas físicos). Não procura a bola, as suas tabelinhas foram inexistentes. Para melhorar.

David Luiz, que para mim é já um dos melhores defesas do mundo, não está ao seu melhor nível, serão os rumores de transferência?? Nunca mais chega o 31 de Agosto.

Alguns adeptos do SLB, deveriam deixar de colocar tudo em causa por perder um ou dois jogos, a mim também me custa perder (muitos dos que aqui lêem sabem disso) mas é preciso ter calma e confiança naqueles que nos voltaram a colocar no topo do futebol português e nas eliminatórias finais das competições europeias.

PS- Não falei de árbitros de propósito, por muito que a razão me assista. Quero acreditar que não erram porque querem, que são erros humanos. Mas enquanto o presidente CORRUPTO estiver no activo, vai haver sempre suspeita. Quem falseia uma (várias) vez e lhe sai bem, porque não continuar????? Estarei atento, como sempre...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Catenaccio de Posse de Bola

Olá a todos

Ontem a selecção espanhola venceu a Alemanha e qualificou-se pela 1ª vez para a final de um campeonato do mundo. Conseguido de forma justa. A Alemanha que tanto me agradou até esse jogo não apareceu com o seu futebol rápido e incisivo, de transições rápidas para o ataque, de jogadas ao 1º toque e de desmarcações constantes. Pode falar-se da ausência de Müller (para mim a grande revelação do mundial) ou das fracas prestações de Podolski e Özil, mas a grande razão para os germânicos não terem conseguido explanar o seu futebol foi o "catenaccio de posse de bola" da Espanha.

Dei uma vista de olhos por jornais de 5 países diferentes (qual poliglota) e todos dizem que a vitória foi justa (eu também) e todos eles acrescentam uma elevada nota artística à Espanha, com isto já não concordo. Eles levam ao extremo o jogo lento de passe e de controlo da bola. Passam vários minutos com a bola sem objectivamente atacar a baliza. Procuram pacientemente um erro da defesa adversária, um espaço que se abra para aí acelerar o jogo, mas enquanto isso não acontece o espectador adormece no sofá (os que são neutros). Digamos que ver a Espanha jogar será uma boa cura para insónias, principalmente a 1ª parte de ontem e todo o jogo contra o Paraguai (já que contra Portugal tinha interesse no jogo e só por isso não adormecia).

O catenaccio de posse de bola, usa como principal arma ter a bola. Não interessa se vão ou não atacar ou rematar à baliza. Tal como o sistema defensivo Italiano, não estão preocupados se o jogo está 0-0. Eles têm a bola e defendem-se com isso, fazendo algumas acelerações no jogo de 15 em 15 minutos. Como diria o Homer Simpson: "boring", eu acrescento "very boring". O catenaccio de posse de bola atinge o extremo quando a equipa está em vantagem. Nessa situação eles esquecem por completo a baliza (a não ser que seja um contra-ataque nítido) e guardam a bola até ao fim do jogo. Não é por acaso que os 3 últimos jogos da Espanha tiveram o mesmo resultado, 1-0, digno da sua táctica análoga, o catenaccio!!!! Até o golo de ontem foi conseguido de bola parada (caracteristica do catenaccio).

Obviamente, se me perguntam de qual sistema gosto mais, prefiro o catenaccio de posse de bola ao catenaccio. Mas o estilo de jogo que realmente gosto é o do SLB do Jorge Jesus, que a meu ver, se assemelha muito ao jogo alemão (exceptuando os jogos com a Sérvia e a Espanha). Claro que, não é fácil aplicar o catenaccio de posse de bola, a Espanha executa-o na perfeição (tem vários jogadores que não falham um passe), tal como a Itália de 2006 aplicou o catenaccio na perfeição (tinha jogadores que não falhavam cortes nem marcações) pra ser campeã do mundo.

PS- Como perceberam não gosto do tiki-taka, mas resulta de maravilha, e o que interessa é ganhar e se tudo correr normalmente a Espanha irá ser campeã do mundo.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Portugal e o Mundial

Bom dia

Portugal perdeu com a Espanha. Derrota normal contra a campeã europeia e número 2 do ranking mundial (para o que quer que isto valha). O que me incomoda mais nisto tudo foi a conformação da derrota. Quando (quase) toda a gente está a criticar o Cristiano pela reacção dele depois do jogo acabar, eu só tenho de o defender. Não gostei da maneira como o jogo terminou, todos resignados, sem protestarem o que quer que seja, sem tentarem tirar satisfações do Capdevila (a não ser o Alves, ainda durante o jogo). Aquele final do jogo resume a participação de Portugal, resignação. Costuma dizer-se que as equipas são o espelho do seu treinador, nada mais certo. Queiroz é um treinador sem ambição. Tudo bem, a Espanha em teoria é superior, mas isso não quer dizer que tenhamos de ser submissos. Poderia e devia ter armado uma "técnica do quadrado", porque até nas grandes guerras da história nem sempre os melhores exércitos ganharam. Uma pena que Coentrão e Eduardo tenham de vir mais cedo. E uma grande pena que Cristiano não tenha um treinador (principalmente isto) e uma equipa à sua altura. Mourinho vai fazer dele ainda melhor e CR vai voltar a calar os seus detractores. Cristiano, estou contigo e não precisas de cantar o Hino

Uma palavra para a Espanha. Tem 1 cartão amarelo em 4 jogos. Por muito poucas faltas que uma equipa faça, pode ver cartões por várias razões: protestos, simulações (fazem várias ao logo dos jogos) perder tempo, etc. Mas não, nada de cartões e estamos a falar de um Mundial onde os cartões estão em saldos!!!! Talvez valha a pena pensar nisto!!!! Jogadores como Iniesta, Torres e Villa atiram-se mais vezes pro chão que o Cristiano, mas como são todos "bons rapazes" os árbitros marcam. Como perdoaram a expulsão e deixaram passar o golo em fora de jogo do Villa, etc. Alguns dirão que é o coeficiente. E eu concordo. Tanto que deixo aqui a final do mundial. Vai ser Brasil-Espanha. Alguns vão dizer: são as duas melhores. Serão? Pessoalmente gostava de ver uma final Holanda-Alemanha. Gosto muito da maneira de jogar do Robben, Sneijder e companhia. E gosto muito desta Alemanha de Müller, Özil, Khedira e Podolski. Por muito que falem do famoso tiki-taka, aprecio muito mais o futebol praticado por Holandeses e Germânicos. Do futebol do Brasil? Bem é o espelho do futebol de Queiroz, só que têm melhores jogadores...Bem, faltara outro grande candidato a Argentina. Tem talvez os melhores jogadores, uma selecção que não convoca Cambiasso, Zanetti, Lucho, Lisandro, Aimar e Saviola, e deixa Milito e Agüero no banco...mas a FIFA não gosta de Maradona (pelo passado negro de El Pibe) e sabe-se como os pormenores decidem quando o equilíbrio é grande...! Portanto acho que a final vai ser Brasil-Espanha (coeficiente), por muito que me agradasse um Alemanha-Holanda.
Fui

quarta-feira, 16 de junho de 2010

As declarações de Deco

Bom dia

Deco no final do jogo de ontem disse que Portugal não pode jogar o pontapé pra frente, o chamado jogo directo, e tem toda a razão. Portugal sempre foi uma equipa de toque, com jogadores que gostam de fazer tabelas e penetrações com bola, com boa técnica tanto no domínio como no passe. Ontem Queiroz abusou do pontapé pra frente e do mais fácil, bola no Cristiano e este que resolva. Cristiano assim, não vai poder ajudar, Portugal tem de criar perigo através de outros jogadores. Um desses jogadores devia ser Deco, mas também Danny, Mendes, Coentrão, Liedson e Meireles. Concordo com o JJ quando este diz que "está a gasóleo", mas mesmo que não estivesse a bola nunca passou por ele como era devido e quando passava não tinha jogadores perto dele para fazer o tal jogo de associação que sempre caracterizou Portugal. Mais, se Queiroz queria o pontapé para a frente, porque razão não meteu o Hugo Almeida? Percebo pouco de futebol, mas o futebol directo pede um jogador alto e forte pra lutar por essas bolas (cultura geral) e o de Bremen nem saiu do banco....

Portugal pode vir a ser eliminado, é provável. Mas prefiro ser eliminado a jogar à bola como sempre jogámos, nem que no fim tenhamos de dizer "dominamos o jogo, mas não marcámos, como sempre falhamos na finalização". Como em tudo na vida, a maneira como se perde tem influência nas reacções que gera. Eu prefiro perder (a ter de perder) a jogar muito à bola, como quase sempre tem acontecido. Futebol directo? NÃO!!!

PS- Deco quando diz que nunca foi extremo, concordo com ele, mas nunca devia ter referido isso, um jogador tem de jogar onde o treinador achar melhor e dar o melhor de si mesmo e por isso é que foi substituído...

PS1-Di Stefano diz que Messi é brilhante, mas que sozinho não pode ganhar. Por analogia digo: CR é uma máquina, mas sozinho não pode ganhar TODOS os jogos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Mundial 2010 vai começar

Olá a todos.

O mundial 2010 vai começar daqui a umas horas. 32 selecções buscam a glória, embora nem todas tenham as mesma pretensões. Vou começar por dizer quais são as minhas favoritas à vitória final, que para surpresa de todos são Alemanha, Itália e Inglaterra!!! Quase todos os especialistas e entendidos em futebol falam de Brasil, Espanha e Argentina, podem ganhar, mas um mundial é especial, nem sempre os favoritos ganham. Muitas eliminatórias vão ser decididas nos penaltys, em detalhes técnico-tácticos e na inspiração do momento. Portugal também tem as sua opções, principalmente se o melhor CR estiver presente, e ele não precisa de muita companhia, com boas ajudas de Pepe, Deco, Coentrão e Liedson o sonho pode ser possível. Com Nani teríamos mais opções, mas é em CR que a nação deposita as suas esperanças.

Há várias selecções candidatas a ser a grande surpresa, EUA, Gana, Eslovénia, Eslováquia, Sérvia, México, Coreia do Sul e Austrália. A sérvia vem de fazer uma grande qualificação (liderou o grupo da França) mas parece-me que não vai passar a fase de grupos. Coreia do Sul e Austrália podem vir a ser as grandes surpresas, já o foram o passado e o seu futebol continua em grande desenvolvimento. Em suma, o espectáculo vai começar e tudo é possível, até mesmo a mítica frase de Lineker "são 11 contra 11 e ganha a Alemanha".

PS-Alguns de vocês esperariam algum post sobre as saídas e entradas de jogadores do SLB, mas o mercado está tão confuso que vou esperar que se defina mais um pouco, apesar de achar que o Amelia seria um grande GR, e o Simão um excelente regresso para o glorioso, aguardemos.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Passaportes e Vistos

Bom dia

Pablo Aimar, jogador do SLB não viajou com a equipa na digressão aos EUA por ter tido problemas com o passaporte espanhol. Pelo que consegui apurar, ele apresentou o passaporte espanhol e foi-lhe pedido o argentino, que ele não trazia com ele. Já Javier Saviola (também é argentino) apresentou também o seu passaporte espanhol e não teve quaisquer problemas. Aimar teria de aguardar 72 horas por novo visto por isso ficou em Lisboa. A mim isto pouco me importa, é chato para o jogador não viajar, mas não passa disso...Agora, imaginem que isto se passa com o algum dos jogadores do FCP? o que não se passaria? as vozes que se iriam indignar com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras? Iriam falar de centralismo, de perseguição (como eles gostam de ser perseguidos) e de muitas outras coisas. Para aquelas bandas, vale tudo desde que se possam queixar do que quer que seja...

PS- Até na visita do Papa ao Porto conseguiram arranjar maneira de implicar com a câmara, só por o Rui Rio não se curvar perante o Senhor de Palermo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Rúben Amorim

Olá pessoal.

Na semana passada saiu a convocatória pra selecção nacional. Nela não consta o nome de Rúben Amorim. Muitos falam da ausência do Quim, outros do Moutinho e de Carlos Martins, alguns do Nuno Assis, mas para mim o grande ausente é o Rúben. Grande jogador, perfeito tacticamente, raramente falha um passe, procura estar nas dobras aos companheiros, pode fazer várias posições (lateral direito, trinco, médio centro), de vez em quando saca grandes jogadas que levam a golos e vitórias preciosas e finalmente, ainda apresenta um bom remate de meia distância. Em posts anteriores critiquei as chamadas de Rolando e Duda, penso que são, claramente, os elos mais fracos desta equipa. Enfim, o que vale a Queirós é que tem Cristiano Ronaldo e com ele em forma tudo é possível. A selecção será Cristiano e mais dez, mas ainda assim espero boas actuações de Nani, Coentrão (se chegar a jogar), Liedson e Pepe (se recuperar), o resto, o mínimo que se pede é sacrifício, pois a qualidade para levar um titulo mundial é muito pouca na nossa selecção, se compararmos com os talentos de outras selecções (Inglaterra, Espanha, Argentina, França, Itália, Brasil, Alemanha, Holanda).

Por fim, deixo aqui uma certeza, o SLB com a mesma equipa de este ano, mas como o Carlos Queirós a treinador não era campeão, provavelmente ficaria em terceiro numa luta acesa com o SCP.

PS- Não querendo ser faccioso (mas já sendo) dos jogadores portugueses seleccionáveis do FCP, o Queirós só não levou o Miguel Lopes, apesar da péssima época de Raul Meireles e Rolando, para não falar na chamada do Beto que quase não jogou (jogador que até aprecio, mas vai sem ritmo de jogo). Sabe-se da amizade que Queirós nutre pelo Rei de Palermo, e não estará a fazer mais do que tentar valorizar os jogadores do FCP (tanto Alves como Meireles pediram para sair)...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Campeões Nacionais 2009/2010



Hoje há muito pouco a dizer, mas deixo-vos a letra da música que se ouve aqui no Planet, We Are The Champions dos Queen:

"I've paid my dues
Time after time
I've done my sentence
But committed no crime
And bad mistakes
I've made a few
I've had my share of sand kicked in my face
But I've come through

We are the champions, my friends
And we'll keep on fighting - till the end
We are the champions
We are the champions
No time for losers
Cause we are the champions - of the world

I've taken my bows
And my curtain calls
You brought me fame and fortune and everything that goes with it
I thank you all

But it's been no bed of roses
No pleasure cruise -
I consider it a challenge before the whole human race
And I aint gonna lose -

We are the champions - my friends
And we'll keep on fighting - till the end
We are the champions
We are the champions
No time for losers
Cause we are the champions - of the world"

Vou só traduzir o primeiro paragrafo desta letra, tem muito a ver com o nosso SLB
"Paguei as minhas dívidas
Continuamente
Cumpri a minha pena
Mas não cometi nenhum crime
Mas erros graves
Cometi alguns
Tive terra na cara que chegue
Mas ultrapassei isso tudo"

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Carta aberta aos adeptos e sócios do SLB

Nos vários blogs que sigo tenho visto diversos posts e comments a apelarem à violência tanto contra o árbitro do SLB-Rio Ave como para a final do Jamor no dia 12 de Maio (FCP-Chaves).

Queria mais uma vez apelar ao nosso civismo. A nossa vitória será vermos as lágrimas nos olhos dos anti-benfiquistas quando fizermos a festa. Prefiro vê-los cheios de lágrimas e de inveja do que cobertos de sangue. E quero que vivam todos por muitos e longos anos para sentirem a força das nossa vitórias em campo, este vai ser o 1º de muitos. Prefiro vê-los a reclamar com o árbitro, com o CD da liga, com os stewards, com os túneis, etc, do que vê-los a levar com uma bola de bilhar na cabeça. Prefiro que ouçam os nossos cânticos "Campeões, Campeões" do que ouvir a notícia "adepto do FCP em estado grave depois de ser agredido com um bastão por adeptos do SLB". Já cheguei ao ponto de desejar que o presidente corrupto deles vá para o jardim das tabuletas, mas agora não. Ele merece sofrer com as nossas vitórias. Merece ficar lúcido até aos 100 anos e ver 25 campeonatos do SLB consecutivos, com 4 ou 5 Champions League pelo meio. Isso sim é que me vai dar gozo.

Esqueçam as retaliações e festejem todos os títulos como se fossem o último. Gritem pelo nosso glorioso até ficarem roucos, pulem até que as pernas doam, tirem fotos das celebrações para por nos blogs e fazer inveja aos anti. E no Domingo apoiem os nossos jogadores até não poderem mais, porque são os nossos jogadores, mas acima de tudo, porque eles merecem.

PS- Lembrem-se sempre que a nossa superior indiferença é o que nos separa deles, e faz TODA a diferença.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Comunicados

Boa tarde

Imagino que existam crianças até aos dez anos que ainda não terão clube definido, ou terão alguma inclinação por algum. Esquecendo os regionalismos, que para mim no nosso País não fazem sentido, e estando na dúvida entre SLB e FCP, por exemplo, penso que nos dias que correm a escolha seria fácil. Partindo do principio que há gente que quer fazer mal ao futebol em todos os clubes (que existem), o exemplo terá de vir de cima.

Isto tudo para falar de 2 comunicados feitos por SLB e FCP antes e depois do clássico de Domingo. Ao chegar à cidade do Porto o autocarro do SLB foi apedrejado e um Policia ficou ferido (podia perfeitamente ter sido ao contrário, há vândalos em todos os clubes). O SLB reage em comunicado dizendo mais ou menos e resumidamente o seguinte: Apelamos aos nossos adeptos que não reajam a estas provocações. O jogo decorreu no Domingo com mais apedrejamentos, aos dois autocarros, com ferimentos ligeiros em 2 jogadores do SLB. Durante o jogo, foram arremessadas bolas de golfe, isqueiros e telemóveis (nada que não pudesse acontecer na Luz).

A direcção do FCP no dia seguinte reage em comunicado, dizendo resumidamente o seguinte: como os adeptos do SLB já fizeram isto, aquilo e naqueloutro, no passado, os nossos podem e devem fazer o que quiserem, vale tudo, porque para nós isto é uma guerra.

E é uma guerra desde que pinto da costa manda, para ele sempre foi e sempre será, pobres de espírito os que o têm como exemplo e só olham às vitórias conquistadas pra escolher o clube. Bem, para os grandes já não há muito a fazer, a não ser demarcar-se da opinião do seu líder incendiário. Para os mais novos, ainda há esperança, basta terem a inteligência necessária pra escolher o clube. Até uma criança de 8 anos consegue distinguir um incentivo à violência (FCP) de um apelo à não retaliação (SLB). Penso que a escolha está fácil....

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Longa se torna a espera

Sinceramente já esperava escrever hoje aqui como campeão nacional...Não foi possível, por diversas razões, mas a principal é que não fizemos o necessário para poder festejar. Podemos falar da bola na barra do Di Maria (de certeza que o jogo era diferente) dos cartões mostrados ao desbarato na 1ªparte aos nossos jogadores (aqui existem queixas dos dois lados, o àrbitro é mau!!). Por outro lado podemos falar do frango do guarda redes do Paços que deu a vitória ao SCB, que seria outra opção para ser já campeões.

Posto isto, a festa fica adiada para a semana que vem, na nossa Catedral, perante o nosso público e o resultado vai ser uma grande vitória do SLB. Não tenho dúvidas. E deixo aqui um recado para os adeptos dos outros clubes, principalmente do FCP, para o ano não vamos ser campeões na última jornada..

PS- Caríssimos leitores do Planet. Estive muito tempo sem escrever no blog e sem fazer muitas das coisas que gosto, por causa de trabalhos que não servem para nada. Deixo-vos a certeza de que irei escrever mais frequentemente e irei preocupar-me com assuntos que realmente interessem e não me vou esquecer de viver para mim e não em função da FEUP.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Benfica-Sporting

Bom dia

Não tenho tido tempo para elaborar um texto em condições, mas sempre que digo que não tenho tempo lembro-me de umas palavras de um amigo meu "Só não tem tempo quem não faz nada", e então lá parei a escrita de mais um relatório para a FEUP.

O jogo de ontem confirmou que o SLB não tem adversário à altura e que, contrariamente ao que escrevi em Dezembro vamos mesmo ser campeões (como é bom enganar-me). Quanto ao jogo, na globalidade não foi bem disputado, na 1ª parte o SCP dominou o meio campo, tal como fez contra o FCP, mas não conseguiu quebrar a nossa defesa e praticamente não criou oportunidades de golo. Na segunda, o mestre Jesus fez uma alteração táctica, que lhe saiu na perfeição pois o Aimar fez um dos melhores jogos dos últimos 3 meses. Os treinadores sabem aquilo que os jogadores podem fazer, mas nenhum pode adivinhar se o jogador vai corresponder ou não, o Jesus não tem culpa dos erros do Júlio César em Liverpool tal como agora não tem todo o mérito na inclusão de Aimar porque se ele não jogasse como jogou diríamos que Jesus tinha falhado....

Em termos de destaques individuais, pela positiva o grande jogo de Rúben Amorim, é um jogador perfeito tacticamente, joga muito mais do que parece, é forte a defender e tem bastante técnica individual (deve ser da camisola 5), deveria ser sempre titular!!! David Luiz, como se fosse preciso elogiar, está em todo o lado, a sua antecipação aos lances é perfeita e a sua velocidade e aceleração preponderantes aliando a isso uma capacidade técnica fora do normal para um central. E claro, tivemos o Aimar do inicio da época, sempre a pedir a bola e a criar desequilíbrios e claro o golo fantástico que marcou. Apesar destes destaques a estrela da equipa é Jorge Jesus.

Pelo lado negativo tenho de referir as declarações do Costinha. Entendo que os adeptos se queixem, nunca entendi o porquê dos dirigentes se queixarem dos árbitros, nem sequer se deviam dirigir aos jornalistas por estas questões, o treinador é que tem essa responsabilidade ( e nem estes deviam falar de árbitros). O Costinha está a seguir a linha que Pedroto iniciou e prosseguida por pinto da costa até aos nosso dias. Declarou guerra ao SLB numa clara aproximação ao FCP, pois este jogo praticamente não teve casos e o pior lance foi a entrada do Moutinho ao Ramires que nem amarelo levou!!!!

Para o ano vamos ter um Liga dirigida por um mafioso de Palermo e uma união cada vez mais declarada de FCP e SCP contra o SLB. Vamos ter de jogar ainda mais para sermos campeões, mas espero que este título que se aproxima seja o primeiro de 10 seguidos!!!, e enquanto o Jesus estiver na Luz não vejo outro clube a ser campeão.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Liverpool-Benfica

Saudações

Em véspera da 2ª mão dos quartos de final em Anfield a minha confiança no SLB nunca esteve tão alta. Desde que comecei a ver futebol que uma equipa do Glorioso não me dá tanta confiança. Ainda no último jogo contra a Naval com a equipa a perder 2-0, nunca achei que fosse possível perder o jogo, nem sequer empatar. Em Anfield Road o Benfica poderá estar a perder por 3-0 ao minuto 75 que continuarei a acreditar que vai ser possível marcar 2 golos e passar a eliminatória.

Comecei a ver e entender futebol com 7/8 anos e a única equipa do SLB que considero superior a esta é de 89/90 na qual pontificavam jogadores como Neno na baliza, Ricardo Gomes e Aldair na defesa, Valdo e Thern no meio campo e Magnusson no ataque, e o treinador era o GRANDE, Sven Goran Eriksson.

Bem, a pedido de alguns leitores aqui vai a minha previsão para amanhã: Liverpool 1 Benfica 1.

Até à próxima

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Benfica-Liverpool

Boa Tarde

Ontem dia 1 de Abril de 2010 estive no estádio da Luz a presenciar o SLB-Liverpool para os quartos de final da Liga Europa. Já tinha visto vários jogos mas o de ontem foi diferente. Fazia mais de um ano que não ia aos estádio, e uma das primeiras diferenças foi no anuncio em voz alta dos jogadores titulares e suplentes e do treinador. Nas últimas vezes que estive no estádio o mais aplaudido tinha sido sempre o Nuno Gomes, mas ontem apesar do Nuno ter tido os aplausos de sempre, o mais aplaudido, quase com se fosse um golo foi... Jorge Jesus. Ele é realmente a verdadeira vedeta deste SLB.

O jogo começou praticamente com o golo do Liverpool, depois de todo o estádio ficar mudo ao ver aquele golo e dizer "como é possível sofrer um golo assim?" e eis que de repente todo o estádio se levanta a aplaudir e a puxar pela equipa!!! O ambiente ficou insuportável para árbitros e jogadores adversários, a cada falta não assinalada a favor do SLB, a cada falta assinalada a favor do Liverpool, nas demoras do Reina a marcar os pontapés de baliza com o público a pedir o cartão amarelo que lhe foi mostrado aos 60 min e não aos 90 min como é costume!!!! O bater dos pés nas bancadas a cada livre a favor do SLB. Em resumo, um estádio totalmente com a equipa, mesmo quando as coisas não saiam bem, lá vinha um aplauso de animo das bancadas. Ontem o SLB teve um verdadeiro 12º jogador e finalmente me apercebi do colo que as equipas adversárias falam que o SLB possui, é o colo do excelente público que leva o Glorioso às costas quando as forças já vão faltando. Ontem tivemos um verdadeiro "You Will Never Walk Alone" hino dos nossos adversários.

Para a 2ª mão deixo um prognóstico antecipado, este SLB não vai a Anfield Road perder e a final de Hamburgo pode ser um sonho tornado realidade...

PS- Uma palavra negativa para os petardos lançados. Não percebo o porquê de os lançarem, até porque um deles levou a uma paragem do jogo após o 2º golo do SLB, quebrando o ritmo da nossa equipa. Estiveram mal os No Name Boys, muito mal, deveriam apenas dedicar-se a puxar pela equipa e pelo restante público, coisa que aliás, fazem muito bem....

quinta-feira, 25 de março de 2010

Conselho de Justiça vs Conselho de Disciplina

Boa tarde

Está mais uma vez instalada a confusão no futebol português. Depois de tanta fruta, viagens cosmos, quinhentinhos, chocolatinhos, viciação das classificações dos árbitros, caso da ida à Champions League, agora temos um caso insólito, o CD puniu dois jogadores com 4 e 6 meses de suspensão, o CJ mantém a condenação mas reduz as penas para 3 e 4 jogos!!!! Bem, só concordam que são culpados. Mas, em analogia, parece-me que uns acham (CD) que foi homicídio qualificado, e outros acham (CJ) que foi homicídio por negligência...

De qualquer forma já falei em posts anteriores que nunca concordei com esta punição, penso que a decisão do conselho de justiça é a mais adequada, tudo não passou de uma reacção a quente de dois jogadores, 3 e 4 jogos parece-me bem.

Não concordo, no entanto, com quem diz que esta decisão está a valer um campeonato, por muito bom jogador que seja o Hulk, ainda está muito verde e não tem um carácter decisivo de um Messi, Cristiano ou Rooney. Uma pergunta, o lance da simulação do Lisandro valeu o campeonato do ano passado??? O FCP tem todo o direito de se sentir injustiçado, mas deixo outra pergunta: qual é a noção dos adeptos e dirigentes do FCP de justiça??? Defendem um clube que foi condenado por corrupção activa, crime mais grave do que os que cometeram Juventus e Marselha, que lhes valeu a descida de divisão, e a eles apenas 6 pontos, numa época em que tinha 20 de vantagem....

Apesar de não concordar com os castigos iniciais e de terem ficado impedidos de jogar antes de conhecer a sentença, por respeito apenas aos jogadores, o clube mereceu de longe este castigo. Digamos que teriam de acontecer mais "injustiças" destas para o equilíbrio do universo futebolistico ficar reestabelecido, tipo uns 20 anos de injustiças a contar a partir de agora....

O que eu desejo, e no fundo o que desejam todos os adeptos de futebol é que nos deixem viver as nossa rivalidades em paz, sem fruta, sem viagens cosmos, sem incompetências de CJ ou CD. Queremos jogo bonito, bons espectáculos, que os dirigentes falem o menos possível, que os treinadores se limitem a falar de futebol, e que os árbitros continuem a fazer o melhor que podem, desde que repartam os erros (é impossível não os cometer) e não tenham sido corrompidos. Será um desejo assim tão difícil de atingir?? Espero bem que não...

sexta-feira, 19 de março de 2010

Treinadores e Estrutura

Bom dia

Muitas vezes me ouviram dizer que no FCP até o meu cão era campeão, e eu não tenho cão!!!Num post que escrevi recentemente já falei que o FCP esteve 3 anos sem ganhar o campeonato no início deste século, e a chamada estrutura é a mesma. Poderia ter sido o fim da era pinto da costa, mas chegou um tal Mourinho e levantou o clube de novo para a ribalta, até ao topo do futebol europeu, com milhões de euros e troféus para o clube da fruta. Depois de Mourinho a estrutura manteve-se mas o FCP não venceu e vários treinadores passaram pelo clube. Veio Co Adriaanse e começou a era do tetra, mais por demérito de SCP e de SLB do que por mérito de treinadores (Jesualdo). Veja-se que este ano o FCP leva os mesmos pontos que no ano do tetra e no entanto está em 3º. Isto tudo para dizer que se dá demasiada importância à estrutura, ao presidente e ao director desportivo, estes "apenas" têm dar todas as condições de trabalho à equipa técnica e a partir daqui o treinador tem de ser o responsável máximo do futebol, tem de decidir que jogadores adquirir, que sistema de jogo se vai adoptar, o que dizer nas conferências de imprensa, em resumo, sobre o treinador (aqui incluo os jogadores, pois estes têm à responsabilidade de colocar em campo aquilo que o treinador pede) deve recair 90% das responsabilidades, para o bem e para o mal e os restantes 10 % devem ser atribuídos à tal estrutura.

Há poucos treinadores a nível mundial que conseguem que o clube se adapte a eles e não o contrário, vejamos o caso de Jorge Jesus e Quique Flores. A estrutura do SLB é a mesma, manteve o presidente e o director desportivo e olhando para o onze base desta época temos 4 novos jogadores, Ramires, Coentrão, Javi e Saviola os outros 7 já faziam parte do plantel e o Coentrao só não fez parte porque o Quique decidiu dispensá-lo...!!Não tirando importância aos 4 novos , são definitivamente grandes jogadores, a grande diferença do SLB 2010 para o 2009 é o treinador. Quem viu Di Maria e o Cardozo com Quique e os vê agora, na realidade com o espanhol poucas vezes jogaram, o próprio David Luiz era muitas vezes encostado à esquerda, o Aimar jogava como segundo ponta de lança e assim nenhum deles estava a render o que podia e por consequencia a equipa também não carburava. Mas, Jesus percebe muito mais de futebol e aí é que está a grande diferença. O ano passado Quique tinha um conjunto de bons jogadores, este ano Jesus tem uma excelente equipa, que joga em bloco como um "todo". Ainda ontem Costinha no caso Izmailov se refere a isto, o "nós" é mais importante do que o "eu", totalmente de acordo, o que não me parece adequado é que seja o director desportivo a tratar de um problema que devia ter sido resolvido pelo treinador (os tais 90%).

O Real Madrid não passou dos oitavos na Champions League, muito devido a possuir um conjunto de excelentes jogadores e não uma equipa, e também porque Pellegrini não decide sequer em 50 % daquilo que são as competências de um treinador. Já Guardiola tem os tais 90 %, e com isso consegue o respeito dos jogadores e isso nota-se no campo. Estas percentagens não são para quem quer, um treinador tem de ser mais que tudo um líder e nem todos têm essa capacidade.

Correndo risco de me enganar (é o que pode acontecer a quem dá uma opinião), coloco o Jorge Jesus num clube restrito de grandes treinadores e lideres, e elaboro uma lista com os que para mim são os melhores do mundo nestas duas vertentes, táctica e liderança: Alex Ferguson, José Mourinho, Félix Magath, Josep Guardiola, Jorge Jesus, Fábio Capello, Guus Hiddink, Laurent Blanc, Louis van Gaal e Luiz Felipe Scolari. A ordem não interessa muito. Uma equipa que contrate qualquer um destes treinadores arrisca-se a ganhar mais que um mero técnico, obtendo também grande parte da chamada "estrutura".

PS- O Jorge Jesus este ano teria sido campeão no FCP ou no SCP, tal como no ano em que o Jardel voltou para Portugal e assinou pelo SCP e se o tem feito pelo SLB ou pelo FCP aí estaria o campeão (David, finalmente concordo contigo, mas neste caso não existia nenhum treinador a destacar-se apenas um jogador que fazia a diferença), tal como se o SLB não tem despedido o Mourinho também teria sido campeão (não digo nesse ano, mas seria no seguinte), nessa altura faltou que a nossa "estrutura" não o tivesse despedido...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Marselha-Benfica

Bom Dia

Amanhã o SLB encontra-se com um dos desafios mais importantes da sua história recente, uma vitória (ou passagem aos quartos de final) irá confirmar a progressão que o clube tem evidenciado nos últimos dez anos. Não quero dizer com isto que uma eliminação deite todo o trabalho feito até agora para o lixo, não mudará quase nada, mas uma eventual qualificação devolverá algum do prestigio europeu perdido nos últimos 20 anos.

Neste momento a Ligue 1 é uma das potencias emergentes do futebol europeu, juntamente com a bundesliga alemã e não seria de admirar que o ranking europeu daqui a 5 anos fosse: 1ºInglaterra 2º Alemanha e 3º França, a ver vamos, mas neste momento Itália e Espanha agarram-se a Barcelona e Inter, tendo o nível médio das suas equipas descido abruptamente.

Pela frente tem um outro histórico do futebol europeu, que também procura a chama de outrora, que a perdeu devido a um escândalo de corrupção, por sinal bem inferior ao observado aos nossos "amigos" fcportistas. O orçamento deste OM (Olympique de Marseille) já lhe permite aquisições de 18 milhões de Euros por um só jogador, muito devido à renegociação dos direitos televisivos (nunca mais chega 2013!!!).

Posto isto, e visto o jogo da 1ª mão o adversário sabe ao que joga tendo um treinador muito capaz, mas mesmo assim arrisco a dizer que o "meu" SLB irá vencer no Velodrome por 0-2!!! Sim, estou optimista o que é muito raro!!!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Império do Mal

Bom dia

Será o fim do império do mal? Os 11 pontos de desvantagem e a derrota por 5-0 em Londres assim o indicam. Mas vamos com calma no início do século o FCP esteve 3 anos sem ganhar o campeonato e só a chegada dum super Mourinho qual, Nikita Khruchtchev, impediu a queda do império "Estalinista".

Bem sei que ainda faltam 24 pontos, mas recuperar 8 e 11 pontos a SCB e a SLB, parece-me de todo improvável. O FCP precisa de uma Perestroika (reconstrução) e de um Glasnost (transparência). Precisa de progredir ou reconstruir-se e de deixar de ser um clube regionalista, (penso que já deixou de o ser há muito tempo), só os seus adeptos e dirigentes é que continuam a apregoar uma guerra Norte-Sul que só existe na cabeça deles e não vêm que isso não os beneficia. Precisa de transparência nas contas e que tudo o que foi feito na era pinto da costa venha a público, tal como vieram os crimes de Estaline na presidência Khruchtchev. O FCP e o futebol português precisam de um Mikhail Gorbachev, que para mim poderá e deverá ser o Victor Baía.

Victor Baía pela sua carreira tem o respeito internacional e sabe o que FCP vale no estrangeiro, pode de vez acabar com esta constante guerrilha iniciada por Pedroto e colocar um FCP a um nível superior, num patamar similar ao do SLB. Por muitos títulos que tenham ganho, nacional e internacionalmente, nunca obtiveram grande respeito nesses dois níveis, e Victor Baía parece-me muito indicado para pôr o FCP noutro degrau. Mais, gostaria muito daqui a 2/3 anos ver como presidentes de SLB e FCP, Rui Costa e Victor Baía, respectivamente, certamente que iriam impor um outro clima ao futebol em Portugal , mantendo a defesa dos seus clubes como grande prioridade, como é óbvio. Do lado do SCP, temos agora o Costinha como director desportivo, vamos ver que tipo de discurso nos oferece, mas à priori tem tudo para ser um grande dirigente e quem sabe futuro presidente. Como presidente da liga de clubes, poderá ser qualquer um, pois com os 3 grandes de acordo será muito mais fácil de gerir.

PS - Espero que realmente estejamos no final de uma era, e que a paz no futebol seja finalmente possível.

sábado, 6 de março de 2010

Onze tipo


Boa tarde

No último post não coloquei o meu onze tipo para o mundial. Como sabem o Bosingwa vai perder o campeonato do mundo devido a lesão, vai ser substituído na minha convocatória por Miguel, lateral do Valência que irá entrar directamente para a titularidade.

Sendo assim o meu "onze" será em 4-3-3:
Eduardo
Miguel Carvalho Pepe e Coentrão
Mendes Moutinho e Deco
Nani Ronaldo e Liedson

Até à próxima

quinta-feira, 4 de março de 2010

Selecção Nacional

Ontem jogou a Selecção Nacional, ou de todos nós como costuma ser chamada. Mas nos 18 jogadores convocados nem um era do meu Glorioso, o que me levou a ter ainda menos interesse em ver o jogo, mas pronto lá olhava para a televisão enquanto tratava de outros assuntos.

Não querendo ser faccioso mas já sendo, custa-me ver na selecção nacional jogadores como Rolando e Duda, e não ver nos seus lugares o Carriço e o Fábio Coentrão. Não percebo a razão do Rolando ir à selecção até os própios adeptos do FCP não gostam muito dele e tem como único ponto forte o jogo aéreo, mas no resto é fraquinho em quase tudo, para mim Rolando e Duda são jogadores muito maus, que nem para a selecção da Letónia serviriam (para dar um exemplo).

Reparei também que jogou o Raul Meireles a trinco, por favor, o Meireles não é trinco, pode fazer a posição mas nunca será muito de fiar (aliás, ele no FCP raramente, ou nunca , joga nesse lugar), e deixou o Pedro Mendes no banco, não entendo. E ainda entendo menos a razão de não convocar o Miguel Veloso, quando este está na sua melhor forma, enfim desabafos.

Tenho pena de o Nuno Gomes não jogar mais no SLB para poder ser chamado a este mundial, sem dúvida a seu percurso mereceria esse desfecho.

Pra finalizar deixo aqui os 23 jogadores que chamaria para o mundial da África do Sul, sem contar com lesões:

Eduardo, Quim, Hilário
Alves, Carvalho, Pepe, Carriço, Coentrão, Paulo Ferreira, Bosingwa, Meira
Mendes, Meireles, Veloso, Moutinho, Micael, Deco
Ronaldo, Nani, Simão, Varela, Gomes, Liedson

Sei que parecem muitos avançados e poucos defesas, mas não se esqueçam que muitos deles são polivalentes. De prevenção ficariam: Patricio, Miguel, Amorim, Martins, Almeida, Tonel, Quaresma.

PS-Caros leitores, se quiserem façam a lista dos seus 23 , se o pessoal aderir, depois farei uma lista global dos 23 mais escolhidos (escolha 3 GR, e um mínimo de 6 defesas, 5 médios e 5 avançados).

Até à próxima

terça-feira, 2 de março de 2010

Rescaldo do clássico

Boa tarde

Ninguém diria antes do encontro começar que o SCP iria vencer o FCP por esclarecedores 3-0, nem o mais ferrenho dos adeptos leoninos acreditaria nisso se alguém lho dissesse. O clássico mostrou um SCP como há muito não se via, e para mim a principal mudança foi a atitude com que disputaram todos os lances ,é claro que sem qualidade não se consegue nada, mas ter qualidade sem espírito de sacrifício de disputar todos os lances como se fossem o último não serve de nada. Este SCP já me parece capaz de muita coisa e tem o mérito óbvio do Carvalhal (que a mim me continua a deixar dúvidas da sua capacidade) e não me estranharia que fossem à luz buscar os 3 pontos, mas para o derbi ainda falta algum tempo.

Como já tive oportunidade de criticar num blog de um adepto fcportista, em que o autor dava a entender que o SCP preferia perder com o FCP para não ajudar o SLB e que o jogo da jornada seria o Leixões-Benfica porque via o seu FCP muito superior ao SCP.... Deixei-lhe um comentário a dizer que os jogadores do SCP iriam ser muito profissionais e iriam deixar a pele em campo (e deixaram). Depois do jogo apenas lhe disse que os jogadores do FCP entraram em campo como ele entrou no blog, de nariz empinado porque se sabiam superiores, e isso valeu-lhes uma (quase) goleada. Neste aspecto sou muito diferente dos meus consócios, quase nunca estou optimista nas horas prévias a um jogo, nem que seja contra o Monsanto!!! e espero que o meu treinador saiba dizer sempre aos seus jogadores que todas as equipas jogam com 11 e as que estão feridas no orgulho ainda jogam com mais alma.

Uma outra questão é se o FCP continua com opções para lutar pelo título? na minha opinião, continua, pelo menos para já, se faltassem 5 jogos diria que não mas 27 pontos ainda dão alguma margem (não muita). Neste momento a cabeça de muitos adeptos fcportistas deve estar uma enorme confusão, não sabem o que desejar ao seu "amado" Sporting Clube de Braga. Se por um lado lhes apetece torcer para que vençam o titulo ao SLB, por outro e se calhar sou eu que lhes estou a lembrar :) o Braga pode impedir que o FCP falhe a presença na milionária liga dos campeões...Que grande paradigma!!!

PS- Não acho que o SCP tenha ajudado o SLB com o resultado obtido contra o FCP. Primeiro, ajudou-se a si próprio, em segundo lugar apenas prejudicou o FCP na luta pelo título e por fim, em terceiro, deixou uma luta (quase) a dois pelo campeonato, portanto a existirem beneficios para terceiros teriam de ser repartidos pelo SCB e SLB.

Até à proxima.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Discurso

Boa tarde

Não costumo concordar muitas vezes com o que diz o Presidente do meu clube, Luís Filipe Vieira, mas ontem vi-me espelhado no seu discurso e por isso deixo aqui na integra o discurso do Presidente do Sport Lisboa e Benfica no aniversário do nosso GLORIOSO, porque sei que muitos dos meus leitores não lêem os jornais como eu. Aqui vai:

""""Permitam-me que comece esta minha intervenção com uma referência às vítimas da Madeira, porque a nossa celebração não pode passar indiferente a trágica situação que vive a Madeira e a sua população. Para eles a nossa palavra de solidariedade e a garantia, uma vez mais, de que iremos apoiar aqueles que mais precisam!

Quero no início desta noite, recordar que no património do Sport Lisboa e Benfica figura a dedicação constante daqueles que sempre foram a razão de ser deste Clube: os seus sócios e adeptos.

O Benfica - nunca o podemos esquecer e eu nunca o esqueço - é um projecto de pessoas. É por isso que a vossa presença aqui hoje dá sentido aos 106 anos que aqui celebramos. É difícil não sentir num momento como este o peso da história.

Celebrar o nosso aniversário só faz sentido se nessa comemoração houver uma forte motivação quanto ao futuro.

O Benfica sempre viveu entre duas realidades: Ter muito futuro e, ao mesmo tempo, ter muito passado.

Durante anos passamos por momentos que puseram à prova o valor das nossas convicções e a força da nossa união. Conseguimos chegar até aqui porque acreditámos que era possível, porque decidimos avançar sem medo, porque conseguimos transformar os problemas em oportunidades.

Não tivemos medo de correr riscos, de assumir as dificuldades, porque aquilo que sempre engrandeceu o Benfica nunca foi a perfeição, mas antes o acreditar que podemos melhorar todos os dias.

Os balanços de actividade têm sempre a vantagem de nos fazer olhar para o caminho percorrido e medir o acerto do rumo adoptado. O que até aqui foi feito mostrou, por um lado, que escolhemos a direcção certa, mas indica também a dimensão dos desafios que temos pela frente!

A minha promessa para com o Clube foi sempre a mesma: uma promessa de trabalho e responsabilidade. Quando assumi estas funções, parti com a ideia de que só poderia ajudar o Benfica se fosse eu, se não mudasse. Foi o que fiz!

Posso ter errado em algumas ocasiões - seguramente que sim - mas tenho a consciência de que só erra quem tem de tomar decisões e de que quando errei o fiz com o propósito único de ajudar o Benfica.

A história julgará o meu tempo, mas o que certamente não poderá julgar é a minha dedicação e o meu esforço!

O Benfica tem uma história longa, única. Sabe por onde ir e como ir, prefere percorrer caminhos originais, sem nunca seguir atrás de outros. Porque a melhor maneira de não ficar para trás é garantir que somos nós que assumimos o nosso destino.

Quando olho para o nosso passado mais recente vejo marcas da nossa capacidade de inovar, de fazer primeiro, de fazer diferente. Vejo as marcas originais dos nossos fundadores!

A nossa estratégia passa por desenvolver o Benfica, e essa estratégia é única, adapta-se aos novos tempos e às novas realidades, mas que é cem por cento própria.

Para uma instituição, existir é renovar-se e compreender o que cada tempo exige dela, é por isso importante celebrar a nossa história em momentos como este, mas ao mesmo tempo compreender que a história não espera por nós e que o que já fizemos já é passado!

Nunca devemos perder o nosso inconformismo, nem o nosso espírito crítico, porque a partir desse momento estaremos a condenar tudo o que conseguimos fazer até aqui!

O Fundo de Jogadores, a Fundação Benfica, a Benfica TV, ou a nova imagem das Casas do Benfica, são apenas quatro das marcas mais recentes da nossa história e que provam que a melhor maneira de honrar a memória e o exemplo dos nossos fundadores passa por continuarmos fieis ao nosso modelo. E o nosso modelo é simples: Sermos nós para sermos melhores!

Acabei de citar quatro ‘marcas' recentes do Benfica, mas quero esta noite destacar uma delas em particular: a Fundação Benfica. Nunca esqueço as minhas origens, o que sou e as dificuldades que passei.

Por isso é que a Fundação Benfica representa tanto para mim, reflecte muito do que imaginei e desejei quando aqui cheguei. O Benfica é muito mais do que um Clube de futebol, por isso deve estar empenhado na construção de uma sociedade mais justa e mais generosa.

O Benfica foi, é e será sempre uma instituição solidária, empenhada e socialmente responsável. Este é o meu compromisso.

O futebol, hoje, tem uma dimensão universal. Os sócios e adeptos do Benfica estão nos quatro cantos do Mundo. E o Benfica tem de responder a esta chamada benfiquista! É ao mesmo tempo uma necessidade e uma obrigação. E a única maneira de o fazer é globalizar o Benfica. Mas quando falo de globalizar o Benfica não falo da sua história ou do seu prestigio. Esse é reconhecido por todos nos cinco continentes.

Quando falo de globalizar, falo de levar as Casas do Benfica e a Benfica TV a todas as comunidades onde existam portugueses, onde existam benfiquistas. Esta é uma decisão estratégica que está tomada e que é coerente com a história e a dimensão do Benfica.

Todos juntos temos sabido percorrer um caminho que foi muito duro no início, que foi difícil de percorrer durante muitos anos, mas na verdade o caminho da mudança nunca é fácil. E se é certo que o pior já passou, devemos ter consciência de que a realidade continua a ser exigente no presente. Nada do que fizemos até agora servirá, se não continuarmos empenhados em relação ao muito que ainda temos por fazer.

Temos de estar conscientes de que para ganhar, o primeiro que temos de fazer é reconhecer a dificuldade que isso representa.

Vão surgir obstáculos que temos de estar preparados para ultrapassar. Alguns estão previstos, outros não, mas temos de estar unidos para superar tudo o que possa vir a acontecer. É em momentos como este que - todos nós - sendo muitos, verdadeiramente devemos ser apenas um!

Enquanto caminhamos temos de saber que seremos sempre mais fortes quanto mais unidos estivermos. Que aquilo que nos deve importar não é o que passa ao lado ou o que dizem de nós. O essencial somos nós, o essencial é estarmos unidos à volta dos nossos objectivos.

Mas estar concentrados no essencial não significa estar menos atentos ou vigilantes em relação a alguns comportamentos que apesar de absurdos não são inocentes!

Algumas pessoas têm de perceber que há uma coisa mais importante do que ganhar: a verdade! Não o perceberam no passado, esperemos que o entendam agora!

A verdade é um valor absoluto, pode ser negada, mas não pode ser mudada. Pode ser branqueada - até por alguma justiça - mas mesmo assim não muda a sua essência, porque uma mentira quando não é reparada não desaparece, torna-se apenas maior!

Podem contestar as leis que eles próprios aprovaram, podem até contestar o sol ou a chuva, o frio ou o calor. Mas a única coisa que deveriam contestar é a hipocrisia e a falsa moral que tanto apregoam mas que, verdadeiramente, nunca tiveram.

Podemos continuar a aceitar aqueles que fazem da divisão, do conflito e do cinismo o seu modo de vida, ou podemos rejeitar tudo isso e exigir comportamentos orientados pela seriedade, pelos princípios, pela ética. É neste caminho que nos devemos manter e batalhar para que outros o façam.

Não há vítimas, nem cortinas de fumo, nem conferências de imprensa colectivas ou manifestações encomendadas que possam branquear certos comportamentos. O único que há é gente que perdeu o pouco que lhe restava de vergonha.

Num tempo atrás - não muito distante - dominado pela "escuridão" não vi os "ofendidos" de hoje levantar a sua voz de indignação. Pelo contrário, o que eu assisti foi ao seu silêncio cúmplice que amarrou o futebol português a uma mentira que durou mais de uma década.

É aliás assustador a naturalidade com que alguns viveram o passado e calaram!

Bem podem falar de centralismo que nós falamos do país, bem podem gritar contra o sul, porque esse é o melhor sinal de que - passados tantos anos - ainda não perceberam a verdadeira dimensão de Portugal.

Ao contrário do que alguns assumem, as instituições desportivas não são boas ou más consoante decidem a nosso favor ou contra nós. As instituições são boas quando decidem com isenção, com independência, com verticalidade. Esse é o sentido das reformas pelas quais o futebol português se deve bater!

E é esta mudança que alguns, habituados a pessoas de outros tempos, de outro carácter e de outros princípios, ainda não se habituaram.

O testemunho que vos deixo aqui hoje é este: vamos continuar como até aqui, seguros das nossas capacidades, optimistas em relação ao futuro, mas exigentes em relação ao presente.

Permitam-me que termine a minha intervenção com duas referências individuais.

A primeira é alguém que completa este ano 50 anos desde que chegou ao Benfica. É uma referência viva do nosso Clube, uma marca do Benfica e de Portugal no Mundo. Alguém para quem o futebol não é um jogo mas uma razão de vida e que ainda esta semana foi muito justamente homenageado pela UEFA: Eusébio da Silva Ferreira.

Quanto à segunda pessoa que quero aqui evocar, podia falar-vos das qualidades pessoais de um homem marcante pela sua simplicidade.

Podia falar-vos da sua competência profissional. Mas prefiro, aqui, falar-vos de um homem bom que vai fazer falta ao Benfica.

Quero, por isso, lembrar aqui a pessoa e o exemplo de Walter Marques.

Viva o Benfica!"""""



PS- Gostei particularmente da subtileza e classe com que respondeu aos últimos acontecimentos fora de campo do nosso futebol. Demonstra que está aprender como se deve comportar um presidente do Sport Lisboa e Benfica. Lá porque os adeptos, dirigentes e jogadores do FCP tenham descido a um nível muito baixo (até para eles) para tentarem vencer a qualquer custo, não significa que nós tenhamos de seguir o mesmo caminho. Nunca devemos ir por aí.

PS1- Neste momento venho fazer um mea culpa. Durante muito tempo fui um adepto muito ressabiado, e muitos colegas e amigos benfiquistas diziam-me que eu não devia ser assim que assim são os adeptos do FCP (na sua grandíssima maioria). Como eles tinham razão!!!! Sei que não serve de atenuante, mas nesses anos o que estava a acontecer no futebol veio publicado no YouTube e para quem assistia a jogos nessa altura era quase impossível ficar indiferente. Nos últimos 2/3 anos a minha forma de ver o futebol mudou, continuo a seguir o meu clube com muita paixão, mas esforço-me muito (e tenho conseguido) para não incomodar quem está ao lado. A todos os que incomodei nesses anos a ver futebol, peço as minhas desculpas.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Anedota do ano, ou melhor da década...

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahah hahahahhahahahahahahahahahahahahahaahaahha desculpem hahahahaha ainda não consegui parar de rir....É que ontem vi uma notícia nos jornais da noite e ainda agora me estou a rir. Não é que cerca de 200 adeptos do FCP e um do Boavista fizeram uma vigília em frente da liga pela verdade desportiva!!!!!!!!!!!! Sim, estão a ler bem, os adeptos do FCP fizeram uma manifestação pela verdade desportiva hahahahahahaha, desculpem outra vez, é que enquanto escrevo isto dá-me vontade de rir às gargalhadas....

Agora a sério, acho que fizeram muito bem, e deveriam ter colocado como música de fundo as escutas ao pinto da costa e ao João loureiro que estiveram disponíveis no YouTube (penso que já foram retiradas), sempre daria ainda mais comédia ao evento, gosto particularmente da treta que fizeram para que o Deco não fosse castigado por agredir um árbitro com uma chuteira, e também da camisola rasgada ao Rui Jorge, para não falar da escolha das acompanhantes dos árbitros, em que eles não sabiam se aquele árbitro gostava de café com leite, mais leite ou menos leite. Afinal gosto de todas as conversas telefónicas que forma divulgadas no YouTube, qualquer uma servia. ...

Os adeptos do clube da fruta é que parecem não as ter ouvido, ou se ouviram fizeram orelhas moucas ou deram pouca importância ao que está lá dito, tinham uma grande equipa não precisavam da ajuda dos árbitros, dizem eles, o que ainda não ouvi foi ninguém a desmentir o conteúdo das escutas (apenas dizem que não são constitucionais) tal como ainda não ouvi ninguém do FCP dizer que o Hulk e o Sapunaru não agrediram os ARD, apenas dizem que o castigo é injusto...com base em que, pergunto??????

Ainda estão com sorte, o Hulk foi castigado por 4 meses, mas volta a jogar, o Mantorras na época da fruta no jogo Boavista-Benfica sofreu 15 faltas do Pedro Emanuel que viu o cartão amarelo ao minuto 88, na sua 15 falta!!!! Nessa época do famoso "deixem jogar o Mantorras" o angolano teve este tratamento em quase todos os jogos, sem protecção nenhuma à sua integridade física, o que levou a que ficasse com o joelho destroçado e que nunca mais voltasse a ser o mesmo jogador... Não ficou com 23 jogos de castigo, mas com a carreira destruída, graças a Pedro Emanuel e Alexandre (defesa central que actuou no Varzim) entre muitos outros, mas graças sobretudo à passividade dos árbitros e da muita fruta....

Citando o Bruno Alves "as arbitragens não nos estão a favorecer", esta frase diz tudo, estavam muito habituados a tanta ajuda por parte dos juízes que agora como diminuiu (infelizmente ainda não acabou) eles estranham, e de que maneira....

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

De novo o caso do túnel

Boa tarde

Pensei que já não iria voltar a falar neste assunto, mas o clube dos eternos revoltados (é verdade mesmo ganhando quase sempre nos últimos 20 anos estão sempre revoltados com alguma coisa) faz-me voltar ao assunto.

Parto do principio que já ninguém discute se o Hulk e o Sapunaru agrediram (para quem ainda tenha dúvidas vá ver os vídeos)mesmo os ARD (assistente de recinto desportivo), já só se discute se a pena é bem aplicada ou não. O plantel do FCP obviamente acha que a pena não foi bem aplicada e vincaram isso na conferencia de imprensa, para eles agredir está muito bem desde que tenham sido provocados (os filhos deles devem crescer com uns valores...). O treinador JFerreira já disse que vai ser um novo record do guiness, 23 jogos castigado.

Bem, a 25 de Janeiro de 1995 Eric Daniel Pierre Cantona um dos melhores jogadores do mundo da altura, foi expulso em Sellhurst Park, estádio do Crystal Palace, por uma entrada violenta sobre o jogador Richard Show. Saiu do campo junto à linha lateral e foi ouvindo os insultos dos adeptos rivais, até que um deles (Matthew Simmons de 18 aos) se excedeu e disse "volta para a França mais a puta da tua mãe" ("vão lá para dentro ou "voltem lá para cima" são insultos muito piores), Cantona ferveu e aplicou um pontapé no adepto do clube londrino. O que aconteceu? O plantel do Manchester United fez uma conferencia de imprensa a defender o colega considerando que foi vítima de uma vil provocação?? Alex Ferguson veio defender o seu jogador dizendo que o castigo ia entrar no Guiness?? Nada disso. O próprio Man Utd castigou o seu jogador por 6 MESES. No entanto um mês depois (aqui é a única parte em que estou de acordo com o FCP, a morosidade do processo) a FA (Fottball Association) aplicou mais 3 meses a Eric, passando o castigo para 9 MESES e mais tarde foi condenado a 120 horas de trabalho comunitário. Não sei quantos jogos se perdem em 9 MESES, mas certamente serão mais do que 23....Alex Ferguson achou que mais 3 meses eram demasiados mas aceitou a decisão e não recorreu.

Em todo este processo sou muito crítico na morosidade do mesmo bem como na suspensão preventiva antes de se saberem se seriam culpados ou inocentes, mas também sei que foram apanhados em flagrante delito, logo se calhar até é adequado....Aos adeptos da clubite relembro que estão a defender agressões, se é que isso lhes importa, em nome de uma guerra Norte-Sul na qual não me revejo como orgulhoso Trasmontano que sou, e em nome de uma guerra SLB-FCP que foi iniciada pelo vosso perpétuo presidente e que só terá fim quando o fim do ditador chegar...

PS-Quem quiser referências, faça pesquisas no Google (foi o que eu fiz) ou vá a uma biblioteca (bem sei que não é um café mas pode ajudar...)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Canhotos ou Esquerdinos

Bom Dia

Este post vai dedicado a todos os jogadores esquerdinos que usam em exclusivo esse pé. Como diz o Di Maria "o pé direito é só para andar".

Vou começar mesmo por estas palavras do extremo do SLB, ele deve pensar que é o Maradona (esse sim fazia o que queria com o pé esquerdo). Ele deve achar que tem um pé canhoto maravilhoso e que pode usá-lo em exclusivo como fazia o agora seleccionador argentino, mas está muito enganado. Ele e todos os outros jogadores que usam um só pé (também os há assim com o pé direito) estão a dar indicações preciosas aos adversários sobre como os marcar ou os desarmar, porque a tendência do Di Maria é sempre a de colocar a bola nesse pé e os defesas sabem disso.

O caso do Cardozo é ainda mais preocupante, porque se trata de um avançado, e está muitas vezes dentro da grande área em posição de marcar, e muitas vezes não o faz por tentar colocar a bola no pé esquerdo, mais, o defesa que o marca sabe disso, o que vai à dobra sabe disso, o guarda redes sabe disso, até os meus periquitos sabem disso...Para não ir mais longe, viram o golo do Paul Scholes contra o Milan? Teve muita sorte, sem dúvida, mas serve para exemplificar o que quero dizer, dentro da grande área basta um pequeno toque, um desvio, um remate com a canela (Saviola), como o joelho, com o peito (Messi), ou mesmo com a bunda (Mário Jardel). O Jardel marcou centenas de golos, por ser um excelente cabeceador, por estar sempre onde a bola caí, mas acima de tudo por rematar de qualquer maneira e feitio, o que o levava por vezes a falhar (poucas) e muitas vezes a grandes golos. Portanto CARDOZO, se me estas a ler (lol) não escolhas com que pé vais chutar, apenas toca, desvia ou remata com o que calhar, vais ver que se fizeres isso irás marcar mais 15 golos por temporada....

PS- Uma sugestão ao Jorge Jesus (pode ser que esteja a ler isto como o Cardozo), põe este pessoal com o pé esquerdo preso à relva a treinar remates, domínios e passes com o pé direito, pode ser que resulte...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Casos dos túneis e afins

Boa tarde

Interrompo os meus posts sobre as "Verdades deturpadas da história do Benfica" para tecer algumas considerações sobre o caso dos túneis. Ainda hoje falei com um grande amigo meu, adepto do SCP, que me disse que o que o incomoda não são as arbitragens (diz que continuam más como sempre, frase que subscrevo), mas o tratamento que o Conselho Disciplinar da Liga tem tido com os clubes ao longo da temporada.

Caso Hulk e Sapunaru.
Obviamente não concordo com a demora na apreciação deste caso, e também não concordo com a "prisão preventiva" a que foram sujeitos. Agora, temos todos de concordar que eles têm de ser castigados (a não ser que queiramos pactuar com agressões). O regulamento disciplinar da Liga propõe para este caso uma pena de 6 meses a 3 anos, e a imediata suspensão dos prevaricadores sair a sentença, a Lei está a partir do principio que eles foram apanhados em flagrante delito, e foram pelo 4º árbitro. Numa analogia um pouco fora do normal, seria o mesmo que um policia apanhasse alguém a dar umas facadas, todos concordamos que ele deveria ficar preso até ao julgamento, ou não??????????????????? O que podemos questionar no caso Hulk é se a lei deveria estar feita assim de modo a não deixar um atleta competir, na minha opinião a lei está mal feita. Para terminar, um facto não menos importante, esta lei foi proposta pelo FCP no inicio desta época desportiva e foi aprovada por todos os clubes a excepção do...SLB. Ouvindo o que o presidente do FCP tramou no caso Deco (YouTube), não me admirava que a lei estivesse a ser preparada para que um (ou vários) jogadores do SLB caíssem nela, basta ver o que os jogadores do Nacional e do Braga provocaram nos jogos contra o glorioso. Poderá dizer-se que o tiro saiu pela culatra, tanto ao FCP como ao SCB.

Caso túnel de Braga (ou à entrada do túnel).
Dentro do túnel o árbitro viu duas infracções que foram as agressões mutuas de Leone e Cardozo. Foram expulsos ao intervalo e cumpriram 2 jogos de castigo. Dentro do túnel pode ter havido de tudo e pode estar tudo gravado que não serve de prova (é o país que temos) para castigar quem quer que seja, a não ser que seja visto por um dos 4 árbitros. À entrada do túnel, a lei é diferente e já permite o uso de imagens (porque são editas por alguém competente) para castigar jogadores, seja por processos sumarissimos ou por denuncia de outros. Com base nas imagens da Sporttv já todos vimos que o Móssoro e o Ney agridem o Cardozo várias vezes e à traição e diz o senso comum que os castigos de 3 e 2 jogos, respectivamente, foram bem aplicados. Sobre o Vandinho, não sei o que se passou, mas penso que terá sido castigado por ter prestado falsas declarações (disse que não conhecia Raul José quando este o treinou na época anterior) e nas imagens da sporttv vê-se uma tentativa de agressão por parte do brasileiro. Pode-se questionar se 3 meses sem jogar não será um pouco exagerado? Concordo, mas é a pena mínima que a lei permite aplicar, se calhar a lei é que está exagerada....

Não estou com isto a dizer que os jogadores do SLB são uns santinhos e que não bateram a ninguém no túnel de Braga, o que sei é que à entrada não bateram (as imagens comprovam isso), certamente também deram os seus socos e pontapés, agora dizer que o SLB é beneficiado pelo CDL parece-me muito exagerado na medida em que eles limitam-se aplicar a Lei. O que podemos questionar é se a lei está bem feita, eu desde logo acho que não está, deveria ser permitido o uso das imagens nos túneis e já agora com maior nitidez.

Só queria deixar um último comentário, o FCP é prejudicado (acho impossível de acontecer) o beneficiado é o SLB, o SCP é prejudicado o beneficiado é... o SLB. O SCB é prejudicado o beneficiado é o....adivinharam é SLB. O Grupo Desportivo de Bragança é beneficiado, o prejudicado é o .................SLB que nem joga na mesma divisão. Tenham lá paciência, ao quererem que os jogadores do SCB e do FCP não sejam castigados só porque isso beneficia o SLB (na teoria) não acham que estão a defender, em analogia com a justiça civil, criminosos. Eu pessoalmente, não pactuo com agressões, corruptos (activos e passivos) e não concordei com o recurso que o SLB fez para o castigo do Javi Garcia, tanto que, gostava que fosse castigado em mais um jogo de 2 para 3, porque esse tipo de agressões não ficam bem a um clube com a história do SLB, estão mais de acordo com outro clube, o das escutas, fruta e afins.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lenda Inocêncio Calabote

Bom Dia

Quem ainda não ouviu falar do Inocêncio Calabote? Foi um árbitro que ficou famoso por arbitrar o jogo Benfica-CUF da última jornada do campeonato da época 58/59 (cerca de 50 anos atrás). O jogo disputou-se a 22 de Março de 1959 e decidia o título nacional desse ano que foi disputado ao golo entre o SLB e o FCP. O Glorioso recebia a CUF, arbitrado por Calabote e o FCP visitava Torres Vedras com uma vantagem de 4 golos sobre o SLB.

A lenda teve origem na hora a que começou o jogo da Luz, em vez de começar às 15h (à mesma hora do Torreense-FCP) e os jogadores do SLB atrasaram o início do jogo em 7 minutos para saberem como estava o jogo do FCP e ainda terem tempo de tentar marcar mais golos. O tempo de compensação na Luz foi de 4 minutos o que levou a que o jogo acabasse 10 minutos mais tarde que o de Torres Vedras dando origem a comentários do tipo "o árbitro deu 10 minutos de desconto à espera de um golo do SLB" sim, esse golo dava o título ao SLB. Vencemos a CUF por 7-1 e tivemos 3 penaltys a favor, o que deu origem ao prolongamento da lenda. Quanto aos penaltys, o que vos posso dizer (na altura ainda nem sequer tinha nascido) é com base nos jornais da época, e dizem que dois deles foram bem marcados e um não. Perto do fim com o resulto já em 7-1 e o jogo de Torres Vedras já finalizado com 3-0 para o FCP há um penalty clraríssimo a favor do SLB que não foi marcado pelo Calabote, segundo as declarações do técnico da CUF "o árbitro exagerou nos penaltys, principalmente no 2º (o tal que não era) e agora no fim não marcou um autêntico penalty (falta sobre cavém), marcar este seria mais razoável. Se o árbitro quisesse dar o título ao SLB não acham que marcaria um penalty claríssimo??? ou só se podiam marcar 3 penaltys na altura???

Já deduziram nas linhas acima que o campeão na época da lenda-Calabote foi o....FCP!!!!! Portanto, o caso que todos os anti-Benfica nos lembram (uns viveram na época e sabem o que se passou, outros acrescentam pontos ao conto) de ter sido o maior beneficio da história do SLB, o campeão foi o FCP, no mínimo é curioso......

Inocêncio Calabote foi irradiado da arbitragem na época seguinte não por ter assinalado os 3 penaltys a favor do SLB, mas por ter mentido no relatório ao dizer que o jogo tinha começado a horas e tinha tido 2 minutos de compensação. Calheiros, Paixões e Duartes todos eles relacionados com o FCP, viagens cosmos, fruta e quinhentinhos, respectivamente, não tiveram tratamento semelhante mesmo existindo provas contra eles e o clube que os corrompeu.
Por último umas notas curiosas da época 58/59:
  1. Chino, influente extremo direito do SLB foi castigado com 5 jogos de castigo, na fase decisiva da competição, que quando estavam 4 cumpridos foram reduzidos para 1!!!!!!!
  2. A 3 jornadas do fim, o FCP que estava com grande atraso na diferença de golos em relação ao SLB, recebeu o Belenenses, uma das melhores equipas da altura e goleou por estranhos 7-0.
  3. Na penúltima jornada o Sporting-Benfica (2-1) foi repleto de incidentes, com o Glorioso a acabar com nove jogadores, um por expulsão e outro por lesão (não existiam substituições), lesão essa que teve origem (ao que consta) numa batalha campal em que o jogador do SLB foi deixado KO!!!!!


Espero que tenham gostado deste esclarecimento histórico, e sempre que vos venham com o Calabote já se podem defender melhor. Podemos dizer, que na altura em que tínhamos um árbitro a nosso favor (é o que os anti-SLB dizem) esse árbitro não marcou um penalty claríssimo que daria o campeonato ao SLB (se não fosse a nosso favor o que teria feito) e o campeão foi o FCP com um golo a 20 segundos do fim e com arbitragem muito contestado pelo Torreense (desceu de divisão) do árbitro Francisco Guiomar. Deveríamos começar uma lenda com este árbitro, mas não precisamos de lendas pois temos as escutas no YouTube.

PS- Na execução deste artigo e de outros anteriores foram usados como referência os jornais desportivos da época , ABola, Mundo Desportivo e o Record.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Contratações de Inverno

Bom dia

Fechou ontem o mercado de transferências. Como era de esperar houve contratações de última hora dos 4 primeiros classificados. O líder Braga tem agora um plantel mais rico (apesar da saída do João Pereira) com as chegadas de Luís Aguiar (grande jogador), Olberdam (o substituto ideal para o Vandinho), Renteria que chegou emprestado pelo FCP outro candidato ao título!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e o Miguel Garcia, que veio para suprir a ausência do JPereira. Resumindo o Braga tem agora um plantel muito mais profundo e com mais garantias.

O FCP contratou apenas um jogador e para posição em que estavam mais necessitados, a de médio centro, outrora muito bem ocupada pelo Lucho. É uma grande contratação, apesar de não apreciar as qualidades humanas do Ruben Micael vai ser muito importante na manobra colectiva do TRETA campeão. Saiu o Sapunaru, o que vai ser uma grande perda para a secção de pugilismo do clube, apesar de contarem ainda com o Hulk e o Bruno Alves, que serão sempre garantia de bons combates.

O Sporting foi o que, na minha opinião, se reforçou melhor. Pedro Mendes é um centro campista de enorme qualidade que irá dar um enorme contributo ao equilíbrio da equipa (o Adrien ainda está verde), o Sinama é um avançado muito versátil que poderá fazer uma boa dupla com Liedson e por fim o "nosso" João Pereira, não escondo que sempre o admirei e é um dos melhores laterais a jogar no nosso campeonato.

Para o final deixei o meu Glorioso, porque as contratações que fizemos foram a pensar na próxima época. Éder Luís, Kardec e Airton não vieram para serem titulares no imediato o que me leva a dizer que o plantel foi bem programado no início da época. Ao chegarem nesta altura, sem a pressão de serem titulares, o trio de brasileiros pode adaptar-se mais facilmente ao nosso futebol, ao país e ao que é o nosso campeonato, e todos sabemos o que custa a muitos atletas sul americanos a adaptação (o Ramires é uma das poucas excepções). Resumindo, o SLB mudou a política de contratações em Janeiro, optando (a meu ver bem) por olhar para o futuro, não esquecendo a profundidade do plantel que tão importante irá ser nos meses vindouros. Com muita pena minha foram embora o Keirrison, Shaffer e Urreta, mas para os dois últimos espero que seja um até já.

É isto, com mais petróleo ou menos petróleo, acho que todos se reforçaram bem, uns para o imediato, e outros a pensar num futuro próximo.

sábado, 30 de janeiro de 2010

O Benfica, a Democracia e o Estado Novo (Continuação)

Boa tarde

Como prometido vou continuar a falar da relação do SLB com o Estado Novo. Começando pela utilização do Estádio da Luz pela Selecção Nacional. Como sabem, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica (mais conhecido por Luz) foi inaugurado a 1 de Dezembro de 1954 e só 17 anos depois, em 1971 (3 anos depois da morte de Salazar) é que a selecção nacional realizou um jogo no nosso antigo estádio. Mais, naquela época, décadas de 60 e 70, a maioria de jogadores na selecção pertenciam ao SLB!!! Era esta a "Forte Influência" que o Glorioso tinha durante o Estado Novo. Para mera informação, nesses anos o antigo estádio das Antas teve 8 jogos, o de Alvalade 4 e o do Restelo 1.

As datas das inaugurações dos estádios dos 3 grandes também são muito curiosas. O antigo estádio das Antas foi inaugurado a 28 de Maio de 1952, que é só o dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo!!! O antigo campo do Sporting (que o SLB viria a arrendar depois de ter sido expropriado do campo das Amoreiras) ficava no topo do Campo Grande e era conhecido como campo 28 de Maio...Quando o SLB o arrendou chamou-o apenas de campo do Campo Grande e fez a sua inauguração a 5 de Outubro, dia da implantação da República, data muito pouco do agrado do regime.

Por hoje já chega, mas as Verdades Deturpadas da História do Benfica irão continuar a ser reveladas neste espaço, com o tema "caso Inocêncio Calabote".

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Benfica, a Democracia e o Estado Novo

Bom Dia

Decidi publicar no meu blog excertos de um artigo que li há uns tempos atrás sobre as Verdades Deturpadas da História do Benfica.

Vou começar por falar na relação entre o SLB e o Estado Novo, a que tantas vezes os nossos adversários portistas se referem. O Benfica foi o clube que menos ligações teve com a ditadura e que mais dores de cabeça causou a Salazar. Nos últimos anos do Salazarismo, fruto das vitórias europeias e do GRANDE Eusébio pertencer ao Glorioso, deu muito jeito ao regime, principalmente na política ultramarina. O Benfica nunca se serviu do regime, tendo sido aproveitado e depois por ele prejudicado ao longo dos anos.

Num pais onde vigorava a ditadura e onde as eleições não eram livres, no Benfica as eleições para a escolha dos seus dirigentes eram muito concorridas e Democráticas. Antes de haver democracia no pais já existia liberdade no SLB.

Enquanto o Sporting nasceu rico e nunca teve problemas com os seus campos de jogos, doados pelos seus fundadores aristrocatas e o FCP foi bastante ajudado na construção dos seus estádios o Benfica passou por inúmeras dificuldades, saltando de campo para campo na cidade de Lisboa.Tivemos de deixar o campo de Benfica em 1923 para a construção de uma rua de acesso à antiga escola do magistério primário que só veio a ser uma realidade em........1992!!!!! Fomos expropriados do campo das amoreiras para a construção do viaduto de acesso à auto-estrada para o estádio nacional tendo então que arrendar o antigo campo do.... Sporting!!!! no Campo Grande. E só quase 50 anos depois da sua fundação conseguimos os terrenos da Luz onde foi construído o antigo estádio da Luz...

Há ainda mais exemplos que refutam as ligações do SLB com a ditadura. Nas celebrações do povo Português da vitória aliada sobre os Nazis, foram usadas bandeiras do Benfica em substituição das (proibidas) da União Soviética (comunista), mais, os jornais eram proibidos de se referir ao Benfica como "vermelhos" (por ser o que chamavam à resistência comunista) e passaram a chamar-nos "encarnados", designação que ainda hoje, infelizmente, perdura.

Bem por agora é tudo que o texto já vai longo. Amanhã (ou Domingo), não percam a 2ª parte de "Benfica, Democracia e Estado Novo" se quiserem saber quando o estádio da luz (antigo) foi utilizado pela 1ª vez pela Selecção Nacional, entre outras curiosidades.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Velhas Glórias

Ontem, como sabem, realizou-se o jogo contra a pobreza, evento internacional a que o SLB se candidatou para acolher este ano, e que foi (e muito bem) aproveitado para ajudar as vítimas do sismo no Haiti (se não tivesse acontecido a tragédia o jogo realizava-se à mesma, porque infelizmente a pobreza não precisa de catástrofes).

Quanto ao joga em si (do qual só vi a 2ªparte), foi muito rir e uma grande festa, como era de esperar. Deu para rever algumas velhas glorias do SLB e do futebol mundial. O Zidane continua com uma classe tremenda (mas é como ele diz, só a andar) e se calhar (ou de certeza) ainda teria lugar em bastantes clubes profissionais de primeira divisão. Gostei de rever o Stefan Schwart, e acho (serei o único??) que actualmente ainda é melhor que o Peixoto.

De resto, saudar a iniciativa, gostei do espectáculo e isto devia repetir-se ao longo do ano, dá para ajudar quem precisa, os adeptos podem conviver com supercraques (ex e actuais) e dá para desanuviar da competição a sério.

PS-Preferia que o campeonato tivesse parado por causa deste jogo, em vez de o ter feito para a taça da liga.

PS1- Magnusson, como te puseste...E Valdo, as duas assistências que fizeste nas antas em 90/91 estarão para sempre na minha memória, és GRANDE.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Ponto da situação

Bom dia

No ano passado escrevi um post sobre os potenciais vencedores das principais ligas europeias http://notallisfootball.blogspot.com/2009/11/ligas-europeias.html, vou agora, passadas as primeiras voltas fazer um ponto da situação.

Em França a minha aposta vai muito bem encaminhada, com o Girondins de Bordeux confortavelmente instalados no 1º lugar com 8 pontos de vantagem do segundo que é o surpreendente Montpellier. Para além dos superclasse Gourcuff e Chamakh, tem no seu lateral esquerdo Benoît Trémoulinas uma das revelações da prova, apesar de "já" ter 24 anos.

Na Alemanha, continua tudo muito junto, mas já são menos os candidatos. A minha aposta no Schalke 04 continua muito válida, com a equipa do fantástico Félix Magath a apenas um ponto do (surpreendente) líder Bayer Leverkusen. O Schalke 04 destaca mais (tal como o Bordeaux) pelo seu colectivo, mas destaco o centro campista Ivan Rakitic e o lateral direito Rafinha, como revelação o jovem central Benedikt Höwedes. Não esquecer o sempre contestado Louis van Gaal que já consegui por os jogadores a fazer o que ele pede e isso torna o Bayern München num rival muito a sério à conquista da Bundesliga. Penso que os jogadores do Bayern são bem conhecidos, mas queria destacar dois jogadores jovens lançados por van Gaal, Holger Badstuber e Thomas Müller, o primeiro é um defesa central de origem, mas pode-se adptar facilmente à esquerda ou a trinco, bate muito bem cantos e livres, e tem um excelente passe longo, o segundo é um médio ofensivo/avançado que pode jogar à esquerda, no meio, ou ao centro, é muito tecnicista e virtuoso (nem parece alemão) e não me estranharia que fosse titular da Alemanha no mundial!!!!!

Em Itália, a minha aposta (e de quase todo o mundo) no Inter de Mourinho continua no bom caminho, apesar de agora ter um concorrente de peso, o AC Milan. Depois de um começo muito mau, Leonardo pôs finalmente o Milan a jogar a bola (e que futebol), a bola sempre junto ao chão, ao estilo do Barcelona de Guardiola. Tem um Ronaldinho renascido e está a apenas 6 pontos (com um jogo a menos) do Inter. Mas, mesmo assim, continuo a achar que o Inter irá acabar por vencer.

Na Inglaterra, a Premier está muito interessante, o Arsenal, sem um dos seus melhores jogadores (Robin van Persie) chegou-se à frente e está na luta com o Chelsea (desfalcado pela CAN) e o Man Utd. De referir que o meu candidato continua forte, apesar de ter perdido o CR9 e Tevez, e se o campeonato continuar igualado a sabedoria do GRANDE Alex Ferguson irá prevalecer no final.

Em Espanha, não se confirmou a demissão do Pellegrini e a contratação do Scolari, o que torna a minha aposta mais difícil de prosperar. No entanto continuo a dizer que irá ser disputado até ao fim, e se o CR9 e o Káká chegarem a conectar o título ainda pode ser possível.

Foi tudo por hoje planets, um bom fim de semana. Entretenham-se com a taça da liga, se gostarem, pois eu cada vez mais não gosto desse troféu.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Blogs, comentadores e afins...

Bom dia

Nos últimos dias andei pela blogoesfera à procura de blogs sobre futebol. Encontrei muitos de carácter benfiquista, alguns sportinguistas e muito poucos de portistas, também encontrei muitos de equipas brasileiras e das divisões inferiores de Portugal.

Num dos poucos blogs portistas que descobri (que é mais anti-benfiquista), encontro uma frase do tipo, "um país de benfiquistas onde quase todos os comentadores, blogs e afins são protectores do SLB, estou eu a lutar contra esse centralismo", muito bem, era aqui que eu queria chegar. Se em proporção sempre existiriam mais blogs de benfiquistas do que de portistas, é realmente estranho haver tão poucos protectores do clube da fruta, mas para mim isso tem uma explicação. Eles não precisam de defender o seu clube, pois concordam com TUDO o que o presidente dele diz e faz, ao contrário de nós benfiquistas que discordamos em muitas matérias, até na mão do Falcao vejam só (para mim não é mão, mas para muitos consócios meus é...).

Mesmo este blog que visitei recentemente, quando fala de futebol é para falar mal do SLB dizendo que é o clube do governo, centralista, Salazarista, que tem na imprensa (ABola ou Pravda...) o seu protector oficial, essas coisas todas que o presidente deles diz (daqui a pouco também escreve que só quer ver Lisboa a arder).

Portanto, para quê existir um blog que quando fala de futebol diz as mesmas coisas que o seu presidente, apenas com umas palavras mais caras (parece o Rui Santos)?? Se calhar é por isso que outros portistas não escrevem na blogoesfera, iriam transcrever o que diz o seu idolatrado presidente.

Por falar em transcrições lembrei-me das escutas telefónicas, isto para lembrar a esse e mais portistas que o presidente e o clube deles só não foi condenado nos tribunais civis porque a escutas foram consideradas inválidas (nunca o presidente portista as veio desmentir, apenas disse que eram ilegais), e não me estranha que essas mesmas pessoas (portistas) estejam indignadas porque as escutas ao Sócrates não são admitidas a tribunal e foram (ou vão ser) destruídas.

É preciso ter muita lata, para ficar indignado (sendo portista) com as escutas destruídas, e mais lata ainda por achar sempre que o SLB é ajudado (ainda não vi onde nem como), do mesmo modo que acham que nos anos 90 o seu clube mereceu todos os títulos que ganhou, porque dizem eles "jogamos muito à bola e não precisamos dos árbitros". Na época do Mourinho, concordo, não precisavam dos árbitros, mas já era tão habitual o esquema de ajudas que, não fosse o diabo tece-las, eles garantiam ao árbitro as tão afamadas frutas, chocolatinhos, aconselhamentos matrimoniais, envelopes de quinhentinhos, viagens cosmos, promoções a árbitro internacional, etc, em troca de umas ajudas em campo para o perpétuo campeão nacional se preparar melhor para a meia final da Champions League.

PS- Gostaria de encontrar um blog portista que não escrevesse aquilo que o presidente deles diz, mas vai ser tarefa impossível, o Ditador manda e o Povo obedece, ou como se viu nas escutas transcritas "manda quem pode e obedece quem tem juízo".

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jornada 16

Olá Bom Dia

Ficou ontem à noite concluída a jornada 16, a primeira da 2ª volta, um Marítimo-Benfica no estádio dos Barreiros no Funchal. Jogo à priori muito difícil para o Glorioso, mas que se tornou fácil ao longo do tempo, por várias razões, uma delas e a principal, é Javier Saviola, está em excelente forma, tudo o que toca transforma em golos, leva 7 jogos consecutivos a marcar!!! e aqui tenho de fazer um parêntesis, ao inicio não gostei do Saviola, cheguei a publicar um post em que dizia que não entendia o porque de não jogar o Nuno Gomes no seu lugar, reconheço agora que estava enganado, Saviola é realmente um reforço e está a decidir muitos jogos a nosso favor. Desejo vir aqui escrever o mesmo sobre o Di Maria (continuo a não gostar dele) seria muito bom sinal.

Outro factor para o excelente resultado do SLB num campo difícil foi o árbitro, não é que se tenha enganado na 1ª expulsão, apenas não concordo com este tipo de expulsões, e passo a explicar. A lei diz que o árbitro pode actuar disciplinarmente se um jogador lhe faltar ao respeito, em forma de palavras, gestos, etc, em comparação é o mesmo que chegarmos ao pé de um Polícia e o insultarmos, ele pode levar-nos preso por desrespeito à autoridade, no caso do árbitro ele pode mostrar o cartão amarelo (o Di Maria viu o dele assim) ou o vermelho (caso do Olberdam), portanto a lei está do lado do árbitro, mas eu não concordo, porque os insultos por muito graves que sejam não aleijam ninguém, só quem for fraco do psicológico (que deve ser o caso do árbitro) e nesse mesmo jogo houve vários lances de entradas duras para cartão vermelho de jogadores do Marítimo a jogadores do SLB (Di Maria e Éder Luís), essas sim, põem em risco a integridade física dos jogadores, em que o árbitro num dos casos não mostra nenhum cartão e no outro dá apenas amarelo...Quanto ao facto de o Di Maria entrar com o jogo a decorrer, não faço ideia se a lei está do lado do árbitro, o que sei é que o resultado já estava 2-0 e que um jogador do Marítimo tem tudo para cortar o lance mas não o faz, e depois defende como se fosse o guarda-redes (num jogador amador isso não se admite, quanto mais num profissional), e portanto não teve influência nos 3 pontos, apenas na goleada, mas concordo que a entrada do jogador não deveria ser permitida, principalmente se a bola estiver no sítio onde ele vai entrar.

Resumindo, não gostei do jogo, gostei da vitória que penso que iríamos consegui-la na mesma contra 11 (lembro que sempre que o Glorioso esteve em vantagem nunca deixou escapar os 3 pontos), e não gostei mesmo nada da actuação do árbitro (gostava que um dia um portista conseguisse fazer a mesma análise num jogo com estas características).

No resto da jornada, o Braga continua imparável na frente, teve a seu favor um penalti inexistente, mas pelo que vi ganhou bem. O Sporting está em crescendo, voltou Liedson e resolveu e conta com um Miguel Veloso esplendoroso. Já o clube das viagens cosmos, empatou em casa com o Paços de Ferreira, queixando-se uma vez mais da actuação do árbitro (concordo que são fraquinhos), mas mais uma vez só vê para o lado que mais lhe interessa (e nós é que somos facciosos), pois se o fora de jogo ao Falcao é muito mal tirado, também não existe mão do Oseias no lance da expulsão, e relembro que na 1ª volta em Paços de Ferreira (o jogo terminou 1-1) foi anulado um golo limpo ao Paços muito perto do fim, este sim 2 ou 3 metros atrás da linha de fora de jogo, que daria, certamente a vitória ao Paços!!!

PS- Mais uma vez fica-lhe muito mal ao clube que se deu como culpado num processo de corrupção desportiva (perda de 6 pontos, da qual não recorreu!!!), andar a queixar-se dos árbitros, principalmente em jogos nos quais o árbitro comete erros para os dois lados.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rotações

Olá vivam

Pessoalmente não entendo o porque de os treinadores das equipas que lutam por títulos de campeonatos não rodarem a equipa nos jogos da taça. Vejamos o caso que mais me interessa, o do meu Glorioso claro. Ontem tivemos um jogo de uma taça qualquer (só gosto da taça de Portugal e é mais pela festa do que por o que vale) e o JJ parece ter aversão a rotações. Para mim o interesse do jogo seria ver os jogadores menos usados em acção, falo de Miguel Victor Shaffer, Felipe Menezes e o próprio Keirrison (se é que ainda faz parte do plantel) e algum júnior no lugar do Ramires.

Ainda ontem o Liverpool perdeu em cada com o Reading para a taça de Inglaterra com a melhor equipa que tinha e... perdeu. Até se entende o porquê de colocar a melhor equipa pois os de Anfield já não têm opções na Premier e estão fora da Champions (resta-lhes a liga Europa), quer dizer se tem rodado a equipa talvez tivesse ganho, e se não, bem pior não fariam, só se fossem goleados. Mas o caso do SLB é recorrente, já este ano jogámos com a melhor equipa para a taça de Portugal (só trocamos o GR) e..perdemos!!!

Em jeito de conclusão, a rotação de plantel traz várias vantagens, dá descanso aos jogadores mais usados, permite a observação em jogos oficiais de outros jogadores e melhorar os seus índices físicos e tem como principal desvantagem o pouco entrosamento da equipa, e quê? o que poderia acontecer? Sermos eliminados à mesma da Taça de Portugal? Não ganhar ao vitória como ontem???

PS- Nisto tenho que dar mérito ao Jesualdo, roda a equipa menos utilizada e ainda lança uns juniores, apesar de continuar a achar que é muito fraco como treinador (só é campeão porque está no porto) e aí até o Yeti seria...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Jornada 15

Bom dia caros leitores

A jornada 15 do campeonato não gerou surpresas entre os 4 (actuais) primeiros classificados, muito por culpa do Ronny que deu dois pontos a um dos candidatos. De qualquer forma a única equipa que ganhou com desafogo no resultado foi o Braga, que está a jogar muito bom futebol e a aguentar-se mais do que se esperava. Os chamados 3 grandes ganharam pela mínima, tendo o meu Glorioso ido vencer fora, num terreno muito difícil com golo do inevitável Saviola. O Sporting ganhou como um golo de Tonel (é um perigo nas bolas paradas), o clube das queixas diárias (tendo ou não razão deviam ser os últimos a falar), até parece que não viram a forma como o gruda-redes do Leiria foi expulso????? Isto faz-me lembrar uma música cantada por adeptos do porto (o best of é o SLB, SLB), em que choram todos, aqui vai uma adaptação: "É só choradeira, chora o pintinho, chora o alheiras, chora o Reinaldo, é só choradeira..." ou ainda outro, "chamem a polícia, chamem a polícia". Espero sinceramente que assim continuem até ao final da época pois seria muito bom sinal.

De resto, espero que o País não se deixe influenciar pelas declarações do presidente dos quinhentinhos e não leve o FCP ao colo como foi costume na década de 90 (principalmente mas não só).

PS- A paz no futebol português só será possível quando o Pinto da Costa estiver debaixo de terra, até lá resta-nos tentar ignorar o que o caduco diz e esperar que a paz chegue o mais rápido possível aos nossos campos. Existem várias formas de defender o nosso clube, penso que ele não usa as mais adequadas, com climas constantes de guerrilha alimentados pela imprensa corrupta.